A Flikids é uma festa dedicada ao universo da criança, que valoriza e destaca a literatura para todas as infâncias, bem como outros artistas que trabalham a interseção das artes com a literatura, para promover apresentações que estimulem a formação de novos leitores e o hábito da leitura como lazer e afinidade entre os membros da família.
Nos eventos literários pelo país, geralmente a programação para crianças é apresentada como uma das partes dos eventos, alternativa. Já a Flikids é exclusiva para esse público: destaca a produção da literatura para as infâncias nos seus vários formatos e temas, como programação principal.
A 2ª edição da Flikids acontece em 04 e 05 de outubro na Caixa Cultural Salvador, patrocinada pela Caixa e Governo Federal, com a realização da Bahia Eventos e Mirdad Cultura, coordenação geral de Emmanuel Mirdad e curadoria de Emília Nuñez e Ananda Luz.
A curadora Emília comenta a programação aqui
Sábado 04/10
14h – Kiusam de Oliveira lê “Mãos”
15h – Lulu Lima conversa sobre acessibilidade a partir de “O menino e o mar”
16h – Bárbara Falcón conta e toca os “Sonzinhos da Bahia”
17h – Rodrigo França conta a história do livro “O pequeno príncipe preto”
Domingo 05/10
14h – Bela Gil lança “Florisbela”
15h – Ana Fátima cultiva memória na oficina de sementes sobre o livro “No sítio do Vovô Dândi”
16h – Katiane Martins ginga e conta a história do livro “Cali, a menina que nasceu de uma cabaça”
17h – Grupo Corrupio realiza a apresentação do musical “Pedra, papel e tesoura”
O objetivo principal da Flikids é valorizar e destacar a literatura produzida para as crianças, que retrate o universo infantil, a ludicidade, as fábulas, as pequenas e grandes aventuras, o encontro da arte da palavra com a arte da ilustração, trazer essa produção literária para um lugar de destaque, e não apenas uma parte da programação de uma grande festa ou bienal.
Promover o encontro das pequenas leitoras, leitores mirins, mães, pais, avós & a família com as atrações da programação, propiciar a possibilidade de ganhar um autógrafo e uma selfie com os artistas, estimular a venda, consumo e valorização de livros infantis, entregar um evento criativo, interessante, bem-feito e esteticamente bonito, para alegria, entretenimento e conforto das crianças e suas famílias, e a satisfação do patrocinador por investir num evento que deixa um legado.
Comentários