Pular para o conteúdo principal

Produções de Emmanuel Mirdad: Ano 2015


Dediquei 2015 à literatura: uma editora baiana lançou um livro meu de contos, escrevi outro, foquei na produção do meu primeiro romance, li muitas obras e fui a muitos lançamentos. Assim como em 2014, priorizei a carreira artística, e também montei um novo trabalho musical (Orange Roots) e investi na gravação de um EP desse projeto, escrevi um roteiro de longa e tentei abrir uma produtora de audiovisual (Aláfia Filmes com Lorena Hertzriken), o que acabou não acontecendo (mais um fracasso nesse segmento).

Assim, não me organizei para planejar novos produtos ou prospectar outros negócios e parcerias fora do trabalho autoral, e só labutei na minha empresa Cali apenas para realizar a 5ª edição da Flica, com os sócios Marcus Ferreira e Aurélio Schommer e a produtora Icontent (que prospectou um novo evento para a sociedade: o lançamento da Flica 2015 na Caixa Cultural em Salvador — ajudei na criação e concepção desse produto).



Flica 2015

Flica é a 1ª festa literária da Bahia, que acontece sempre em outubro, promovendo o encontro de autores internacionais, nacionais e locais com o seu público, em mesas de debate temáticas e sessões de autógrafos na livraria oficial, além da programação infantil da Fliquinha, shows musicais e atividades culturais diversas.

Governo do Estado da Bahia apresentou a 5ª edição da Flica, de 14 a 18 de outubro, na cidade histórica de Cachoeira, Recôncavo Baiano, com realização da Cali e Icontent / Rede Bahia. Nas Mesas Literárias, com a curadoria solo de Aurélio Schommer, grandes atrações como Meg Cabot, Martha Medeiros, Sapphire, Paula Pimenta, Lívia Natália e o autor homenageado do ano, Antônio Torres.





Patrocinadores – Governo do Estado da Bahia (Patrocínio Apresenta) | Oi | Coelba | Fazcultura | Petrobras | Governo Federal

Apoiadores – Prefeitura Municipal de Cachoeira | Odebrecht | Caixa | Oi Futuro

Funções – Coordenador Geral e de Conteúdo | Logística | Produção | Criação do projeto | Sócio da marca

Info – Vídeo oficial – veja aqui | Programa Aprovado (TV Bahia) – veja aqui | Matéria no BATV (TV Bahia) – veja aqui e aqui

PS: As fotos oficiais acima são de Egi Santana e Daniele Rodrigues

-----


Lançamento da Flica 2015

A 5ª edição da Flica teve uma expansão: além do patrocínio “Apresenta” adquirido pelo Governo do Estado da Bahia pela primeira vez, a Caixa e o Governo Federal patrocinaram o evento de lançamento da Flica 2015, com realização da Cali e Icontent / Rede Bahia, na sede da Caixa Cultural em Salvador, com uma amostra do que é a 1ª festa literária da Bahia, que acontece na cidade histórica de Cachoeira.

Mesas Literárias, Fliquinha e shows musicais trouxeram o clima da Flica para Salvador, nos dias 18 e 19 de setembro, com alguns dos autores que se destacaram nas últimas edições da festa, como Laurentino Gomes, Cristovão Tezza, Fabrício Carpinejar e Ana Maria Gonçalves, entre outros.

Na abertura do lançamento da Flica 2015, a presença do Governador da Bahia, Rui Costa, entre outras autoridades, e do autor homenageado da 5ª edição, o baiano Antônio Torres.




Patrocinadores – Caixa | Governo Federal

Funções – Coordenador Geral e de Conteúdo | Criação do projeto | Sócio da marca

Info – Matéria no BATV (TV Bahia) – veja aqui | Programa Mosaico (TV Bahia) – veja aqui | Matéria da Secom/BA – veja aqui

PS1: Patrocinadores da Flica 2015 – Governo do Estado da Bahia (Patrocínio Apresenta) | Oi | Coelba | Fazcultura | Petrobras | Governo Federal

PS2: Apoiadores da Flica 2015 – Prefeitura Municipal de Cachoeira | Odebrecht | Caixa | Oi Futuro

PS3: As fotos oficiais acima são de Egi Santana, Daniele Rodrigues e Anna Bispo

-----


Gravação do EP Fluid — Orange Roots

A proposta é reggae psicodélico progressivo, com minhas canções em inglês, que não foram utilizadas na banda The Orange Poem (2001-2014). Formei o Orange Roots assim: eu, composições, direção e produção musical; o cantor e compositor baiano Jahgun, radicado em Los Angeles, como frontman e porta-voz; o fotógrafo e artista Max Fonseca na criação visual; e o empresário Rafael Costa na gestão. E a banda? Músicos contratados.

Para consolidar a sociedade, optei por investir na gravação de um EP para mostrar o som aos sócios (até então, apenas uma ideia na minha cabeça). Selecionei quatro canções minhas, “Flowers to the Sun”, “My Heart is an Actor”, “Warmth of an Iceberg” e “Someday I’ll Escape”, e banquei sozinho o processo. Contratei a gravação no estúdio de Átila Santtana, que dividiu a produção musical comigo, e tocou guitarras, teclas e violão no EP. Montamos a guiga com os amigos geniais Iuri Carvalho na bateria e Fabrício Mota no baixo, que criaram os seus arranjos, junto comigo e Átila.

Gravei violão em uma faixa, guitarra reverso em outra. O trombonista Matias Traut participou numa faixa. Eu e Átila deixamos as bases prontas, pré-mixadas. E Jahgun veio de LA, investindo seu tempo e passagens aéreas, para gravar a voz no estúdio Casa das Máquinas, de Tadeu Mascarenhas (que também gravou sanfona e teclas, além da mix e máster final).

O EP Fluid, que começou a pré-produção em abril, ficou pronto em novembro. E os sócios começaram a planejar o lançamento do Orange Roots em 2016.

Patrocinador – Meu bolso

Funções – Produtor musical | Produtor executivo | Compositor | Violonista e Guitarrista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dez passagens de Clarice Lispector no livro Laços de família

Clarice Lispector (foto daqui ) “A mãe dele estava nesse instante enrolando os cabelos em frente ao espelho do banheiro, e lembrou-se do que uma cozinheira lhe contara do tempo do orfanato. Não tendo boneca com que brincar, e a maternidade já pulsando terrível no coração das órfãs, as meninas sabidas haviam escondido da freira a morte de uma das garotas. Guardaram o cadáver no armário até a freira sair, e brincaram com a menina morta, deram-lhe banhos e comidinhas, puseram-na de castigo somente para depois poder beijá-la, consolando-a. Disso a mãe se lembrou no banheiro, e abaixou mãos pensas, cheias de grampos. E considerou a cruel necessidade de amar. Considerou a malignidade de nosso desejo de ser feliz. Considerou a ferocidade com que queremos brincar. E o número de vezes em que mataremos por amor. Então olhou para o filho esperto como se olhasse para um perigoso estranho. E teve horror da própria alma que, mais que seu corpo, havia engendrado aquele ser apto à vida e à felici...

Dez passagens de Jorge Amado no romance Capitães da Areia

Jorge Amado “[Sem-Pernas] queria alegria, uma mão que o acarinhasse, alguém que com muito amor o fizesse esquecer o defeito físico e os muitos anos (talvez tivessem sido apenas meses ou semanas, mas para ele seriam sempre longos anos) que vivera sozinho nas ruas da cidade, hostilizado pelos homens que passavam, empurrado pelos guardas, surrado pelos moleques maiores. Nunca tivera família. Vivera na casa de um padeiro a quem chamava ‘meu padrinho’ e que o surrava. Fugiu logo que pôde compreender que a fuga o libertaria. Sofreu fome, um dia levaram-no preso. Ele quer um carinho, u’a mão que passe sobre os seus olhos e faça com que ele possa se esquecer daquela noite na cadeia, quando os soldados bêbados o fizeram correr com sua perna coxa em volta de uma saleta. Em cada canto estava um com uma borracha comprida. As marcas que ficaram nas suas costas desapareceram. Mas de dentro dele nunca desapareceu a dor daquela hora. Corria na saleta como um animal perseguido por outros mais fortes. A...

Seleta: R.E.M.

Foto: Chris Bilheimer A “ Seleta: R.E.M. ” destaca as 110 músicas que mais gosto da banda norte-americana presentes em 15 álbuns da sua discografia (os prediletos são “ Out of Time ”, “ Reveal ”, “ Automatic for the People ”, “ Up ” e “ Monster ”). Ouça no Spotify aqui Ouça no YouTube aqui Os 15 álbuns participantes desta Seleta 01) Losing My Religion [Out of Time, 1991] 02) I'll Take the Rain [Reveal, 2001] 03) Daysleeper [Up, 1998] 04) Imitation of Life [Reveal, 2001] 05) Half a World Away [Out of Time, 1991] 06) Everybody Hurts [Automatic for the People, 1992] 07) Country Feedback [Out of Time, 1991] 08) Strange Currencies [Monster, 1994] 09) All the Way to Reno (You're Gonna Be a Star) [Reveal, 2001] 10) Bittersweet Me [New Adventures in Hi-Fi, 1996] 11) Texarkana [Out of Time, 1991] 12) The One I Love [Document, 1987] 13) So. Central Rain (I'm Sorry) [Reckoning, 1984] 14) Swan Swan H [Lifes Rich Pageant, 1986] 15) Drive [Automatic for the People, 1992]...