Pular para o conteúdo principal

Composições de Emmanuel Mirdad: Candeeiro [com Ildegardo Rosa]



O clima psicodélico-progressivo da Orange Poem & Mateus Aleluia Filho para ambientar a voz sertaneja do Mestre Dedé a recitar os seus poemas filosóficos-existenciais. É o último registro da voz de Ildegardo Rosa (1931-2011), pai de Emmanuel Mirdad. Na experiência anterior, lançada em 2014, a música “Illusion’s Wanderer” tornou-se a mais escutada e comentada (mais de 270 mil views no YouTube) da Orange Poem, apresentando justamente essa mescla de poesia recitada com a ambiência sonora dos instrumentos laranjas e os vocais de Mateus Aleluia, o pai. Agora, em “Candeeiro”, Mateus, o filho, entoa o clima para o Mestre Dedé refletir os seus versos: “Sei que vim do vazio, do inominado, do sem forma, do misterioso. E aqui estou, neste mundo manifesto, preso a esta forma que se diz humana, e cercado de outras mil formas que nem mesmo em pensamento se esvaziam”. É a faixa de encerramento do EP “Andanças”, lançado em 2022.

Ouça no YouTube aqui

Ouça no Spotify aqui

Ouça no YouTube aqui

Ouça na Apple Music aqui

Ouça no Deezer aqui

Candeeiro
(Ildegardo Rosa / Emmanuel Mirdad)
BR-N1I-22-00005

Sei que vim do vazio
do inominado
do sem forma
do misterioso

E aqui estou
neste mundo manifesto
preso a esta forma
que se diz humana
e cercado de outras mil formas
que nem mesmo em pensamento
se esvaziam

Para que eu possa viver a minha plena liberdade
e não ter de suportar
a ilusória vivência
de a cada momento apenas me transformar
sempre noutra forma
e nada mais
que outra forma
nada mais
que outra forma

Não sei a que distância e a que tempo estou
da minha realização de ser
só sei que estou aqui
neste mundo manifesto
vivendo a cada instante
como uma barata tonta:
ora sendo ou querendo ser isso
ora sendo ou querendo ser aquilo
e no fundo, sendo nada
ou quem sabe
sendo tudo

Andei... andei... andei...

E no andar fiquei
porque no andar
a nenhum lugar se vai
e ficando
em todo lugar se está

Andei...

E de ilusões vivi
porque no andar
ilusões se criam
e no ficar
as ilusões se esvaem

Andei... andei...

Andei ficando e ficando andei
nesse falso dilema do ser dividido
que não sabe se anda ou se fica
e nem mesmo em que lugar se está

Andei... andei... andei...

Quanto mais tento quebrar esses inexistentes grilhões
querendo me aproximar da realidade primordial
não percebo que é um jogo ilusório
e não preciso tentar me aproximar        
pois sempre estive dentro dela

Quando estiveres, porém
vazio de todas essas coisas
e principalmente no vazio de tu mesmo
tu então estarás pleno de tudo

Porque o tudo é o vazio de todas essas coisas
na plenitude de si mesmo

E o nada é o cheio de todas essas coisas
do não ser de si mesmo

Aqui estou, eu, prisioneiro do meu próprio tempo e espaço
comprimido neste corpo esquelético
que apenas tem um lapso de duração que chamam de vida
só criando permanentes conflitos que oscilam a todo instante

(estou onde sempre estive)

E eu, inutilmente
buscando uma saída, quando saída não há
se a minha implosão interior
não me desencantar
da ilusão que nos envolve
e no vazio eu me encontrar

Estou onde sempre estive
no eterno vazio
sem começo nem fim

Sei que é preciso e urgente a saída
desse ilusório Vale das Sombras
que eu mesmo criei
ou me fizeram acontecer
por prêmio ou castigo
para estar no ser real
no eterno agora
onde verdadeiramente
no eterno agora
onde verdadeiramente EU SOU

Hoje sendo isso, amanhã sendo aquilo
na infinita brincadeira do Uno que se faz muitos
E, de repente, num instante mágico
se torna Uno novamente
no absoluto deleite de si mesmo

E de tudo que aparece e desaparece

No aqui, que é lugar nenhum
No agora, que é tempo nenhum

Parei


Faixa 05 - EP Andanças (Zenyatta Records, 2022), de Orange Poem & Mateus Aleluia Filho | Ildegardo Rosa – voz (in memoriam) | Mateus Aleluia Filho – voz | Emmanuel Mirdad – violão 12 cordas | Hosano Lima Jr. – bateria | Tadeu Mascarenhas – baixo, hammond, escaleta, synth bass, flauta e synth | Thiago Trad – derbake, djembê, conduíte e karkabou | Gravado, mixado e masterizado por Tadeu Mascarenhas no Casa das Máquinas, Salvador-BA | Produção musical: Emmanuel Mirdad e Tadeu Mascarenhas | Produção fonográfica: Emmanuel Mirdad | Arte: Movimento 1989

Composta por Emmanuel Mirdad em 15/10/2021, baseada em poemas de Ildegardo Rosa.

Letra formada por trechos de 10 poemas de Ildegardo Rosa, produzidos entre 1993 e 1997.

Melodia composta por Emmanuel Mirdad em 22/11/2005.

Poemas que formam a letra de “Candeeiro”: “A tirania das formas” (28/05/1995) / “O que deve ser” (03/03/1994) / “Andar ou ficar” (agosto de 1996) / “O prisioneiro da ilusão” (15/05/1994) / “O tudo e o nada” (14/09/1996) / “A saída” (1995) / “Onipresente” (14/08/1993) / “O círculo infernal” (09/04/1994) / “O sentido” (28/10/1997) / “O enigma I” (02/02/1993).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Dez passagens de Jorge Amado no romance Mar morto

Jorge Amado “(...) Os homens da beira do cais só têm uma estrada na sua vida: a estrada do mar. Por ela entram, que seu destino é esse. O mar é dono de todos eles. Do mar vem toda a alegria e toda a tristeza porque o mar é mistério que nem os marinheiros mais velhos entendem, que nem entendem aqueles antigos mestres de saveiro que não viajam mais, e, apenas, remendam velas e contam histórias. Quem já decifrou o mistério do mar? Do mar vem a música, vem o amor e vem a morte. E não é sobre o mar que a lua é mais bela? O mar é instável. Como ele é a vida dos homens dos saveiros. Qual deles já teve um fim de vida igual ao dos homens da terra que acarinham netos e reúnem as famílias nos almoços e jantares? Nenhum deles anda com esse passo firme dos homens da terra. Cada qual tem alguma coisa no fundo do mar: um filho, um irmão, um braço, um saveiro que virou, uma vela que o vento da tempestade despedaçou. Mas também qual deles não sabe cantar essas canções de amor nas noites do cais? Qual d