Pular para o conteúdo principal

Trechos da orelha de Paisagem da insônia e do posfácio de Muralha: O goleiro imbatível

Victor Mascarenhas


"A cada conto, a cada página e a cada parágrafo, a solidão maníaca dos personagens se exibe quase que pornograficamente e se esfrega na cara do leitor, sempre numa prosa caudalosa, que não poupa os adjetivos, os exageros e uma misantropia domesticada e usada a serviço do texto. Os zumbis insones de Emmanuel Mirdad vagueiam pra cá e pra lá em um círculo vicioso que envolve desde a mais banal dor de cotovelo ao mais sofrido fracasso. Dormir? Melhor não, a paisagem da insônia tem caminhos tortuosos, armadilhas a serem superadas e, para fugir dali, picadas precisam ser abertas entre os excessos de um autor sem filtros."


O escritor e roteirista Victor Mascarenhas, autor dos livros de contos “A insuportável família feliz” e “Cafeína”, escreveu a orelha de “Paisagem da insônia”, terceiro e último livro de contos de Emmanuel Mirdad, que tá na fila para ser lançado, aguardando a revisão e a finalização.

_________________________


Elieser Cesar


"Em sua estreia no romance, gênero que exige fôlego, Emmanuel Mirdad exibe o gás de um jogador que corre o campo todo, atacando e voltando para marcar, e o condicionamento de um escritor que não dá bicudas no estilo, não tropeça no texto e não faz firulas retóricas. E ainda mais: consegue escapar ileso das armadilhas da ficção de chuteiras, a maior delas ceder à tentação do fácil, repetitivo e batido jargão da crônica esportiva, repleto de lugares-comuns, como a transmissão de um jogo pela TV. Um a zero!"


"O Mudinho do começo da história é uma muralha no gol e uma rocha, impenetrável, na vida, pois, calado, fechado em copas, introspectivo e infenso a quaisquer emoções, sobretudo aquelas à flor da pele exibidas fartamente numa partida de futebol. Muralha: O goleiro imbatível é também um romance de formação; os anos de preparação de um jogador que se torna imbatível em campo e indomável fora dele."


"No romance do 'técnico' Mirdad entram em campo jogadores cabeças-de-bagre e medianos, candidatos a craque, torcedores fanáticos, cartolas inescrupulosos e uma sequência de lances tramados nos bastidores, intrigas, inveja, sabotagem, tentativa de arranjar resultados, negociatas, muito daquilo que há de heroico e edificante, mas também de sórdido, inescrupuloso e ilegítimo que o futebol comporta, sem faltar o cronista esportivo venal e sempre disposto a escalar o time em lugar do técnico e de quem mais entende de bola."


O escritor e jornalista Elieser Cesar, autor de “A garota do outdoor” e “O azar do goleiro”, entre outros, escreveu o posfácio de “Muralha: O goleiro imbatível”, o primeiro romance de Emmanuel Mirdad, que tá na fila para ser lançado, aguardando a revisão e a finalização.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seleta: Ramones

A “ Seleta: Ramones ” destaca as 154 músicas (algumas dobradas em versões ao vivo) que mais gosto da banda nova-iorquina, presentes em 19 álbuns da sua discografia (os prediletos são “ Ramones ”, “ Loco Live ”, “ Mondo Bizarro ”, “ Road to Ruin ” e “ Rocket to Russia ”). Ouça no Spotify aqui [não tem todas as músicas] Ouça no YouTube aqui Os 19 álbuns participantes desta Seleta 01) The KKK Took My Baby Away [Pleasant Dreams, 1981] 02) Needles and Pins [Road to Ruin, 1978] 03) Poison Heart [Mondo Bizarro, 1992] 04) Pet Sematary [Brain Drain, 1989] 05) Strength to Endure [Mondo Bizarro, 1992] 06) I Wanna be Sedated [Road to Ruin, 1978] 07) It's Gonna Be Alright [Mondo Bizarro, 1992] 08) I Believe in Miracles [Brain Drain, 1989] 09) Out of Time [Acid Eaters, 1993] 10) Questioningly [Road to Ruin, 1978] 11) Blitzkrieg Bop [Ramones, 1976] 12) Rockaway Beach [Rocket to Russia, 1977] 13) Judy is a Punk [Ramones, 1976] 14) Let's Dance [Ramones, 1976] 15) Surfin' Bi...

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão...

Seleta: World Music

Imagem de Freepik Para embalar o movimento que faz girar o balão frágil em que vivemos, experimentar sotaques, timbres, cores e temperos além do óbvio, transpor fronteiras imaginárias e aguçar a curiosidade planetária para se reconhecer tão humano quanto o outro (não há estrangeiro, pois terráqueos é o que somos), confira as 05 playlists de World Music da Seleta , com Gipsy Kings , Habib Koité , Salif Keita ,  Björk  e  Israel Kamakawiwo'ole . Entre 2021 e 2024 , selecionei 381 músicas prediletas, presentes em 63 álbuns , 12 singles e 03 EPs , um acervo multicultural e diverso. PS: Esse post será atualizado a cada nova Seleta World Music criada. Seleta: Gipsy Kings (2024) 90 músicas | 14 álbuns Ouça aqui Seleta: Habib Koité (2021) 66 músicas | 06 álbuns Ouça aqui Seleta: Salif Keita (2024) 77 músicas | 17 álbuns Ouça aqui Seleta: Björk (2024) 110 músicas | 19 álbuns, 12 singles e 03 EPs Ouça aqui Seleta: Israel Kamakawiwo'ole (2024) 38 músicas | 07 álbuns Ouça aqui