Pular para o conteúdo principal

Lançamento CD Farol de Mou Brasil



Acho o guitarrista baiano Mou Brasil o melhor compositor da atualidade. Não escondo de ninguém essa opinião. Hoje, quinta 04/04, às 19h, na Galeria do Livro do Cine Glauber Rocha, entrada franca, vai rolar o lançamento do álbum Farol, totalmente autoral, com participações de Tiganá Santana, Manuela Rodrigues e Steve Coleman. Vá, compre o CD e confira se não estou certo.

Com 30 anos de carreira, Mou Brasil tinha apenas um disco gravado, fora do Brasil ainda por cima. Assim estava o guitarrista e compositor em 2009, quando o conheci, através do amigo Tiganá Santana. Pra mim foi inaceitável testemunhar composições incríveis sem registro, ainda mais diante desse absurdo com a nossa história musical ter um músico do gabarito de Mou sem álbum lançado no Brasil.

Convenci meu então sócio na Putzgrillo Cultura, o empresário Marcus Ferreira, a topar mais um projeto de CD (o outro tinha sido o 1º de Tiganá), o que não queríamos mais (tínhamos decidido ser produtora de festivais). Argumentei que era uma obrigação nossa para com a renovação da música instrumental baiana.

Escrevemos o projeto (inclusive foi finalizado na noite do meu aniversário de 2009), que concorreu ao edital da Funceb (mais uma vez, como o de Tiganá), e acabou sendo contemplado, com louvor (no mesmo edital em que foram contemplados o Aleluia da banda Cascadura e o ArRede - Tempo sem Nome da banda Radiola). Foi o reconhecimento do Estado da Bahia à brilhante obra de Mou Brasil.

Pois então, no dia seguinte à Cerimônia de Entrega do Prêmio BTR 2010 (emendando projetos é uma doideira só), começamos a gravação no estúdio Coaxo do Sapo, de Guilherme Arantes, lá na Barra do Jacuípe. E, depois de um longo percurso e vários contratempos, o álbum Farol será lançado nesta quinta 4 pelo selo baiano Garimpo Música. Parabéns, Mou, você merece muito mais, meu caro amigo!

Conheça a ficha técnica do CD Farol aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seleta: R.E.M.

Foto: Chris Bilheimer A “ Seleta: R.E.M. ” destaca as 110 músicas que mais gosto da banda norte-americana presentes em 15 álbuns da sua discografia (os prediletos são “ Out of Time ”, “ Reveal ”, “ Automatic for the People ”, “ Up ” e “ Monster ”). Ouça no Spotify aqui Ouça no YouTube aqui Os 15 álbuns participantes desta Seleta 01) Losing My Religion [Out of Time, 1991] 02) I'll Take the Rain [Reveal, 2001] 03) Daysleeper [Up, 1998] 04) Imitation of Life [Reveal, 2001] 05) Half a World Away [Out of Time, 1991] 06) Everybody Hurts [Automatic for the People, 1992] 07) Country Feedback [Out of Time, 1991] 08) Strange Currencies [Monster, 1994] 09) All the Way to Reno (You're Gonna Be a Star) [Reveal, 2001] 10) Bittersweet Me [New Adventures in Hi-Fi, 1996] 11) Texarkana [Out of Time, 1991] 12) The One I Love [Document, 1987] 13) So. Central Rain (I'm Sorry) [Reckoning, 1984] 14) Swan Swan H [Lifes Rich Pageant, 1986] 15) Drive [Automatic for the People, 1992]...

Dez passagens de Clarice Lispector no livro Laços de família

Clarice Lispector (foto daqui ) “A mãe dele estava nesse instante enrolando os cabelos em frente ao espelho do banheiro, e lembrou-se do que uma cozinheira lhe contara do tempo do orfanato. Não tendo boneca com que brincar, e a maternidade já pulsando terrível no coração das órfãs, as meninas sabidas haviam escondido da freira a morte de uma das garotas. Guardaram o cadáver no armário até a freira sair, e brincaram com a menina morta, deram-lhe banhos e comidinhas, puseram-na de castigo somente para depois poder beijá-la, consolando-a. Disso a mãe se lembrou no banheiro, e abaixou mãos pensas, cheias de grampos. E considerou a cruel necessidade de amar. Considerou a malignidade de nosso desejo de ser feliz. Considerou a ferocidade com que queremos brincar. E o número de vezes em que mataremos por amor. Então olhou para o filho esperto como se olhasse para um perigoso estranho. E teve horror da própria alma que, mais que seu corpo, havia engendrado aquele ser apto à vida e à felici...

Flikids 2025

A Flikids é uma festa dedicada ao universo da criança, que valoriza e destaca a literatura para todas as infâncias, bem como outros artistas que trabalham a interseção das artes com a literatura, para promover apresentações que estimulem a formação de novos leitores e o hábito da leitura como lazer e afinidade entre os membros da família. Nos eventos literários pelo país, geralmente a programação para crianças é apresentada como uma das partes dos eventos, alternativa. Já a Flikids é exclusiva para esse público: destaca a produção da literatura para as infâncias nos seus vários formatos e temas, como programação principal. A 2 ª edição da Flikids acontece em 04 e 05 de outubro na Caixa Cultural Salvador , patrocinada pela Caixa e Governo Federal , com a realização da Bahia Eventos e Mirdad Cultura , coordenação geral de Emmanuel Mirdad e curadoria de Emília Nuñez e Ananda Luz . A curadora Emília comenta a programação aqui Sábado 04/10 14h – Kiusam de Oliveira lê “Mãos” 15h –...