Pular para o conteúdo principal

Vamos ouvir: Afrika Bahia, de Rafael Pondé

Afrika Bahia (2013) - Rafael Pondé



Não consegue visualizar o player? Ouça aqui

Release do CD escrito pelo próprio artista, disponível no seu Soundcloud:

"
Rafael Pondé lança seu novo disco “Afrika Bahia”

O Cd “Afrika Bahia” é um renascimento, um reencontro, um recomeço...Explico...Depois de seis anos de uma peregrinação, que me auto-impus, por diversas cidades do Brasil e do mundo, pra onde fui em busca de amadurecimento, crescimento, aprendizagem e em busca da cura pra um mal de amor, finalmente retorno e recomeço tudo do meu porto de partida, a Bahia. Estou mais uma vez em seus braços macios...

Essa experiência “cigana” me ajudou muito, pois pude conhecer os modos e culturas de muitos lugares desse nosso “Brasil brasileiro” e também de cidades da Europa que me encantaram muito, como Barcelona e Berlim...O final desse percurso de vagância pelo mundo, levou esse “nobre vagabundo” em 2009 ao Rio de Janeiro, onde vivi por dois anos e onde ocorreu o “reconhecimento”...Naquela boa vida carioca, começaram a aparecer os primeiros sintomas desse renascimento...O banzo estava sempre presente comigo naquela cidade realmente inebriante e bela...Um sentimento, que imagino, habitou também os corações de Dorival Caymmi, Assis Valente e Humberto Porto (meu tio avô, que criou a “Jardineira” e foi um dos primeiros a tematizar a cultura afrobaiana nas letras dos seus lamentos).

Esse banzo, como vim a descobrir depois, é a força e a autoridade que a Bahia exerce sobre seus filhos, quando eles se jogam pro mundo... É um chamamento de sereia constante...Foi lá no Rio em fins de 2011, que começaram a surgir os primeiros sinais de Afrika Bahia...As andanças com o percussionista baiano Marcos Odara, os papos com o genial cineasta Hélio Rodrigues na gravação do seu documentário “O novíssimo baiano”, tratando da obra desse operário musical que vos fala, o centenário de Jorge Amado, o show que fiz no teatro Solar de Botafogo, que contou com a presença e participação dos queridos Letieres Leite, Mariella Santiago, Gabi Guedes, Maurício Braga, entre outros baianos, onde toquei canções antigas do meu repertório, como “Revolta dos Malês,” tudo isso já fazia parte desse chamado que culminou nesse novo trabalho.

No final de 2011 veio a bomba, minha mãe tinha câncer, e esse foi o golpe fatal ou seria o plano divino pra me trazer de volta a minha Salvador? Não sei...Só sei que encarei isso com resignação e vim embora do Rio...Mas nessa volta tive uma certeza, faria uma obra coletiva e marcante pra minha família, pra minha cidade, para o meu povo... Por isso, esse “Afrika Bahia” me é tão precioso... Foi um lindo reencontro com nossos fundamentos, nossa ancestralidade, nossos ritmos, nossa mamãe Afrika... Isso tudo após haver peregrinado por esse mundo de cidades tão lindas quanto dispares...Eu, que nas minhas idas e vindas pra representar nossa cultura na Europa, não contenho as lágrimas a rolar no meu rosto, quando avisto da janela do avião o contorno daquela que é a Baía mais linda de todo o mundo...A Baía de todos os Santos...Esse sentimento nunca me abandonou, em nenhum dos lugares por onde andei e foi exatamente ele que motivou esse novo trabalho...

No começo de 2012 estava de volta a Bahia e caí de cabeça numa pesquisa rigorosa indo atrás de tudo que é novidade no quesito musical e nesse caminho fui me reencontrando com minha essência, meus lugares, minhas alegrias, minhas inspirações, minhas melodias e harmonias...Esse disco é feito de um profundo sentimento de reencontro e pertencimento...Fui deglutindo e rearranjando as informações de casa e as colocando num caldeirão “tropifágico” junto com temperos recolhidos nas várias cidades que passei...

Em meio a isso tudo, o encontro com a Afrika foi exatamente o querer entender a nossa idiossincrasia não mais pelo prisma europeu ou americano, mas sim pelo prisma da nossa mãe de fato, que é a Afrika. Aqui na Bahia “somos todos pretos”, sem dúvida, não podemos fugir da nossa matriz tão preciosa que nos legou o que temos de mais valioso e diferenciador. Com isso, eu quero dizer também, que a informação cultural contemporânea da África propõe novos modelos de identificação e referência, uma ressignificação e novos simbolismos para o ser baiano, pois o estudo da cultura da Afrika nos leva a realmente mudar o conceito do que achamos ser Afrika e com isso somos obrigados a rever os conceitos de baianidade e de afro descendência também... Afinal não podemos parar no tempo, temos que olhar pra frente visando nos reinventar, pois é isso que temos feito desde Caymmi até hoje...A Bahia está sempre se reinventando e por isso sempre esteve na vanguarda cultural brasileira, continuemos isso, vamos acreditar!!!

Gostaria de finalizar desejando uma boa audição do disco e agradecendo a todos os músicos técnicos e artistas participantes, pois sem eles eu não teria sido capaz dessa empreitada. A ficha técnica está disponível no encarte do disco e nas informações nas tracks nos sites onde ele se encontra. O disco está disponível também no www.rafaelponde.com

Um abraço e até sempre!
"
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez poemas de Carlos Drummond de Andrade no livro A rosa do povo

Consolo na praia Carlos Drummond de Andrade Vamos, não chores... A infância está perdida. A mocidade está perdida. Mas a vida não se perdeu. O primeiro amor passou. O segundo amor passou. O terceiro amor passou. Mas o coração continua. Perdeste o melhor amigo. Não tentaste qualquer viagem. Não possuis casa, navio, terra. Mas tens um cão. Algumas palavras duras, em voz mansa, te golpearam. Nunca, nunca cicatrizam. Mas, e o humour ? A injustiça não se resolve. À sombra do mundo errado murmuraste um protesto tímido. Mas virão outros. Tudo somado, devias precipitar-te — de vez — nas águas. Estás nu na areia, no vento... Dorme, meu filho. -------- Desfile Carlos Drummond de Andrade O rosto no travesseiro, escuto o tempo fluindo no mais completo silêncio. Como remédio entornado em camisa de doente; como dedo na penugem de braço de namorada; como vento no cabelo, fluindo: fiquei mais moço. Já não tenho cicatriz. Vejo-me noutra cidade. Sem mar nem derivativo, o corpo era bem pequeno para tanta