Pular para o conteúdo principal

Canções de Minha Vida: Since I’ve Been Loving You

Led Zeppelin (1973)

Comecei a ouvir rock em 1997. Até então, em casa, por conta de minha mãe professora de música, o que eu ouvia era essencialmente bossa nova e MPB, além de forró gonzaguiano nas épocas juninas e músicas antigas (meus pais foram jovens dos anos 50). De resto, muita pop music vinda das rádios Transamérica e Globo FM. E o surto pelo reggae em 1996.

Mas aí, um amigo do meu prédio, que também estudava no mesmo Colégio PhD, chamado Alan Freitas, ficou indignado com minha obsessão pelo ritmo jamaicano e pôs-se em uma cruzada pela via sacra do rock’n’roll. Além de ter me ensinado a tocar violão, foi me empurrando uma porrada de banda de metal (principalmente Metallica), punk hardcore e Pink Floyd, que odiei profundamente quando ouvi pela 1ª vez - quem diria, né? Dessa leva, o que impactou mesmo foi o Ramones. Aos 16 anos, foi identificação imediata. Gravei altas fitas K7, e curti, com a galera do Alan na Albani (ao lado do colégio), em muitos intervalos, o louco do loiro Álvaro Valle tocar vários clássicos da maior banda ‘pop’ de todos os tempos.

Ramones foi a primeira banda de rock que curti, de fato (hj considero Legião Urbana fora dessa categoria). Mas ainda em 1997, foram os ingleses do Led Zeppelin que me chamaram atenção para o que era um riff de guitarra, uma bateria de peso, e um vocal agudo de intensidade caricata, afiado. Com o Led, caí na real o que era ‘o tal do rock’n’roll’. Começou daí a minha preferência pelas timbragens e riffs setentistas, o que perdura até hoje.

Naquele mesmo ano, comprei dois CDs duplos: o BBC Sessions e o Remasters. E desde lá, celebro a canção Since I’ve Been Loving You (originalmente lançada no álbum Led Zeppelin III, de 1970) que, na humilde opinião deste blogueiro aqui, é o mais lindo blues de todos os tempos. Ganha pra Steve Ray Vaughan. Ganha pra BB King. Ganha pra Eric Clapton, Muddy Waters, etc. Pois foi uma banda de rock inglesa que criou o blues supremo. E se for considerar rock, é a mais linda canção de todos os tempos.

Jimmy Page, esse monstro da Gibson Les Paul (viva!), criou um solo absurdo, que eu sei de ‘cór e salteado’, todas as notas na mente (vá tocar errado o solo original e eu digo: “faltou essa aqui, que eu não sei o nome”). E nunca mais conseguiu repeti-lo. Aliás, isso é uma marca dele, nunca repertir o solo. Não sei se é de propósito ou é seqüela. Mas segue abaixo duas versões, de 1973 (do CD/DVD The Song Remains the Same - 1976) e 2007 (da reunião do grupo com o filho do furioso baterista John Bonham, morto em 1980). Notem como o maluco beleza do Jimmy executa solos extremamente distintos. E para além disso, confiram o que eu e o amigo Zanomia celebram há muito: ninguém faz um “tum_tum-pá_tumtum”, que caracteriza o blues, com tanta categoria, peso e emoção que o cavalo do Bonham pai.



Since I've Been Loving You
(Jimmy Page / John Paul Jones / Robert Plant)

Working from seven to eleven every night,
It really makes life a drag, I don't think that's right.
I've really, really been the best of fools, I did what I could.
'Cause I love you, baby, How I love you, darling, How I love you, baby,
How I love you, girl, little girl.
But baby, Since I've Been Loving You. I'm about to lose my worried mind, oh, yeah.

Everybody trying to tell me that you didn't mean me no good.
I've been trying, Lord, let me tell you, Let me tell you I really did the best I could.
I've been working from seven to eleven every night, I said It kinda makes my life a drag.
Lord, that ain't right...
Since I've Been Loving You, I'm about to lose my worried mind.

Said I've been crying, my tears they fell like rain,
Don't you hear, Don't you hear them falling,
Don't you hear, Don't you hear them falling.

Do you remember mama, when I knocked upon your door?
I said you had the nerve to tell me you didn't want me no more, yeah
I open my front door, hear my back door slam,
You must have one of them new fangled back door man.

I've been working from seven, seven, seven, to eleven every night, It kinda makes my life a drag...
Baby, Since I've Been Loving You, I'm about to lose, I'm about lose to my worried mind.



.

Comentários

Cebola disse…
Curioso que é uma canção de mais de oito minutos, mas que conduz o ouvinte de uma maneira muito sutil, sem cansar o ouvinte em meio as tantas nuances auditivas. Essa música é foda!
Rounds disse…
man,

sons que encantam e marcam eternamente.

gostei da ellen oléria, massa!

abs
Zanom. disse…
O Jimmy Page bebe pra cacete e depois erra pra cacete também ! Mas no caso dele, erro é acerto.

Nunca decobriram, mas o segredo do Led Zeppelin era o John Paul Jones - Que harmonizava três figuras endiabradas!

Continuo sonhando com a voz de Plant e com a bateria de Bonham.
Ted Simões disse…
essa é sem dúvidas a melhor música deles. é de chorar, de explodir, de vibrar, de tudo... consegue reunir explosão e suavidade um segundos. ultra foda. jimmy page ainda é pra mim o deus do rock.
Eder Galindo disse…
emanoel,

tenho meus créditos nessa sua iniciação no rock n' roll também! hehe lia e comentava todas as suas poesias e músicas ainda pouco lapidadas. hehehe
velho, para mim led é a maior banda de rock de todos os tempos e esta música é sem explicação. também acho o blues mais foda do mundo! vixe, quanto exagero. estou parecendo faustão, mas é isso mesmo.
passe no meu blog: http://www.ocerebroeletronico.blogspot.com/
falo de som, futebol e momentos bons da vida.

aquele abraço
Emmanuel Mirdad disse…
Porra, grande Éder!!! Putz, é verdade, me perdoe!

Sua contribuição foi fundamental tb, é pq Alan é meu amigo vizinho, mora no mesmo prédio até hj, e a perseguição "ouça rock, meu filho" rolava o tempo todo, ehehehe, por isso a lembrança mais forte.

Mas é claro que eu lembro da sua pressão, e muito puxando pro rock baiano, já que vc participava da cena e tal.

Obrigado pela visita e eu vou linkar seu blog aqui tb!

Rock!!!!!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez poemas de Carlos Drummond de Andrade no livro A rosa do povo

Consolo na praia Carlos Drummond de Andrade Vamos, não chores... A infância está perdida. A mocidade está perdida. Mas a vida não se perdeu. O primeiro amor passou. O segundo amor passou. O terceiro amor passou. Mas o coração continua. Perdeste o melhor amigo. Não tentaste qualquer viagem. Não possuis casa, navio, terra. Mas tens um cão. Algumas palavras duras, em voz mansa, te golpearam. Nunca, nunca cicatrizam. Mas, e o humour ? A injustiça não se resolve. À sombra do mundo errado murmuraste um protesto tímido. Mas virão outros. Tudo somado, devias precipitar-te — de vez — nas águas. Estás nu na areia, no vento... Dorme, meu filho. -------- Desfile Carlos Drummond de Andrade O rosto no travesseiro, escuto o tempo fluindo no mais completo silêncio. Como remédio entornado em camisa de doente; como dedo na penugem de braço de namorada; como vento no cabelo, fluindo: fiquei mais moço. Já não tenho cicatriz. Vejo-me noutra cidade. Sem mar nem derivativo, o corpo era bem pequeno para tanta