Eric Assmar Trio - Texas Flood
Perambulando é uma seção deste blog destinada a expôr os vídeos que irei registrar nas andarilhadas por aí.
Nesta edição, destaco o show de estreia do Eric Assmar Trio, que rolou ontem, 15.10.09, no projeto Clube do Blues, Groove Bar, Barra, em Salvador-BA. O trio é formado por Rafael Zumaeta no baixo, Ricardo Ubdula na bateria e Eric Assmar na guitarra e vocal. E o projeto, de iniciativa muito massa, traz uma noitada de blues nas quintas do Groove Bar. Já passaram por lá o camarada Luiz Rocha e Ícaro Britto. E este mês ainda tem Lia Chaves e Diego Andrade (Mundiça). Não percam!
Foi o comparsa Lobão que primeiro me falou do prodígio Eric Assmar. Ele foi ao show do Vandex no Segundas Musicais em 2008, e me alertou sobre um certo “moleque”, que entupiu tudo no show, e foi o grande destaque na guitarra. Finalizou com a procedência: é filho de Álvaro Assmar, camarada da Educadora FM, maior nome do blues na Bahia, genial guitarrista e enciclopédia viva do rock e blues. Pronto! Antenas em riba, só fui coletando boas referências a partir daí, até que veio a Cerimônia de Entrega do Prêmio Bahia de Todos os Rocks 2008 (outro só em 2010 - é bienal), em que o Eric tocou ao vivo de novo com o Vandex. Confirmei o potencial do rapaz, mas queria vê-lo tocando blues. Acompanhei seu trabalho nas noites divertidaças do Cavern Beatles no 30s (toda sexta), mas o dia não chegava. Até que surgiu o Clube do Blues, e o trio do rebento sacana foi tocar o bom e velho blues.
O show demorou como a porra pra começar, mas pelo menos o Assmar pai, escolado entertainment, preparou um DVD coletânea só com petardos, o que ajudou a agüentar o atraso, e a preparar um ambiente bluesy. Até que finalmente o trio abriu pocando tudo, com uma versão massa pra Everyday I Have the Blues. Logo depois veio a gruvada Marry You, que você confere logo abaixo.
Eric Assmar Trio - Marry You
Em suma, o show foi bem legal, o clima tava ótimo pra uma estreia, cheio de amigos, familiares e conhecidos, a maioria sentada em cadeiras à beira do palco, como deve ser um clube de blues (parabéns, ‘produça’ do Groove). A banda tava coesa (embora o Ricardo, em alguns momentos, tocou muito forte para as sutilezas do blues), Zuma como sempre um baixista coerente, doido pra fazer a sua Black Music, mas pairando em outros estilos com profissionalismo, e Eric tocando à vontade, careteiro como deve ser um feeling guitar man, buscando a sinergia com os olhares atentos do público a todo instante, cantando bem, sem excessos, comandando a dinâmica com rigor, pra deixar o Assmar pai embiritado e orgulhoso.
Muitos aplausos, bis pra mais de quatro músicas depois, e repertório de vários clássicos como Sweet Home Chicago, Outside Woman Blues, Reelin’ and Rockin’, entre outros. No fim, ficou a sensação boa de ver que o ‘moleque’ tem muito potencial, e que enquanto estiver por aqui em Salvador, irei acompanhar a sua carreira de perto, admirando e dando toques também (como limar a cover de Raul que ficou desastrosa), porque ele também é um grande comparsa. Bota pra frente!
Segue abaixo Bold as Love, do mestre maior Jimi Hendrix, com uma longa lista de agradecimentos (perdoável, é claro!), e uma inusitada versão reggae pro clássico I Got a Woman, de Ray Charles.
Eric Assmar Trio - Bold as Love
Eric Assmar Trio - I Got a Woman
.
Comentários