Pular para o conteúdo principal

Composições de Emmanuel Mirdad: Someday I’ll Escape


Fusão do ritmo nyabinghi com levada mais acelerada quase rock de Iuri Carvalho e linha de baixo mântrica de Fabrício Mota. A canção é a mais diferente e contemporânea do repertório Orange Roots, e apresenta o inusitado da sanfona de Tadeu Mascarenhas associada ao violão de nylon e os arranjos experimentais de guitarra no efeito reverso de Emmanuel Mirdad. O cantor Jahgun comprova a sua ampla plasticidade vocal, do grave ao agudo berro no final. A letra versa sobre um ser que se sente escravo da máquina social, usa uma profunda máscara que não é sua, e afirma que poderia ser ele mesmo se fosse melhor que a fome, nalgum dia que irá escapar.

Ouça no YouTube aqui

Ouça no Spotify aqui

Ouça no YouTube aqui

Ouça na Apple Music aqui

Ouça no Deezer aqui

Someday I’ll Escape
(Emmanuel Mirdad)
BR-N1I-15-00004

I’m money, I’m work, I’m a deep mask that isn’t mine
What are they doing to me? Who am I?
What can save me? Everyday I can’t be my own face

Actually I’m love, I’m a poet, I’m life
What are they doing to everyone?
They will destroy who can be true
Everyday I see more lies

I would be myself if I were better than the hunger
I don’t need to eat, just to have power and titles
Who am I? Who am I?
I’m a slave of society’s machine, but someday I’ll escape

I’ll escape...

I escaped!

Faixa 09 – Orange Roots – Fluid (2019) | Composta por Emmanuel Mirdad | Produzida por Emmanuel Mirdad & Átila Santtana | Jahgun – voz | Átila Santtana – guitarra | Iuri Carvalho – bateria | Fabrício Mota – baixo | Tadeu Mascarenhas – sanfona | Participação: Emmanuel Mirdad (violão e guitarra reverso) | Gravado por Átila Santtana no seu home studio & Tadeu Mascarenhas no Estúdio Casa das Máquinas, Salvador, Bahia, Brasil | Mixado e masterizado por Tadeu Mascarenhas no Casa das Máquinas | Arte: Max Fonseca | Foto: Karim Saafir

Composta por Emmanuel Mirdad em 13/07/2001.

Melodia de 26/06/1999.

Curiosidades:

– “Someday I’ll Escape” e as suas reciclagens:

1) Na época dos festejos de São João em 1999, estava acampando na Chapada Diamantina com uma paquera, mas pensando noutra mulher. Com uma desculpa esfarrapada, voltou para Salvador e se organizou para viajar a Euclides da Cunha. Passagem comprada, expectativa em alta, e a vida pregou uma peça miserável: sofreu uma crise aguda de rinite alérgica, que o impossibilitou de viajar e o obrigou a ficar em Salvador, solitário e tedioso. Nesse claustro forçado, restou o violão. Um ambiente propício para Emmanuel Mirdad compor, por intuição, em 26/06/1999, uma bela melodia depressiva.

2) Com preguiça de escrever novos versos, adequou a melodia à letra “Metáfora”, escrita no 1º semestre de 1999. Meses depois, Emmanuel Mirdad renomeou a canção de “Desejo do Filho”. Em dezembro de 1999, foi gravada no projeto Pássaros de Libra (o arranjo de André Magalhães modificou a essência depressiva para uma “new-age” que virava um forró), encerrando o álbum “O Primeiro Equilíbrio” (2000).

3) O álbum do projeto Pássaros de Libra foi engavetado e “Desejo do Filho” foi condenada. No ano 2000, a melodia foi reaproveitada na canção “Old Day”, que fez parte do repertório embrionário do então projeto de banda Orange Poem, mas nunca foi ensaiada. PS: A versão final da letra de “Desejo do Filho”, após diversas revisões, foi eternizada como a canção “Fantoche”, composta por Emmanuel Mirdad em 29/04/2007 com outra melodia, e lançada no EP ID em 2008 (conheça aqui).

4) 13 de julho de 2001. Sem conseguir trabalho e esperando para ser chamado de segunda lista na faculdade, briga com os pais que o mantinham. O acúmulo de frustrações inspira a criação, diretamente em inglês, do poema “Someday I Escape” (ainda era “algum dia eu escapo” ao invés do “eu escaparei – I’ll escape”). Gosta do resultado e analisa músicas do repertório (mais uma vez, preguiça de compor algo novo). A melhor melodia que encaixa no poema é a que foi criada em 26/06/1999. Assim, Emmanuel Mirdad descarta “Old Day” e compõe “Someday I Escape” numa sexta-feira 13, Dia Mundial do Rock do ano 2001.

5) Julho, novamente. Dessa vez, 2006. No dia 07, Emmanuel Mirdad modificou “Someday I Escape” para a definitiva “Someday I’ll Escape”.

– “Someday I’ll Escape” fez parte de repertórios “lado B” da Orange Poem, a maior parte considerada como “bônus track voz e violão”, mas nunca foi tocada pela banda. No dia 12/07/2006, acompanhada por “Flowers to the Sun”, “Small & Dangerous”, “A Reflex, A Nightmare”, “My Impossible Wife” e “Deep”, migrou para o repertório Sad Child.

– “Someday I’ll Escape” fez parte do repertório do grupo folk Sad Child em 2006 (sem shows, só ensaios), e foi registrada numa demo, que não foi divulgada. Todas as vozes do grupo a cantavam em uníssono: Glauber Guimarães, Rodrigo “John” Pinheiro, Ivana Vivas, Cris Siquara e Emmanuel Mirdad.

– “Pílula Azul” é uma versão de “Someday I’ll Escape” para piano solo, composta em 2008. Ouça aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Dez passagens de Jorge Amado no romance Mar morto

Jorge Amado “(...) Os homens da beira do cais só têm uma estrada na sua vida: a estrada do mar. Por ela entram, que seu destino é esse. O mar é dono de todos eles. Do mar vem toda a alegria e toda a tristeza porque o mar é mistério que nem os marinheiros mais velhos entendem, que nem entendem aqueles antigos mestres de saveiro que não viajam mais, e, apenas, remendam velas e contam histórias. Quem já decifrou o mistério do mar? Do mar vem a música, vem o amor e vem a morte. E não é sobre o mar que a lua é mais bela? O mar é instável. Como ele é a vida dos homens dos saveiros. Qual deles já teve um fim de vida igual ao dos homens da terra que acarinham netos e reúnem as famílias nos almoços e jantares? Nenhum deles anda com esse passo firme dos homens da terra. Cada qual tem alguma coisa no fundo do mar: um filho, um irmão, um braço, um saveiro que virou, uma vela que o vento da tempestade despedaçou. Mas também qual deles não sabe cantar essas canções de amor nas noites do cais? Qual d