Pular para o conteúdo principal

revista piauí — Uma antologia literária — Vol II (org. Emmanuel Mirdad)

"capa"


"contracapa"



ÍNDICE

A liberdade de ver os outros . David Foster Wallace
Este texto foi tirado de seu discurso de paraninfo para formandos do Kenyon College, há três anos
leia no site da piauí aqui

Glória e perdição . Consuelo Dieguez
Como uma operação da Polícia Federal contra o tráfico de drogas com ares de filme épico terminou em chanchada
leia no site da piauí aqui

Acerto de contas . Andrew Solomon
O pai de um matador procura respostas
Só para assinantes da revista piauí aqui

Natasha . Vladimir Nabokov
A experiência metafísica e visionária de uma donzela russa
leia no site da piauí aqui

O morto e o vivo . Douglas Duarte
“Sim, filho, efetivamente sou eu. Eu sou Mario Terán e eu matei Che Guevara”
leia no site da piauí aqui

Filhos da guerra suja . Francisco Goldman
Os órfãos roubados na ditadura argentina
leia no site da piauí aqui

O papa-defunto . Thomas Lynch
No interior dos Estados Unidos, um profissional da morte relata: “Aqui, na minha pequena cidade, como em toda parte do mundo, morre-se muito. Se não fosse assim, não teria como pagar as minhas contas. Cuido dos mortos. Mas os mortos não ligam.”
leia no site da piauí aqui

O tesouro, o mercador, o ditador e sua amante . Patrick Radden Keefe
Como um bilionário israelense conquistou o controle de uma jazida colossal na Guiné e o dividiu com a Vale
Só para assinantes da revista piauí aqui

Minha dor não sai no jornal . Nilton Claudino
Fui morar numa favela para fazer uma reportagem sobre as milícias. Fui descoberto, torturado e humilhado. Perdi minha mulher, meus filhos, os amigos, a casa, o Rio, o sol, a praia, o futebol, tudo
leia no site da piauí aqui

O bar do McSorley . Joseph Mitchell
A história de um clássico de Nova York
leia no site da piauí aqui

Pronto, falei . Jonathan Franzen
Enquanto tuitamos, mandamos torpedos e gastamos dinheiro, o mundo caminha para a catástrofe
leia no site da piauí aqui

Romance virtual . Emily Witt
O namoro pela internet destruiu minha noção de mim mesma como alguém que eu conheço e compreendo, e que consigo expressar em palavras
leia no site da piauí aqui

No dorso instável de um tigre . Fernanda Torres
O pânico de ser atriz vem da autoconsciência, do julgamento de si mesmo, da expectativa e de qualquer ruído que lembre o quão inútil é a profissão
leia no site da piauí aqui

O que aprendemos, se é que aprendemos alguma coisa? . Tony Judt
De que serve o culto moralista da memória? Para que repetir “nunca mais” se a tortura de Estado voltou e é defendida por políticos e intelectuais?
leia no site da piauí aqui

Miriam . Rubem Fonseca
Miriam, a mulher com um problema na garganta
leia no site da piauí aqui

O 34 . Alejandro Zambra
Lembranças de um colega repetente
leia no site da piauí aqui

No epicentro da barafunda . Mario Sergio Conti
Os cronistas entre a medida do homem ao rés do chão e a desmedida industrial da televisão
Só para assinantes da revista piauí aqui

How do you do, Dutra? . Antonio Prata
É mais arriscado [e divertido] ir de São Paulo ao Rio de carro do que remar da África a Salvador
leia no site da piauí aqui

Última ceia . Dorrit Harazim
Philip Workman pediu uma pizza vegetariana na hora de morrer
leia no site da piauí aqui

Aquele que nunca vira o mar . Jean-Marie Gustave Le Clézio
Não havia ninguém ali, ninguém além do mar, e Daniel estava livre
leia no site da piauí aqui

Pelada no palco . Diablo Cody
Minha crise dos 25 anos pesou no estômago como um cheeseburger duplo. Essa é uma das razões para ter me dedicado ao strip-tease
leia no site da piauí aqui




Onze da noite é hora dos solitários . Francisco Jaime Alves Barbosa
O cotidiano do balconista da seção de frios num supermercado de bacana
leia no site da piauí aqui

O funeral da memória . Catherine Herszberg
Uma visita a Auschwitz, 65 anos depois da libertação pelo Exército Vermelho
leia no site da piauí aqui

Para deixar de apanhar . Tom Zé
Minhas aulas com sapatos, espingardas e velocípedes para deixar de apanhar
leia no site da piauí aqui

O cheiro da pobreza . Mario Vargas Llosa
O objeto que representa a civilização e o progresso não é o livro, o telefone, a Internet ou a bomba atômica. É a privada
leia no site da piauí aqui

O dilema de Salter . Alejandro Chacoff
Um dos melhores escritores norte-americanos do século XX lidou até o fim com a frustração de não ser famoso
leia no site da piauí aqui

O poeta e o mundo . Wisława Szymborska
Nove poemas da polonesa que, em 1996, ganhou o Prêmio Nobel da Literatura
leia no site da piauí aqui

A poeta e a pedra . Eucanaã Ferraz & Wisława Szymborska
Despedida
leia no site da piauí aqui

Deus e o Diabo — Ano I . Eduardo Escorel
Glauber Rocha no turbilhão de 1964
Só para assinantes da revista piauí aqui

Nem vivos nem mortos . Noemi Jaffe & Liwia Jaffe
Os campos de concentração são a fome; mais do que tudo é ela a determinante de todos os outros acontecimentos, belos ou horríveis
leia no site da piauí aqui

Bonjour, tristesse . Ana Cássia Rebelo
É isto um bom dia: eu, livre de calamitosos delírios, aceitando a vida em toda a sua bela tranquilidade, não querendo, não esperando absolutamente mais nada
leia no site da piauí aqui

Eu, um Velho . Roger Angell
Como é viver aos 90
leia no site da piauí aqui

A realidade corre risco . Werner Herzog
Como a internet, o photoshop e os efeitos digitais afetam o nosso senso de realidade
leia no site da piauí aqui

Tudo é sempre igual . Karl Ove Knausgård
Nunca expresso o que realmente penso, o que realmente quero dizer, mas sempre concordo mais ou menos com o que meu interlocutor diz, finjo que o que ele diz me interessa
leia no site da piauí aqui

No país do grande e amado Peterson . Tariq Ali
Intelectual paquistanês relembra as duas vezes em que esteve na Coreia do Norte, a convite do ditador Kim Il Sung: “Nunca em toda a minha vida senti tamanha aversão a um personagem político de esquerda”
leia no site da piauí aqui

Tentei fazer com meu filho o que o meu pai não conseguiu fazer comigo . Ozzy Osbourne
Sei o que vai estar escrito na minha lápide: “Aqui jaz Ozzy Osbourne, o cantor do Black Sabbath que arrancou a cabeça de um morcego com uma só dentada.”
leia no site da piauí aqui

Quixote venceu . Roberto Andrés
Memórias e dúvidas metafísicas de um torcedor do Galo diante da glória
leia no site da piauí aqui

Se eu fosse mais disciplinado, poderia ter sido músico . Clint Eastwood
Vivemos numa geração mariquinha. Talvez isso tenha surgido quando as pessoas começaram a se perguntar qual o sentido da vida
leia no site da piauí aqui

Escrever é fácil! . Steve Martin
Basta morar na Califórnia. Ou você consegue imaginar sete anões felizes na úmida Czechoslováquia?
leia no site da piauí aqui

Último telefonema para o cronópio . Reinaldo Moraes
Como Julio Cortázar mudou minha vida
Só para assinantes da revista piauí aqui


---------

revista piauí – Uma antologia literária – Vol II
Org. Emmanuel Mirdad

Seleção finalizada em fevereiro de 2016, com 40 textos de 41 autores em 33 edições (2006 a 2015).

33 edições:

Edição 1 | Outubro de 2006
Edição 2 | Novembro de 2006
Edição 3 | Dezembro de 2006
Edição 5 | Fevereiro de 2007
Edição 7 | Abril de 2007
Edição 8 | Maio de 2007
Edição 9 | Junho de 2007
Edição 11 | Agosto de 2007
Edição 12 | Setembro de 2007
Edição 22 | Julho de 2008
Edição 25 | Outubro de 2008
Edição 26 | Novembro de 2008
Edição 30 | Março de 2009
Edição 44 | Maio de 2010
Edição 59 | Agosto de 2011
Edição 66 | Março de 2012
Edição 67 | Abril de 2012
Edição 68 | Maio de 2012
Edição 69 | Junho de 2012
Edição 71 | Agosto de 2012
Edição 72 | Setembro de 2012
Edição 75 | Dezembro de 2012
Edição 77 | Fevereiro de 2013
Edição 80 | Maio de 2013
Edição 82 | Julho de 2013
Edição 84 | Setembro de 2013
Edição 86 | Novembro de 2013
Edição 90 | Março de 2014
Edição 93 | Junho de 2014
Edição 94 | Julho de 2014
Edição 95 | Agosto de 2014
Edição 100 | Janeiro de 2015
Edição 106 | Julho de 2015

10 anos contemplados:

08 textos de 07 edições de 2012: 66, 67, 68*, 69, 71, 72 e 75

07 textos de 04 edições de 2014: 90**, 93, 94* e 95

07 textos de 06 edições de 2007: 05, 07, 08, 09, 11 e 12*

05 textos de 05 edições de 2013: 77, 80, 82, 84 e 86

04 textos de 03 edições de 2006: 01, 02* e 03

04 textos de 03 edições de 2008: 22, 25* e 26

02 textos de 02 edições de 2015: 100 e 106

01 texto de 01 edição de 2011: 59

01 texto de 01 edição de 2009: 30

01 texto de 01 edição de 2010: 44

*Edições com 02 textos selecionados

**Edições com 03 textos selecionados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez poemas de Carlos Drummond de Andrade no livro A rosa do povo

Consolo na praia Carlos Drummond de Andrade Vamos, não chores... A infância está perdida. A mocidade está perdida. Mas a vida não se perdeu. O primeiro amor passou. O segundo amor passou. O terceiro amor passou. Mas o coração continua. Perdeste o melhor amigo. Não tentaste qualquer viagem. Não possuis casa, navio, terra. Mas tens um cão. Algumas palavras duras, em voz mansa, te golpearam. Nunca, nunca cicatrizam. Mas, e o humour ? A injustiça não se resolve. À sombra do mundo errado murmuraste um protesto tímido. Mas virão outros. Tudo somado, devias precipitar-te — de vez — nas águas. Estás nu na areia, no vento... Dorme, meu filho. -------- Desfile Carlos Drummond de Andrade O rosto no travesseiro, escuto o tempo fluindo no mais completo silêncio. Como remédio entornado em camisa de doente; como dedo na penugem de braço de namorada; como vento no cabelo, fluindo: fiquei mais moço. Já não tenho cicatriz. Vejo-me noutra cidade. Sem mar nem derivativo, o corpo era bem pequeno para tanta