Pular para o conteúdo principal

O oco-transbordo, de Tiganá Santana

Tiganá Santana
Foto: Rodrigo Sombra | Arte: Mirdad

Reconhecido como cantor e compositor, com dois álbuns lançados, o soteropolitano do mundo Tiganá Santana começou mesmo na poesia, a origem, tua raiz. O dom primeiro deste talentoso amigo, por incrível que pareça, não é sua voz poderosa, e sim o dom da palavra, que ele tem respeito e reverência declarada, e esmera cada linha que escreve. Mas a música captou-o mais forte, e a produção dos versos foi se encontrar enquanto matéria pública na forma de canções.

Insisti como pude em cada encontro ("Irmão, você tem que ser publicado") e, finalmente, este ano, em uma digna forma artesanal, chega ao mundo "O oco-transbordo" (Rubra Cartoneira Editorial, 2013), o seu primeiro livro e de poemas, como sempre destinou-se a ser. Abaixo, as pílulas do recomeço do meu nobre irmão:


Parte I
Leia aqui
"A morte
é o que a sinopse
não abordou"

-----------

Parte II
Leia aqui
"A espera detona os explosivos por não pertencer ao tempo. E, no que não pertence ao tempo, repassa-o às mãos da realidade"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seleta: Ramones

A “ Seleta: Ramones ” destaca as 154 músicas (algumas dobradas em versões ao vivo) que mais gosto da banda nova-iorquina, presentes em 19 álbuns da sua discografia (os prediletos são “ Ramones ”, “ Loco Live ”, “ Mondo Bizarro ”, “ Road to Ruin ” e “ Rocket to Russia ”). Ouça no Spotify aqui [não tem todas as músicas] Ouça no YouTube aqui Os 19 álbuns participantes desta Seleta 01) The KKK Took My Baby Away [Pleasant Dreams, 1981] 02) Needles and Pins [Road to Ruin, 1978] 03) Poison Heart [Mondo Bizarro, 1992] 04) Pet Sematary [Brain Drain, 1989] 05) Strength to Endure [Mondo Bizarro, 1992] 06) I Wanna be Sedated [Road to Ruin, 1978] 07) It's Gonna Be Alright [Mondo Bizarro, 1992] 08) I Believe in Miracles [Brain Drain, 1989] 09) Out of Time [Acid Eaters, 1993] 10) Questioningly [Road to Ruin, 1978] 11) Blitzkrieg Bop [Ramones, 1976] 12) Rockaway Beach [Rocket to Russia, 1977] 13) Judy is a Punk [Ramones, 1976] 14) Let's Dance [Ramones, 1976] 15) Surfin' Bi...

Flikids 2024

A Flikids é uma festa dedicada ao universo da criança, que surge para valorizar e destacar a literatura infantil, produzida por adultos e autores mirins, bem como outros artistas que trabalham a interseção das artes com a literatura, para promover espetáculos infantis e oficinas que estimulem a formação de novos leitores e o hábito da leitura como lazer e afinidade entre os membros da família. Nos eventos literários pelo país, geralmente a programação para crianças é apresentada como uma das partes dos eventos, alternativa. Já a Flikids é exclusiva para esse público: destaca a produção da literatura infantil nos seus vários formatos e temas, como programação principal. A 1 ª edição da Flikids acontece em 19 e 20 de outubro na Caixa Cultural Salvador , patrocinada pela Caixa e Governo Federal , com a realização da Bahia Eventos e  Mirdad Cultura , coordenação geral de Emmanuel Mirdad e curadoria de Emília Nuñez e Ananda Luz . As curadoras comentam a programação  aqui ...

Fifi #06 [Brasil]

Siga: @frases_fifi Seleção e cards:  @emmanuelmirdad