Pular para o conteúdo principal

Vamos ouvir: Lembra?, de Rafael Castro

Lembra? (2012) - Rafael Castro



Não consegue visualizar o player? Ouça aqui

Release de Nina Lemos, repórter especial da TPM, disponível no site de Rafael Castro:

"

“LEMBRA?” Lembro. Foi há um ano, No Studio SP. Rafael Castro fazia uma pequena participação em um show. Ao meu lado, o compositor Péricles Cavalcanti começou a ter um ataque: “Olha o Rafael, olha o Rafael, isso é rock and roll!”. Não sabia ainda o quanto rock and roll aquele cara com pose setentista podia ser. Mas é. Rafael Castro, o menino de 26 anos que lança seu oitavo (atenção, eu disse oitavo!) disco é um punk caipira.

Prova: esse é seu primeiro disco que você vai poder segurar na mão. Os outros foram lançados na Internet. Esse é o seu primeiro álbum, huum, físico. Rafael reúne em “Lembra” 14 canções de rock com letras de um cronista melancólico, que olha para o mundo e suas desgraças e ri com o canto da boca.

O cronista de Lençóis Paulista é um personagem contador de histórias. Ele vê, em seu passeio “A Menina Careca”. “A menina careca/na quimioterapia/ Desconfia da cura/ com quimioterapia”, um “Surdo Mudo”, “Eu fico olhando aquele surdo mudo/tentando descobrir o que se passa/em sua cabeça sem barulho”. O mesmo trovador punk passeia em um mundo cheio de informação, gente “descolada’, hype (don´t believe, porque Rafael não acredita) e continua sorrindo desconfiado. “Até ouvi um papo de moda/De algo que cê viu na televisão/Não sei se é roupa ou remédio/Devia ser importante pra dedéu./Eu só conseguia dizer: ah, é? Ah, tá...”.

Agora, deixe as letras de lado e LEMBRA, Rafael Castro gravou todos os instrumentos desse disco, que também foi produzido por ele, em um estúdio que mantém na casa dos pais em Lençóis Paulista. Sim, ele fez tudo, tudo, tudo. Cantou, escreveu, tocou, gravou. E também quebrou palcos e guitarras. “Eu agora tenho uma banda para fazer shows, não adianta, sempre quebro uma guitarra, e já quebrei palco também”, ele conta, com o jeito calmo do punk caipira. E quem arruma as guitarras? Quem? Ele mesmo.

Rafael faz tudo, como bom adepto da filosofia do “faça você mesmo”. Mas também sabe que os amigos são importantes. O disco tem participação de alguns dos principais nomes da cena paulista, como Tulipa Ruiz, Leo Cavalcanti, Pélico, Christian Camilo e Mauricio Pereira.

Mas não, Rafael não faz parte de nenhuma cena. Ele é o trovador punk caipira de Lençóis Paulista que compõe uma musica atrás da outra, para depois cantar com ironia fina. Rafael Castro é rock and roll.
"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seleta: Ramones

A “ Seleta: Ramones ” destaca as 154 músicas (algumas dobradas em versões ao vivo) que mais gosto da banda nova-iorquina, presentes em 19 álbuns da sua discografia (os prediletos são “ Ramones ”, “ Loco Live ”, “ Mondo Bizarro ”, “ Road to Ruin ” e “ Rocket to Russia ”). Ouça no Spotify aqui [não tem todas as músicas] Ouça no YouTube aqui Os 19 álbuns participantes desta Seleta 01) The KKK Took My Baby Away [Pleasant Dreams, 1981] 02) Needles and Pins [Road to Ruin, 1978] 03) Poison Heart [Mondo Bizarro, 1992] 04) Pet Sematary [Brain Drain, 1989] 05) Strength to Endure [Mondo Bizarro, 1992] 06) I Wanna be Sedated [Road to Ruin, 1978] 07) It's Gonna Be Alright [Mondo Bizarro, 1992] 08) I Believe in Miracles [Brain Drain, 1989] 09) Out of Time [Acid Eaters, 1993] 10) Questioningly [Road to Ruin, 1978] 11) Blitzkrieg Bop [Ramones, 1976] 12) Rockaway Beach [Rocket to Russia, 1977] 13) Judy is a Punk [Ramones, 1976] 14) Let's Dance [Ramones, 1976] 15) Surfin' Bi...

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão...

Seleta: World Music

Imagem de Freepik Para embalar o movimento que faz girar o balão frágil em que vivemos, experimentar sotaques, timbres, cores e temperos além do óbvio, transpor fronteiras imaginárias e aguçar a curiosidade planetária para se reconhecer tão humano quanto o outro (não há estrangeiro, pois terráqueos é o que somos), confira as 05 playlists de World Music da Seleta , com Gipsy Kings , Habib Koité , Salif Keita ,  Björk  e  Israel Kamakawiwo'ole . Entre 2021 e 2024 , selecionei 381 músicas prediletas, presentes em 63 álbuns , 12 singles e 03 EPs , um acervo multicultural e diverso. PS: Esse post será atualizado a cada nova Seleta World Music criada. Seleta: Gipsy Kings (2024) 90 músicas | 14 álbuns Ouça aqui Seleta: Habib Koité (2021) 66 músicas | 06 álbuns Ouça aqui Seleta: Salif Keita (2024) 77 músicas | 17 álbuns Ouça aqui Seleta: Björk (2024) 110 músicas | 19 álbuns, 12 singles e 03 EPs Ouça aqui Seleta: Israel Kamakawiwo'ole (2024) 38 músicas | 07 álbuns Ouça aqui