Pular para o conteúdo principal

Livro Mestre Dedé – O andarilho da ilusão (2017), de Ildegardo Rosa

Mestre Dedé – O andarilho da ilusão
(Mondrongo, 2017)
Ildegardo Rosa

Sessenta anos atrás, o poeta sagra: “Eu queria ser vento e me fizeram pedra”. É o emblema da sua trajetória, a busca por ser um vento “liberto, alegre, que a todos conhece”, que “não tem preconceito” e “bisbilhota, canta, geme, chora e ri com os povos do mundo”, pois “traduz liberdade”, a escapar pelas frestas dos enquadramentos da matéria, que o forjam a ser “pedra grande, pesada, sem ânimo”, a virar concreto e monumento, “sendo escalada, mas sempre parada”. Um libertário a contestar os limites, um contestador a projetar soluções para superar o óbvio, um solucionador inspirado pela plena liberdade, para além da tirania das formas. Ildegardo Rosa, o Mestre Dedé.

Materializado em 22 de outubro de 1931, último dia de Libra, na cidade de Campos (atual Tobias Barreto), em Sergipe, fronteira com o nordeste da Bahia, quinto filho da forte Josepha com o inventor Joaquim, neto do coronel José Rosa — que dizem que inventou o sobrenome Rosa por gosto, e tragicamente morreu no naufrágio do Iate Itacaré (1939), em Ilhéus, junto com as economias da família (iria comprar fazendas de cacau) —, formou-se em Direito e Filosofia, teve diversos trabalhos, de açougueiro a ilustrado mestre cooperativista, Petrobras, Furnas e Uneb, foi menino que amava andar nu como índio, pai de duas filhas e um filho, avô de dois casais de netos, galante sedutor dançarino, honrado marido da musicista baiana Martha Anísia, 50 anos de amor e cumplicidade. Bem que tentaram, mas a pedra “chutada, pisada, cuspida, rolando... rolando... no sem fim das estradas” não foi capaz de conter o vento “forte, doido, tufão violento, revolucionário”, a soprar e gargalhar.

Mestre Dedé — O andarilho da ilusão” é uma antologia com 130 poemas de Ildegardo Rosa, abrangendo diversas fases da sua lavra: versos de amor, sociais, memorialistas e de expurgo das dores, com destaque para os seus poemas filosóficos e espirituais — as lições do Mestre Dedé, que morreu em 2011, aos 80 anos, no dia de Santa Luzia. “Eu sei (ou quase sei) que estou lá ou aqui — pouco importa”. Afinal, o mundo é uma ilusão.

Emmanuel Rosa*
Escritor e filho

*Mirdad assinou a orelha com o sobrenome Rosa para homenagear o pai


Texto de Ildegardo Rosa na abertura do livro. Ele o escreveu quando era vivo, mas o livro acabou só sendo publicado quase dez anos depois.


Leitura e download do livro aqui

--------

Os 25 melhores poemas





















Comparação é o mais antigo do livro. Ildegardo o escreveu com apenas 20 anos.





A ironia deste poema é que, depois de cremado, as cinzas de Ildegardo foram jogadas na Baía de Todos os Santos, ou seja, foi morar no palácio encantado, lá no fundo do mar, junto a Janaína.




Presentes no livro Mestre Dedé – O andarilho da ilusão (Mondrongo, 2017), de Ildegardo Rosa, páginas 13, 14, 15, 17, 19, 38-39, 21, 29, 72, 20, 18, 22, 23, 40, 56, 52, 62, 86, 122, 140, 26, 92, 45, 91 e 69, respectivamente.



--------

Posfácio do livro por Martha Anísia, esposa de Ildegardo



O lançamento do livro póstumo aconteceu no dia 18 de maio de 2017, na Confraria do França, Rio Vermelho, Salvador-BA. Fotos do evento aqui

O livro custa R$ 30,00 (+frete). Pedidos: marthanisia@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seleta: Ramones

A “ Seleta: Ramones ” destaca as 154 músicas (algumas dobradas em versões ao vivo) que mais gosto da banda nova-iorquina, presentes em 19 álbuns da sua discografia (os prediletos são “ Ramones ”, “ Loco Live ”, “ Mondo Bizarro ”, “ Road to Ruin ” e “ Rocket to Russia ”). Ouça no Spotify aqui [não tem todas as músicas] Ouça no YouTube aqui Os 19 álbuns participantes desta Seleta 01) The KKK Took My Baby Away [Pleasant Dreams, 1981] 02) Needles and Pins [Road to Ruin, 1978] 03) Poison Heart [Mondo Bizarro, 1992] 04) Pet Sematary [Brain Drain, 1989] 05) Strength to Endure [Mondo Bizarro, 1992] 06) I Wanna be Sedated [Road to Ruin, 1978] 07) It's Gonna Be Alright [Mondo Bizarro, 1992] 08) I Believe in Miracles [Brain Drain, 1989] 09) Out of Time [Acid Eaters, 1993] 10) Questioningly [Road to Ruin, 1978] 11) Blitzkrieg Bop [Ramones, 1976] 12) Rockaway Beach [Rocket to Russia, 1977] 13) Judy is a Punk [Ramones, 1976] 14) Let's Dance [Ramones, 1976] 15) Surfin' Bi...

Flikids 2024

A Flikids é uma festa dedicada ao universo da criança, que surge para valorizar e destacar a literatura infantil, produzida por adultos e autores mirins, bem como outros artistas que trabalham a interseção das artes com a literatura, para promover espetáculos infantis e oficinas que estimulem a formação de novos leitores e o hábito da leitura como lazer e afinidade entre os membros da família. Nos eventos literários pelo país, geralmente a programação para crianças é apresentada como uma das partes dos eventos, alternativa. Já a Flikids é exclusiva para esse público: destaca a produção da literatura infantil nos seus vários formatos e temas, como programação principal. A 1 ª edição da Flikids acontece em 19 e 20 de outubro na Caixa Cultural Salvador , patrocinada pela Caixa e Governo Federal , com a realização da Bahia Eventos e  Mirdad Cultura , coordenação geral de Emmanuel Mirdad e curadoria de Emília Nuñez e Ananda Luz . As curadoras comentam a programação  aqui ...

Fifi #06 [Brasil]

Siga: @frases_fifi Seleção e cards:  @emmanuelmirdad