Pular para o conteúdo principal

10 anos do blog — Produções de Emmanuel Mirdad


Em 91 postagens (6,21% do total), o blog divulgou: informações sobre as duas produtoras que tive antes da atual (e a entrevista na Muito e a matéria na Veja); todas as produções que realizei, sozinho ou em parceria, de 1999 a 2014; os vídeos resumos de todas as edições da Flica, além de várias informações sobre a mais charmosa festa literária do Brasil (a programação, curadoria, lançamentos, cobertura, etc.); outros produtos como a FliCaixa e o projeto da Flisca (e a entrevista no jornal Notícias do Dia, de Santa Catarina); e uma longa entrevista a alunas da Facom, em 2014, celebrando os meus 15 anos de produção cultural (esse ano, serão 20 anos).


Produtoras

Desde 2013 que a minha produtora é a Cali, em sociedade com Marcus Ferreira e Aurélio Schommer (todos criadores e realizadores da Flica, a Festa Literária Internacional de Cachoeira). Porém, a Cali não apareceu no blog, apenas indiretamente. Já as minhas duas empresas anteriores, sim.

Marcas das produtoras Cali (2013 até hoje), Putzgrillo Cultura (2008-2012) e Mirdad — Gestão em Cultura (2013-2014)

Da Putzgrillo Cultura, em sociedade com Marcus Ferreira, o blog publicou uma entrevista que saiu na Revista Muito (leia aqui), o release sobre a empresa (leia aqui), o anúncio de minha saída da empresa em 2013, o portfólio de trabalhos que fiz com ela, de 2008 a 2012 (veja aqui), e o último trabalho que realizei com a Putzgrillo Cultura em 2013.

O blog divulgou as produtoras

Da Mirdad — Gestão em Cultura, em sociedade com Edmilia Barros, o blog divulgou a marca e um release da empresa (leia aqui), apresentou a sócia, destacou os seus projetos citados na revista Veja (leia aqui) e a primeira (e única) entrevista dos sócios da Mirdad — Gestão em Cultura (leia aqui), e anunciou o seu encerramento.

-----------


Produções

Criei a seção Produções de Emmanuel Mirdad para compilar as produções que realizei, com a seguinte descrição: “O produtor cultural Emmanuel Mirdad começou a sua carreira em setembro de 1999, produzindo a gravação do primeiro álbum com suas composições. Depois, produziu a banda The Orange Poem, gravações e shows de lançamento de CDs de outros artistas, duas edições do Prêmio Bahia de Todos os Rocks, festivais, eventos e o seu projeto mais importante, a Flica”.


“Atuou brevemente como agente de shows e produtor executivo, e partiu para o empreendedorismo, sendo sócio e diretor de três empresas: Putzgrillo Cultura (2008), Mirdad — Gestão em Cultura (2013) e Cali (2013) — sua atual empresa. É especializado na concepção e elaboração de projetos culturais, formatação e captação via leis de incentivo, editais e mercado, experiência e know-how de tramitação junto aos órgãos públicos, contratação e coordenação de serviços e fornecedores, atrações e equipe profissional para a realização de todas as etapas dos projetos em execução”.

Hoje, a Produções de Emmanuel Mirdad está desatualizada, e compreende apenas o período de 1999 a 2014, com 11 posts. Acesse aqui

Produções divulgadas no blog, de 1999 a 2014

Em 2014, celebrei 15 anos de produção cultural. O blog publicou um post em comemoração, com uma entrevista que dei a alunas do curso da Facom (leia aqui), e a síntese de então: “Maior feito? A Flica. Maior satisfação? Ter gravado a experiência ancestrodélica com o mestre Mateus Aleluia na The Orange Poem. Maior prazer? Registrar minhas composições. Próximos passos? Vários (...) Agradecimento? Aos patrocinadores, parceiros, apoiadores, artistas e principalmente ao produtor Marcus Ferreira, sócio por quatro anos na Putzgrillo Cultura (2008-2012) e atual sócio na Cali, por ter topado todas as doideiras que fizemos juntos pela cultura na Bahia — e que continuamos fazendo juntos na Flica”.

-----------


Produtos

A Flica foi o único produto que vingou. Dá um orgulho danado de ser um dos idealizadores e realizadores da primeira festa literária da Bahia. Entre 2011 e 2019, o blog publicou 52 posts sobre o evento, divulgando os vídeos resumos das edições (2018 || 2017 || 2016 || 2015 || 2014 || 2013 || 2011), a programação, os curadores, os lançamentos, a cobertura fotográfica, resenhas, os vídeos das mesas literárias na íntegra, os livros mais vendidos, a minha participação na abertura, anúncios (sobre o cancelamento de mesas na Flica 2013, a estreia em 2011 e mudanças no comando da Flica, entre outros) e celebrações (ex.: comemorando a 3ª edição) — mas não de todas as edições e de maneira mais esparsa e sem compromisso.

O blog divulgou também as minhas falas no BATV sobre a Flica 2017 (veja aqui), no programa Aprovado sobre a Flica 2016 (veja aqui) e no Jornal da Manhã e Aprovado sobre a Flica 2014 (veja aqui), a cobertura midiática da Flica 2016 e da Flica 2015 — e do seu lançamento em Salvador (TV Bahia e Secom), três contribuições que fiz para a concepção e realização da Flica (leia aqui), todos os autores e mediadores que se apresentaram nas Mesas Literárias (a programação principal da festa) das edições de 2011 a 2016 da Flica (conheça aqui), e a leitura do poeta Ruy Espinheira Filho, então autor homenageado da Flica 2017, do seu poema A que partiu há pouco, durante a sua mesa na 7ª edição da festa (veja aqui).

Alguns posts sobre a Flica divulgados no blog

Total de postagens por ano: 2019 (3), 2018 (1), 2017 (7), 2016 (11), 2015 (8), 2014 (3), 2013 (14), 2012 (3) e 2011 (2).

Outros produtos também apareceram no blog: A 1ª edição da FliCaixa (Festa Literária da Caixa), e as suas etapas em Salvador, Fortaleza e Curitiba, em 2017; os projetos da Flisca e da Flican, a matéria sobre a Flisca no jornal Notícias do Dia (SC) (leia aqui) e a entrevista na coluna/blog Orelhada do mesmo jornal (leia aqui), todos em 2013, e a desistência em produzir esses projetos em 2014; e a divulgação do Festival Brainstorm em 2011, Prêmio Bahia de Todos os Rocks em 2010 — e o vídeo-resumo da 2ª e última edição do prêmio (veja aqui) e a exposição Eles Estão Entre Nós em 2009 — e um vídeo de celular passeando pela expo (veja aqui).

Encerrando as postagens da faceta Produções de Emmanuel Mirdad do blog, divulguei um dos poucos produtos que realizamos por encomenda: o VII Festival de Música Educadora FM, em 2009.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez poemas de Carlos Drummond de Andrade no livro A rosa do povo

Consolo na praia Carlos Drummond de Andrade Vamos, não chores... A infância está perdida. A mocidade está perdida. Mas a vida não se perdeu. O primeiro amor passou. O segundo amor passou. O terceiro amor passou. Mas o coração continua. Perdeste o melhor amigo. Não tentaste qualquer viagem. Não possuis casa, navio, terra. Mas tens um cão. Algumas palavras duras, em voz mansa, te golpearam. Nunca, nunca cicatrizam. Mas, e o humour ? A injustiça não se resolve. À sombra do mundo errado murmuraste um protesto tímido. Mas virão outros. Tudo somado, devias precipitar-te — de vez — nas águas. Estás nu na areia, no vento... Dorme, meu filho. -------- Desfile Carlos Drummond de Andrade O rosto no travesseiro, escuto o tempo fluindo no mais completo silêncio. Como remédio entornado em camisa de doente; como dedo na penugem de braço de namorada; como vento no cabelo, fluindo: fiquei mais moço. Já não tenho cicatriz. Vejo-me noutra cidade. Sem mar nem derivativo, o corpo era bem pequeno para tanta