Culturaê é um ciclo de conversas com artistas de diversas linguagens artísticas, sentados lado a lado e diante do público, uma programação singular e exclusiva. Contemplada no edital nacional da Seleção CAIXA Cultural 2025, a 1ª edição do Culturaê teve três etapas, Salvador (janeiro), Fortaleza (agosto) e Curitiba (setembro), e foi patrocinada pela CAIXA e Governo Federal, com a realização das produtoras Mirdad Cultura e Fontes de Negócios, e curadoria do jornalista baiano Renato Cordeiro.
A ideia de promover diálogos entre artistas de várias expressões culturais surgiu a partir de um desejo do produtor Emmanuel Mirdad em transpor os nichos onde cada arte se enclausurava. “Observei que os artistas ficavam cada um no seu nicho sem muita interação ou presença em eventos de outras artes. Foi aí que pensei no Culturaê, um evento que pudesse reunir esses artistas numa troca divertida conduzida por alguém com expertise em várias linguagens. E a CAIXA Cultural, por anos o lugar de encontro de múltiplas manifestações, é o cenário ideal para encantar as pessoas em conversas inesquecíveis”, revela Mirdad, criador, sócio e coordenador geral do Culturaê, diretor da Mirdad Cultura.
"O Culturaê se tornou o maior evento do Brasil focado 100% em debates com artistas de diferentes linguagens e isso nos orgulha muito. E há grande sinergia com a CAIXA Cultural, instituição cultural presente em mais estados do país, logo a mais plural e diversa. Em seus 163 anos de história, a CAIXA apoiou variados projetos de música, artes visuais, literatura e de todo tipo de expressões. Ao acreditar em reunir as artes em um único evento, a CAIXA mostra como se mantém focada em inovação e antenada às demandas de uma sociedade em constante transformação”, comenta Thiago Fontes, sócio do Culturaê.
Emmanuel Mirdad e Thiago Fontes
Foto: Bruno Cartiê
O único artista que participou das três etapas do Culturaê 2025 foi o rapper, escritor e ator MV Bill, representando a Música. Pela Literatura, os escritores Aline Bei, Cristovão Tezza, Alex Simões e nina rizzi. Pela Moda, os artistas Pedro Batalha, Heloisa Strobel, Goya Lopes e David Lee. Pelo Teatro, os artistas Neusa Borges, Guilherme Weber e Francis Wilker.
Magali Santana, Neuma Figueirêdo e Mariana Steiner Gusmão representaram a Arquitetura; Caio Blat e Dandara Mariana, o Audiovisual; Zebrinha e Circe Macena, a Dança; Falcão e Dinah Moraes, o Humor. Por fim, os representantes de linguagens artísticas que só apareceram uma vez cada: Jorge Washington, a Gastronomia; Rafael Silveira, a Pintura; Lark, a HQ; e Pauline Zoe, o Circo.
25 e 26 de janeiro
Info aqui
Cobertura fotográfica aqui
Fotos: Bruno Cartiê
Veja no YouTube aqui
Veja no YouTube aqui
08 a 10 de agosto
Info aqui
Cobertura fotográfica aqui
Fotos: Allan Diniz - Audiovisual e Fotografia
(fotógrafos Allan Diniz e Levy Mota)
Culturaê 2025 - Etapa Curitiba
06 e 09 de setembro
Info aqui
Cobertura fotográfica aqui
Fotos: Nay Klym








Comentários