Pular para o conteúdo principal

Prefácio de André Setaro para o livro Nostalgia da lama, de Emmanuel Mirdad




Prefácio do livro de poemas Nostalgia da lama (Cousa, 2014), de Emmanuel Mirdad. O lançamento será em maio:


Os Espinhos da Existência
André Setaro

A poesia, linguagem, deve ser a expressão de um sentimento de mundo e ter uma singularidade expressiva na visão deste e das coisas. E Emmanuel Mirdad possui o poder de fazer emergir nos seus pequenos pedaços poéticos a conspiração das dores do mundo numa insólita manifestação que se constrói pela conjugação das letras.

Há, nos poemas de Mirdad, algo que lembra os hai-kais japoneses, uma espécie de fúria que procura, dentro de su'alma, cheia de espinhos, dar à luz as contradições de sua verve de poeta. Em seu livro de poemas, existe um depósito de idiossincrasias que solicitam que sejam poematizados, e Mirdad deixa que suas letras satisfaçam a interioridade angustiante, o vulcão atônico que rege o seu íntimo, que se manifesta em abundantes escarros de um ferino nômade.

Um exemplo que serve para exemplificar o vulcão mirdadiano:

Evolução

primeiro foi a rebeldia
depois o cansaço
por último a fuga
e agora os cacos

A rebeldia que, como um camaleão, se transforma em cansaço para depois fugir e, depois, finda a tempestade, reinar os cacos de si mesmo, ao que se poderia acrescentar: o kaos do autor. O que Mirdad oferece em Nostalgia da Lama é justamente isto: a rebeldia interior do autor através de cacos ou espinhos poéticos. Para Mirdad, viver é lutar, e a aventura da vida também deve ser exposta pelos espinhos da existência. Um leitor mais sensível aos tormentos mirdadianos talvez possa se espetar com suas diatribes transformadas em poemas.

Há uma anarquia, no entanto, nesse espírito rebelde, não fosse todo rebelde também um anarquista. Como neste quase petardo existencial:

Sete, catorze, 21

um espaço vazio na cama
a criança soldado surge
é assustador

Sobre ser um cavaleiro andante que vive a sua perplexidade cotidiana, Emmanuel Mirdad, com este estranho, espinhento, Nostalgia da Lama, faz com que o leitor tenha prazer na sua leitura. A obra, ainda que aparentemente despretensiosa, é densa e dotada de certa crueldade, que não é outra senão a própria crueldade da vida.

Salvador-BA

Comentários

André Setaro disse…
Gostei de me ler, caro e inesquecível Mirdad. Sei que você não gostou de "O homem que matou o facínora", mas isto, outra história. Obrigado pela publicação deste humilde e espinhento prefácio. Peço, com o coração nas mãos, que acredite: entre as pessoas que conheci na Facom, você foi uma das mais interessantes e inteligentes. Grande abraço
André Setaro disse…
Vou me aposentar em agosto.
Emmanuel Mirdad disse…
Se você tá me dizendo, meu amigo, eu acredito. E, também peço com a coração nas mãos, que entre os professores que tive na vida, você foi um dos mais interessantes, inteligentes e importantes. E o único que considero que havia um Mirdad A.S. e outro D.S. Ninguém me "alumiou" mais que a sua técnica singular em destrinchar o óbvio e apresentar outras dimensões possíveis. Eternamente grato, amado mestre!

Postagens mais visitadas deste blog

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez poemas de Carlos Drummond de Andrade no livro A rosa do povo

Consolo na praia Carlos Drummond de Andrade Vamos, não chores... A infância está perdida. A mocidade está perdida. Mas a vida não se perdeu. O primeiro amor passou. O segundo amor passou. O terceiro amor passou. Mas o coração continua. Perdeste o melhor amigo. Não tentaste qualquer viagem. Não possuis casa, navio, terra. Mas tens um cão. Algumas palavras duras, em voz mansa, te golpearam. Nunca, nunca cicatrizam. Mas, e o humour ? A injustiça não se resolve. À sombra do mundo errado murmuraste um protesto tímido. Mas virão outros. Tudo somado, devias precipitar-te — de vez — nas águas. Estás nu na areia, no vento... Dorme, meu filho. -------- Desfile Carlos Drummond de Andrade O rosto no travesseiro, escuto o tempo fluindo no mais completo silêncio. Como remédio entornado em camisa de doente; como dedo na penugem de braço de namorada; como vento no cabelo, fluindo: fiquei mais moço. Já não tenho cicatriz. Vejo-me noutra cidade. Sem mar nem derivativo, o corpo era bem pequeno para tanta