Pular para o conteúdo principal

Flimina 2024



A Flimina é a 1ª festa literária com uma programação 100% formada por mulheres. É a festa que prioriza a mulher na literatura, seja como autora, professora, pesquisadora, leitora, booktuber, influencer, etc., o que a mulher quiser na sua relação com a arte literária.

Cada vez mais há novas autoras no mercado, na produção de conteúdo nas redes sociais, assim como leitoras e clube de leituras para priorizar a escrita de mulheres. Nos vários eventos literários pelo país, são elas que lotam as plateias, compram e consomem livros. 

A Flimina surge para destacar ainda mais esse belo movimento: a contribuição da mulher para a literatura é vasta, relevante e interessante; decisiva para a cultura brasileira.




O objetivo principal da Flimina é valorizar e destacar a literatura produzida pelas mulheres. Trazer essa produção literária para um lugar de destaque, e não apenas uma parte da programação de uma grande festa ou bienal. Promover o encontro das leitoras e leitores com as autoras, propiciar a possibilidade de ganhar um autógrafo e uma selfie com a artista, estimular a venda, consumo e valorização de livros, realizar mesas com temas interessantes, que possam repercutir nas redes, entregar um evento criativo, interessante, bem-feito e esteticamente bonito, para alegria e conforto do público e a satisfação do patrocinador por investir num evento que deixa um legado.

Com a curadoria da professora, jornalista e pesquisadora Edma de Góis (que fez a curadoria da Flipf em 2023), patrocinada pela CAIXA e Governo Federal, é a estreia da produtora Mirdad Cultura, que realiza a festa ao lado da experiente e representativa Bahia Eventos. Sexta e sábado, 08 e 09 de março de 2024, na CAIXA Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57, Centro), com estacionamento gratuito ao lado do casarão. Os ingressos gratuitos se esgotaram em 6 minutos, mas há possibilidade de novos ingressos, caso as pessoas que pegaram os ingressos não apareçam (a oferta será presencial e de acordo com a ordem de chegada).

A Flimina promete inspirar e empoderar mulheres na literatura e além dela.




Programação
(Texto da curadora Edma de Góis)

Sexta-feira, 08 de março de 2024



19h
Mesa 01: “Por que lutamos?”
Mediação: Suzane Lima Costa

Os desafios ambientais e sociais que enfrentamos neste século pautam a vida das duas mulheres que comparecem à mesa de abertura de nossa programação. Trabalho e ativismo se entrelaçam nas trajetórias da jornalista, escritora e documentarista Eliane Brum, e Yacunã Tuxá, artista do povo indígena Tuxá de Rodelas (BA), que usa tecnologia e mídias na luta em defesa da sustentabilidade do planeta por nós habitado e dos povos originários. Como tem sido defender as vidas humanas e não humanas por meio das artes e do “jornalismo do centro do mundo”, como Brum tem dito? Como fazer com que tais defesas sejam assunto de todas as pessoas? Quais recursos elas têm utilizado para realizar seus trabalhos? São algumas das perguntas que nortearão esta conversa do primeiro dia da Flimina, que tem como proposta trazer ao público trabalhos de referência produzidos por mulheres no campo da literatura, das artes em geral e da comunicação.

---------

Sábado, 09 de março de 2024


10h
Mesa 02: “Criar mundos ficcionais”
Mediação: Mônica Menezes

Como nascem as ficções produzidas por mulheres? De onde partem os temas capazes de formar uma legião de leitores, projetando os nomes de suas autoras? Essas indagações são o ponto de partida da conversa entre a escritora Aline Bei, um dos nomes mais proeminentes de sua geração, autora de Pequena Coreografia do Adeus (Cia das Letras, 2021) e O peso do pássaro morto (Nós, 2017) e Karina Buhr, artista consolidada na música e que lançou seu primeiro romance Mainá em 2022. Além de Mainá, Karina é autora do livro de poemas Desperdiçando rima (Rocco, 2015) e é colunista da revista Continente.

-----
 
14h
Mesa 03: “Escrever no mundo digital”
Mediação: Mariana Paiva

As plataformas digitais têm sido fundamentais para formar e informar novas gerações de escritoras em todo o país. Produção de poesia, divulgação literária e cursos e oficinas de formação de escritoras são alguns dos conteúdos que encorajam mais e mais mulheres a ocuparem as redes sociais, o que altera os modos de circulação literária e faz surgir novos agentes nesse campo. Esta conversa reúne dois nomes de destaque na produção de poesia e na divulgação de autoras negras na internet, a escritora Ryane Leão, autora de Tudo nela queima e brilha (2017), e a escritora e poeta, Lorena Ribeiro, criadora de conteúdo no YouTube e Instagram no projeto literário Passos entre Linhas.

-----

17h
Mesa 04: “O que pode a palavra”
Mediação: Fernanda Miranda

Criação artística, literatura escrita por mulheres e o que pode a poesia diante dos desafios no mundo são os principais eixos dessa conversa, que reúne a multiartista Elisa Lucinda, finalista do Prêmio Jabuti 2022 por Quem me leva para passear, e a escritora e ativista baiana Jovina Souza, autora de O amor não está (2019) e O levante da fênix (2021), e também reconhecida pelo seu trabalho em projetos de identidade voltados para o cuidado da autoestima de negras e negros.




Edma de Góis

Jornalista, doutora e mestre em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB), com extensa experiência de pesquisa na Universidade do Minho (Portugal). Com uma trajetória de vinte anos dedicada à pesquisa literária, ela também é professora, colaboradora de diversas publicações especializadas e editora. Contribuiu para a curadoria coletiva da 4ª edição da FliPF 2023 em Praia do Forte/BA e desempenhou o papel de mediadora na programação principal da Flip em 2022.

Realizou pós-doutorado em Literatura e Cultura na Universidade Federal da Bahia (BA) e, atualmente, está envolvida em sua segunda pesquisa de pós-doutorado na Universidade do Estado da Bahia, onde também leciona no Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens.




A Flimina pretende reunir artistas e pensadoras que tenham a palavra como instrumento artístico, de mobilização e transformação social. Nas artes em geral e na literatura em particular, aprendemos com diferentes gerações de produtoras mulheres que qualquer lugar, tempo e suporte podem abrigar suas ideias, a exemplo do que fizeram Stella do Patrocínio, Carolina Maria de Jesus e tantas outras artistas, contrariando suas biografias marcadas pelo racismo e pela violência de gênero. 

A Flimina promoverá diálogos entre artistas e intelectuais sobre temas que pulsam em seus livros e convidam leitoras e leitores a refletirem juntos: o que pode a literatura diante de um mundo de tanto desafios; como as ficções podem nos fazer imaginar outros mundos, fiando o futuro sem desfazer-se do passado; a internet e as redes sociais como amplificações das vozes de mulheres na poesia e na prosa, o combate às fakenews e os feminismos que convocam a sociedade em geral para a luta.

Acreditamos que os temas que serão abordados na Flimina se adequam à identidade institucional do patrocinador, pois é uma oportunidade para exercermos a cidadania, com respeito à diversidade de ideias, conduzidas de forma ética em debate de interesse do público. A 1ª edição da Flimina se alinha às diretrizes da Política Cultural da CAIXA, pois oferece à sociedade conteúdo de qualidade literária, difusão e promoção de ideias e arte, que proporcionem experiências transformadoras, valorizando a cultura brasileira, com representatividade regional & democrática, numa programação plural, inovadora e com inclusão social, que proporcione desenvolvimento humano da nossa sociedade e a melhor experiência para o público.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Dez passagens de Jorge Amado no romance Mar morto

Jorge Amado “(...) Os homens da beira do cais só têm uma estrada na sua vida: a estrada do mar. Por ela entram, que seu destino é esse. O mar é dono de todos eles. Do mar vem toda a alegria e toda a tristeza porque o mar é mistério que nem os marinheiros mais velhos entendem, que nem entendem aqueles antigos mestres de saveiro que não viajam mais, e, apenas, remendam velas e contam histórias. Quem já decifrou o mistério do mar? Do mar vem a música, vem o amor e vem a morte. E não é sobre o mar que a lua é mais bela? O mar é instável. Como ele é a vida dos homens dos saveiros. Qual deles já teve um fim de vida igual ao dos homens da terra que acarinham netos e reúnem as famílias nos almoços e jantares? Nenhum deles anda com esse passo firme dos homens da terra. Cada qual tem alguma coisa no fundo do mar: um filho, um irmão, um braço, um saveiro que virou, uma vela que o vento da tempestade despedaçou. Mas também qual deles não sabe cantar essas canções de amor nas noites do cais? Qual d