Pular para o conteúdo principal

Produções de Emmanuel Mirdad: Ano 2006


De acordo com o planejamento de carreira da The Orange Poem, 2006 era o ano do êxodo para a Europa, mais precisamente para Londres, a batalhar pelo som psicodélico laranja. O giramundo gargalhou da projeção audaciosa e eu passei, praticamente, o ano todo no Rio Vermelho, no estúdio Casa das Máquinas do amigo Tadeu Mascarenhas, gravando o 2º CD da The Orange Poem e o CD poema Ilusionador, com a obra do meu pai Ildegardo Rosa. Um ano dedicado à produção musical (e executiva) de álbum — deixei de ser produtor do World Bar e agente de shows de bandas alternativas, o trabalho que fiz nos últimos dois anos.



Gravação do CD Sleep in Snow Shape
The Orange Poem

Mal havia gravado e lançado o primeiro CD da minha banda, e já financiei outra gravação. 2006 era o ano que planejara ir morar na Europa, tentar carreira com a The Orange Poem por lá, mas estava descontente com o álbum Shining Life, Confuse World; achava-o fraco, e queria seguir para fora do Brasil com um disco mais apresentável.

Pois a gravação do segundo CD, Sleep in Snow Shape, se arrastou por todo o ano, terminando só em outubro, mais uma vez no estúdio Casa das Máquinas, de Tadeu Mascarenhas. Eu trabalhei como produtor musical e executivo, bancando o processo sozinho, com minhas economias e auxílios familiares.

Avaliei que o novo álbum era mais importante que o anterior, extraindo o melhor da banda e da minha produção, focando na sonoridade psicodélica. Porém, não foi prensado. Reviravolta: eu desisti de morar na Europa para viver um grande amor em Salvador. Em março do ano seguinte, The Orange Poem acabou e Sleep in Snow Shape foi engavetado.

Patrocinador – Meu bolso

Funções – Produtor musical | Produtor executivo

-----


Gravação do CD poema Ilusionador

Eu me formei jornalista na Facom/Ufba com um projeto de comunicação: “Proposta de ambientação sonora para poemas em formato CD”. Todo o foco do segundo semestre de 2006 foi para a realização do TCC. Criei a proposta e parti para a execução mais uma vez no estúdio Casa das Máquinas, de Tadeu Mascarenhas — as principais gravações, porque eu também gravei na Facom e em casa.

O objeto do CD poema Ilusionador foi um recorte de poemas da obra engavetada do meu saudoso pai, Ildegardo Rosa (1931-2011) — foto maior acima. Nas outras fotos (retiradas da internet), alguns dos amigos participantes da gravação, como Tadeu Mascarenhas, Glauber Guimarães, Renato Cordeiro, Raiça Bomfim, Marceleza de Castilho e Thiago Kalu, bem como extrações de áudio de bandas como Radiohead, Mahavishnu Orchestra, Dave Brubeck Quartet e Led Zeppelin, e de filmes como Matrix e Mar Aberto.

Patrocinador – Meu bolso

Funções – Criação e concepção da proposta | Pesquisa e seleção dos poemas | Direção artística | Produtor musical | Produtor executivo | Criação dos samplers e ruídos | Assistente de gravação | Elaboração do TCC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seleta: Ramones

A “ Seleta: Ramones ” destaca as 154 músicas (algumas dobradas em versões ao vivo) que mais gosto da banda nova-iorquina, presentes em 19 álbuns da sua discografia (os prediletos são “ Ramones ”, “ Loco Live ”, “ Mondo Bizarro ”, “ Road to Ruin ” e “ Rocket to Russia ”). Ouça no Spotify aqui [não tem todas as músicas] Ouça no YouTube aqui Os 19 álbuns participantes desta Seleta 01) The KKK Took My Baby Away [Pleasant Dreams, 1981] 02) Needles and Pins [Road to Ruin, 1978] 03) Poison Heart [Mondo Bizarro, 1992] 04) Pet Sematary [Brain Drain, 1989] 05) Strength to Endure [Mondo Bizarro, 1992] 06) I Wanna be Sedated [Road to Ruin, 1978] 07) It's Gonna Be Alright [Mondo Bizarro, 1992] 08) I Believe in Miracles [Brain Drain, 1989] 09) Out of Time [Acid Eaters, 1993] 10) Questioningly [Road to Ruin, 1978] 11) Blitzkrieg Bop [Ramones, 1976] 12) Rockaway Beach [Rocket to Russia, 1977] 13) Judy is a Punk [Ramones, 1976] 14) Let's Dance [Ramones, 1976] 15) Surfin' Bi...

Flikids 2024

A Flikids é uma festa dedicada ao universo da criança, que surge para valorizar e destacar a literatura infantil, produzida por adultos e autores mirins, bem como outros artistas que trabalham a interseção das artes com a literatura, para promover espetáculos infantis e oficinas que estimulem a formação de novos leitores e o hábito da leitura como lazer e afinidade entre os membros da família. Nos eventos literários pelo país, geralmente a programação para crianças é apresentada como uma das partes dos eventos, alternativa. Já a Flikids é exclusiva para esse público: destaca a produção da literatura infantil nos seus vários formatos e temas, como programação principal. A 1 ª edição da Flikids acontece em 19 e 20 de outubro na Caixa Cultural Salvador , patrocinada pela Caixa e Governo Federal , com a realização da Bahia Eventos e  Mirdad Cultura , coordenação geral de Emmanuel Mirdad e curadoria de Emília Nuñez e Ananda Luz . As curadoras comentam a programação  aqui ...

Fifi #06 [Brasil]

Siga: @frases_fifi Seleção e cards:  @emmanuelmirdad