Pular para o conteúdo principal

10 anos do blog de Emmanuel Mirdad (2009-2019)

O lampião e a peneira do mestiço (2009-2019): Jornalismo Cultural, Jornalismo, Obra, Produções e Vida pessoal

Em abril de 2019, comemoro os 10 anos do meu blog, um acervo de literatura, música e outras artes e assuntos, o lampião e a peneira desse mestiço fascinado pela cultura.

Hoje, o blog possui 1.465 postagens online, disponíveis para visualização gratuita, feitas de abril de 2009 a abril de 2019, em que foram divulgados os trabalhos de muitos artistas (livros, discos, eventos, shows, quadrinhos, etc.), e também o meu trabalho como escritor, compositor e produtor cultural.

Esse canal já foi chamado de Ël Mirdad — Farpas e Psicodelia e Blog do Ël Mirdad. Anunciei por duas vezes o seu fim, apaguei diversas postagens (quase todas foram poemas e textos reaproveitados nos meus livros) e remodelei o layout por três vezes (o atual bagunçou todas as postagens de 2016 para trás, o que, aos poucos, estou resolvendo).

O blog divulgou o trabalho literário de 125 autores (23 internacionais, 51 nacionais e 51 locais), o musical de 398 artistas/bandas (269 internacionais, 84 nacionais e 45 locais), e também audiovisual, artes visuais e fotografia, além de promover um podcast e listas dos melhores textos publicados na revista piauí, prestar homenagens e expor a minha vida profissional (produções e obra literária e musical) e íntima (influências, preferências e família).

Saiba mais sobre o conteúdo do blog a seguir.


Jornalismo cultural
Clique aqui

Em 687 postagens (46,89% do total), o blog divulgou o trabalho cultural de muitos artistas e atrações, internacionais, nacionais e locais, dividido em seis segmentos: 1) Literatura (382 posts | Seções Leituras e Dedicatórias); 2) Música (247 posts | Seções Música para Escrever, Seleta, Vamos Ouvir, Perambulando, Intervalo, entre outras); 3) Podcast (12 posts | Seção Podcast K7); 4) Audiovisual (19 posts | Seção Meu Oscar e filmes, séries e clipes); 5) Artes visuais (15 posts | Pinturas e quadrinhos); 6) Fotografia e outros (12 posts).

-----------


Jornalismo
Clique aqui

Em 20 postagens (1,37% do total), o blog divulgou as seleções dos melhores textos e quadrinhos publicados em mais de cem edições da revista piauí, entre 2006 e 2016, de mais de duzentos e cinquenta autores distintos, além dos melhores textos publicados em cinco edições do Jornal Rascunho em 2017.

-----------


Obra de Emmanuel Mirdad
Clique aqui

Em 547 postagens (37,34% do total), o blog divulgou os meus livros, discos e composições, publicando 60 contos, 200 poemas em português e 88 poemas traduzidos para o inglês, três crônicas, dois discos, nove EPs e 39 composições gravadas por quatro trabalhos distintos, promovendo links para download gratuito, audição e leitura de tudo isso, além de divulgar todo o material que saiu na imprensa sobre a minha obra, vídeos caseiros que gravei com o celular, tocando violão e cantando composições minhas, e contar a história da banda de rock psicodélico progressivo The Orange Poem e celebrar os 100 mil views do seu canal no YouTube e os 50 mil views do EP Ancient, com Mateus Aleluia.

-----------


Produções de Emmanuel Mirdad
Clique aqui

Em 91 postagens (6,21% do total), o blog divulgou: informações sobre as duas produtoras que tive antes da atual (e a entrevista na Muito e a matéria na Veja); todas as produções que realizei, sozinho ou em parceria, de 1999 a 2014; os vídeos resumos de todas as edições da Flica, além de várias informações sobre a mais charmosa festa literária do Brasil (a programação, curadoria, lançamentos, cobertura, etc.); outros produtos como a FliCaixa e o projeto da Flisca (e a entrevista no jornal Notícias do Dia, de Santa Catarina); e uma longa entrevista a alunas da Facom, em 2014, celebrando os meus 15 anos de produção cultural (esse ano, serão 20 anos).

-----------


Vida pessoal de Emmanuel Mirdad
Clique aqui

Em 119 postagens (8,12% do total), o blog prestou homenagens a amigos e personalidades mortas, como os mestres Hélio Pólvora e André Setaro, Dominguinhos e B.B. King; celebrou efemérides, como os 100 anos de Smetak e Dorival Caymmi; publicou poemas do meu pai Ildegardo Rosa (1931-2011) e a seção Revisando (o que de melhor me aconteceu no ano, destacando os melhores livros lidos, filmes, séries vistos, etc.); marcou datas importantes para mim, como os 10 anos da Flica na pauta de projetos, o resumo dos meus anos 20 (de 2000 a 2010) e o que eu fiz nas 12 datas idênticas dia-mês-ano (01/01/01, 02/02/02...) e nas 11 datas sequenciais 2003-2013 (01/02/03, 02/03/04...) deste século; publicou as seções Canções de Minha Vida e Os 10 posts mais acessados do blog; e algumas das minhas listas e seleções, como a antologia Um desprezo absoluto às vaidades estúpidas do mundo, com os 80 melhores contos do mestre Anton Tchekhov.

-----------

Estatísticas



Os 10 posts mais acessados em 10 anos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seleta: R.E.M.

Foto: Chris Bilheimer A “ Seleta: R.E.M. ” destaca as 110 músicas que mais gosto da banda norte-americana presentes em 15 álbuns da sua discografia (os prediletos são “ Out of Time ”, “ Reveal ”, “ Automatic for the People ”, “ Up ” e “ Monster ”). Ouça no Spotify aqui Ouça no YouTube aqui Os 15 álbuns participantes desta Seleta 01) Losing My Religion [Out of Time, 1991] 02) I'll Take the Rain [Reveal, 2001] 03) Daysleeper [Up, 1998] 04) Imitation of Life [Reveal, 2001] 05) Half a World Away [Out of Time, 1991] 06) Everybody Hurts [Automatic for the People, 1992] 07) Country Feedback [Out of Time, 1991] 08) Strange Currencies [Monster, 1994] 09) All the Way to Reno (You're Gonna Be a Star) [Reveal, 2001] 10) Bittersweet Me [New Adventures in Hi-Fi, 1996] 11) Texarkana [Out of Time, 1991] 12) The One I Love [Document, 1987] 13) So. Central Rain (I'm Sorry) [Reckoning, 1984] 14) Swan Swan H [Lifes Rich Pageant, 1986] 15) Drive [Automatic for the People, 1992]...

Dez passagens de Clarice Lispector no livro Laços de família

Clarice Lispector (foto daqui ) “A mãe dele estava nesse instante enrolando os cabelos em frente ao espelho do banheiro, e lembrou-se do que uma cozinheira lhe contara do tempo do orfanato. Não tendo boneca com que brincar, e a maternidade já pulsando terrível no coração das órfãs, as meninas sabidas haviam escondido da freira a morte de uma das garotas. Guardaram o cadáver no armário até a freira sair, e brincaram com a menina morta, deram-lhe banhos e comidinhas, puseram-na de castigo somente para depois poder beijá-la, consolando-a. Disso a mãe se lembrou no banheiro, e abaixou mãos pensas, cheias de grampos. E considerou a cruel necessidade de amar. Considerou a malignidade de nosso desejo de ser feliz. Considerou a ferocidade com que queremos brincar. E o número de vezes em que mataremos por amor. Então olhou para o filho esperto como se olhasse para um perigoso estranho. E teve horror da própria alma que, mais que seu corpo, havia engendrado aquele ser apto à vida e à felici...

Dez passagens de Jorge Amado no romance Capitães da Areia

Jorge Amado “[Sem-Pernas] queria alegria, uma mão que o acarinhasse, alguém que com muito amor o fizesse esquecer o defeito físico e os muitos anos (talvez tivessem sido apenas meses ou semanas, mas para ele seriam sempre longos anos) que vivera sozinho nas ruas da cidade, hostilizado pelos homens que passavam, empurrado pelos guardas, surrado pelos moleques maiores. Nunca tivera família. Vivera na casa de um padeiro a quem chamava ‘meu padrinho’ e que o surrava. Fugiu logo que pôde compreender que a fuga o libertaria. Sofreu fome, um dia levaram-no preso. Ele quer um carinho, u’a mão que passe sobre os seus olhos e faça com que ele possa se esquecer daquela noite na cadeia, quando os soldados bêbados o fizeram correr com sua perna coxa em volta de uma saleta. Em cada canto estava um com uma borracha comprida. As marcas que ficaram nas suas costas desapareceram. Mas de dentro dele nunca desapareceu a dor daquela hora. Corria na saleta como um animal perseguido por outros mais fortes. A...