Pular para o conteúdo principal

Os melhores versos do poema Umbigo, de Nicolas Behr — Parte 02

Nicolas Behr - Foto: Roberto Castello

“minha poesia é como uma árvore florida por
onde você sempre passa e nunca a vê”

“minha poesia não é virtude nem vício. é precipício”

“minha poesia coloca o abismo embaixo do braço
e vai passear com ele pelos desfiladeiros”

“minha poesia é parar o liquidificador com a mão”

“minha poesia está morta. então deus está morto.
então tudo é possível. então estamos todos fudidos”

“minha poesia povoa os terrenos baldios da alma”

“minha poesia pisa no rabo do rato que segura
o carimbo. o rato ri mas não solta o carimbo”

“minha poesia escreve para não sair do inferno”

“minha poesia é quebra-cabeça. cabeça que você
mesmo quebra, monta e desmonta”

“minha poesia é a arte de permanecer
viva entre os moribundos”

“minha poesia quando rói as unhas escolhe-as a dedo”

“minha poesia é a ponte sobre o abismo que
separa o poeta do leitor”

“minha poesia só é entendida por entediados”

“minha poesia tira a máscara de bacana
da cara do poeta e o que se vê é outra máscara”

“minha poesia é o ecologista de motosserra na mão”

“minha poesia não faz outra coisa a não ser
privilegiar algumas palavras
em detrimento de outras”

“minha poesia pisa em falso
e cai no espaço branco do poema”

“minha poesia é o fedor que o perfume não tira”

“minha poesia dá a descarga e vai junto”

“minha poesia passa da teoria à prática e se mata”

“minha poesia valoriza mais a coragem
do que a criatividade”

“minha poesia dobrada no bolso do soldado morto”

“minha poesia me engana que eu gosto”

“minha poesia não te entende nem você
a entende e assim estamos entendidos”

“minha poesia só respeita casa de marimbondo”


Nicolas Behr - Foto: Wagner Barja

“minha poesia floriu por engano”

“minha poesia deixa a poesia para as moscas”

“minha poesia nada tem a perder:
um leitor a menos, um leitor a mais, tanto faz”

“minha poesia só elogia o crítico que a elogia”

“minha poesia está na UTI literária da academia
mas reage bem aos seus falsos elogios”

“minha poesia só não entende quem não quer”

“minha poesia gosta de literatura
minha poesia não gosta de política literária”

“minha poesia tem uma dívida impagável com
a tradição poética que ela mesma renega”

“minha poesia ainda não estourou
porque não é uma bomba”

“minha poesia quer ser desconcertante mas só
te provoca risinhos irônicos e lágrimas falsas”

“minha poesia não fala da poesia, mas da dor”

“minha poesia canta porque cecília meireles existe”

“minha poesia sabe que leminski
queria ser maiakovski”

“minha poesia se alimenta de poemas dos outros e
de tudo o que a imaginação decompõe”

“minha poesia nessa época provavelmente já
utilizava o fogo para queimar livros”

“minha poesia só é boa quando em estado de fúria”

“minha poesia é um aluno rebelde na sala de aula,
rasgando livros e xingando a professora”

“minha poesia tortura a crueldade humana”

“minha poesia tem vergonha por ser honesta”

“minha poesia não passa de uma simples hipótese”

“minha poesia bem me quer o poema mal me quer”

“minha poesia é dolorosa e difícil. ou você acha
que escrever isso tudo aqui foi fácil?”




Versos presentes no livro-poema Umbigo (LGE Editora, 2005), de Nicolas Behr, páginas 12 a 21.

Baixe o livro aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez poemas de Carlos Drummond de Andrade no livro A rosa do povo

Consolo na praia Carlos Drummond de Andrade Vamos, não chores... A infância está perdida. A mocidade está perdida. Mas a vida não se perdeu. O primeiro amor passou. O segundo amor passou. O terceiro amor passou. Mas o coração continua. Perdeste o melhor amigo. Não tentaste qualquer viagem. Não possuis casa, navio, terra. Mas tens um cão. Algumas palavras duras, em voz mansa, te golpearam. Nunca, nunca cicatrizam. Mas, e o humour ? A injustiça não se resolve. À sombra do mundo errado murmuraste um protesto tímido. Mas virão outros. Tudo somado, devias precipitar-te — de vez — nas águas. Estás nu na areia, no vento... Dorme, meu filho. -------- Desfile Carlos Drummond de Andrade O rosto no travesseiro, escuto o tempo fluindo no mais completo silêncio. Como remédio entornado em camisa de doente; como dedo na penugem de braço de namorada; como vento no cabelo, fluindo: fiquei mais moço. Já não tenho cicatriz. Vejo-me noutra cidade. Sem mar nem derivativo, o corpo era bem pequeno para tanta