Pular para o conteúdo principal

Pílulas: Zanom (Especial)

Zanom na Bolívia (2009)

Hoje é aniversário deste cabra aí. Conheci Marcus Vinícius (Jesus, Zanom, Zanomia, etc.), natural de Itapuã, no ano 2000, no cursinho pré-vestibular do PhD, em Salvador. Em março de 2001, estreou comigo a The Orange Poem, com mais três cabras que não se conheciam. Durante seis anos, tocou uma guitarra espetacularmente sensível e psicodélica, um Hendrix floydiano bluseiro sem exageros, suficiente no feeling, sem falsa estrelinha, raridade nessas terras d’acá. Além disso, dividiu sua sabedoria musical, e me instruiu muito, ampliando meu senso de admiração aos deuses da música, como Hermeto, Sivuca, Gismonti, etc. Graças a esse cabra aí, tenho hoje um discernimento musical mais coerente (tento!) e atuante, que me faz canonizar gênios como Tiganá e Mou Brasil, o que seria, talvez, pouco provável de acontecer sem a influência desse amigo irmão de Libra acima.

Zanom hoje mora no Rio, vive uma história de amor real, é fonoaudiólogo mestre, e tem uma bela obra musical autoral pouquíssima conhecida, engavetada, já que não tem a terrível disposição de encarar as armadilhas de uma carreira profissional na música. Escreve bonito também, e tem os dois blogs, este e este, que estão aguardando uma visita de vocês.

Parabéns, meu amigo! Longa vida a tua música e literatura. Ainda produzirei um disco teu, caso deseje assim também. Tal como está no teu Orkut, desde 2006, “eu te admiro profundamente”.

Segue abaixo mais uma série Pílulas com o trabalho de Zanom.

"...

Damos forma ao objeto
para o vazio que o contém

------

Um verso sozinho já faz poema

(...)

E antes só do que mal acompanhado

------

Não sei

se escrevo
ou
se escravo

------

Os partidos são como facas
e nós somos os re-partidos

Entre a Esquerda ou a Direita
É você que vai tomar bem ali no meio

------

O amor pra mim
como sempre imaginei
é morar na mão do outro.

------

Em seu último dia
Inverno se fez presente
Na tentativa de esfriar
Os corações aquecidos

------

São infinitas mulheres infelizes
queixando-se do quão escroto
todos são.

Se ele soubesse,
subia no cordão umbilical

e voltava ao ventre
daquela que
também reclama dele
só que pelos outros

------

Fazendo cara de quem tudo sabe
A médica chegou com o seu estetoscópio
aproximou do peito do homem, e disse :

- Ele morre ainda hoje, vou avisando ao necrotério.

Minha mãe quase morreu junto
afinal, o homem era meu pai

------















------

De fato, tem sempre um momento
que apoiando-se nos joelhos
ele pensa

Porque me levanto?

------

Em tudo aquilo
em que estás, baseado
Eu trouxe, trago e também passo

------

Quem muito se acha acaba se perdendo.

------

Tens Coragem de Amar?

Pouco importa
Será inevitável

------

De longe o que se vê
É um complexo de luzes

A favela é o céu no inferno
Existem ali, milhões de estrelas
Impedidas de brilhar livremente
com violência, fome e desprezo

Mas quando as pessoas acenderem suas luzes
não haverá homem que não se emocione

------

Fazer da pele
um imenso tapete
Imerso em plumas
Abrir os poros
Para que as almas passem
e os corpos passeiem

------

Minha felicidade ao acordar
é ouvir o bater das folhas
ver as sombras que invadem

Escancarar a janela
Para que as árvores entrem
e façam parte daqui de casa

..."

Trechos dos poemas O Vazio, Destinos - No Centro - Milagres, Deixa Eu Cuidar de Ti, O Inverno, A História da Culpa e da Reclamação, Será que Existe um Convênio Entre a Morte e os Médicos?, Encontro, Luzes, Sumiço e Árvores das Laranjeiras, e a íntegra dos poemas Um Verso, Não Sei, Queda, Ele Traz, Eu Trago e Coragem..., de Zanom (Marcus Zanomia), publicados no blog O Poema Nosso de Cada Dia (2009). www.opoemanossodecadadianosdaihoje.blogspot.com

.

Comentários

Zanom. disse…
Valeu cabra !!! A idade tá chegando, e como diz Aquele poema - Não escaparás !

Postagens mais visitadas deste blog

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Dez passagens de Jorge Amado no romance Mar morto

Jorge Amado “(...) Os homens da beira do cais só têm uma estrada na sua vida: a estrada do mar. Por ela entram, que seu destino é esse. O mar é dono de todos eles. Do mar vem toda a alegria e toda a tristeza porque o mar é mistério que nem os marinheiros mais velhos entendem, que nem entendem aqueles antigos mestres de saveiro que não viajam mais, e, apenas, remendam velas e contam histórias. Quem já decifrou o mistério do mar? Do mar vem a música, vem o amor e vem a morte. E não é sobre o mar que a lua é mais bela? O mar é instável. Como ele é a vida dos homens dos saveiros. Qual deles já teve um fim de vida igual ao dos homens da terra que acarinham netos e reúnem as famílias nos almoços e jantares? Nenhum deles anda com esse passo firme dos homens da terra. Cada qual tem alguma coisa no fundo do mar: um filho, um irmão, um braço, um saveiro que virou, uma vela que o vento da tempestade despedaçou. Mas também qual deles não sabe cantar essas canções de amor nas noites do cais? Qual d