A Flikids é uma festa dedicada ao universo da criança, que surge para valorizar e destacar a literatura infantil, produzida por adultos e autores mirins, bem como outros artistas que trabalham a interseção das artes com a literatura, para promover espetáculos infantis e oficinas que estimulem a formação de novos leitores e o hábito da leitura como lazer e afinidade entre os membros da família.
Nos eventos literários pelo país, geralmente a programação para crianças é apresentada como uma das partes dos eventos, alternativa. Já a Flikids é exclusiva para esse público: destaca a produção da literatura infantil nos seus vários formatos e temas, como programação principal.
A 1ª edição da Flikids acontece em 19 e 20 de outubro na Caixa Cultural Salvador, patrocinada pela Caixa e Governo Federal, com a realização da Bahia Eventos e Mirdad Cultura, coordenação geral de Emmanuel Mirdad e curadoria de Emília Nuñez e Ananda Luz.
As curadoras comentam a programação aqui
Escritora de literatura para infâncias, com mais de 20 títulos publicados, incluindo o best-seller “A Menina da Cabeça Quadrada” e “Doçura”, premiado com o Jabuti 2023. É sócia da editora Tibi e criadora do projeto “Mãe que Lê”, com mais de 130 mil seguidores no Instagram. Emília também é professora na plataforma Doméstika, onde ensina sobre a criação de livros para crianças.
Educadora, pesquisadora e curadora, tem atuação no campo da Educação, Infâncias, Relações Étnico-Raciais e Literatura Infantil. Pedagoga, mestra em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER-UFSB) e especialista no Livro para infância n’A CasaTombada, instituições em que desenvolveu pesquisas sobre literaturas infantis e educação antirracista. Fez a curadoria da Exposição Karingana — presenças negras no livro para as infâncias no SESC.
O objetivo principal da Flikids é valorizar e destacar a literatura produzida para as crianças, que retrate o universo infantil, a ludicidade, as fábulas, as pequenas e grandes aventuras, o encontro da arte da palavra com a arte da ilustração, trazer essa produção literária para um lugar de destaque, e não apenas uma parte da programação de uma grande festa ou bienal.
Promover o encontro das pequenas leitoras, leitores mirins, mães, pais, avós & a família com as atrações da programação, propiciar a possibilidade de ganhar um autógrafo e uma selfie com os artistas, estimular a venda, consumo e valorização de livros infantis, entregar um evento criativo, interessante, bem-feito e esteticamente bonito, para alegria, entretenimento e conforto das crianças e suas famílias, e a satisfação do patrocinador por investir num evento que deixa um legado.
Comentários