Pular para o conteúdo principal

Produções de Emmanuel Mirdad: Ano 2024


Em 2024, a Mirdad Cultura e a produtora parceira Bahia Eventos realizaram a 1ª edição de dois eventos projetados em 2023: a Flikids, Festa da Literatura Infantil, e a Flimina, Festa das Mulheres na Literatura. Ambos foram criados por mim e contemplados no edital da Caixa Cultural, inscritos pela sócia Bahia Eventos.

A Flikids aconteceu em outubro, para encantar os pequenos e suas famílias no mês da criança, com a curadoria de Emília Nuñez e Ananda Luz. Foram três dias de contação de histórias, bate-papo com autor, oficina, apresentações e autógrafos na Caixa Cultural Salvador, com muita troca de saberes e diversão. Inauguramos assim a marca de um evento que ser grande, uma festona com muita programação, e estamos trabalhando para isso. Assim como a Flimina, que também estreou no casarão histórico da rua Carlos Gomes, com patrocínio da Caixa e Governo Federal e curadoria da professora Edma de Góis, nas comemorações do Dia Internacional da Mulher em março. Foram quatro mesas de temas variados, com as presenças ilustres de autoras nacionais e locais, ingressos esgotados em seis minutos. Haja demanda para conteúdo produzido por mulheres na Bahia e no Brasil, e a Flimina quer atendê-la.

A Mirdad Cultura também elaborou novos projetos com parceiros variados, e estamos na luta para captação de patrocínio. Além da consolidada parceria com a Bahia Eventos, destaco os trabalhos desenvolvidos com a família Schommer e com a produtora Fontes de Negócios, do competente Thiago (passamos um projeto no edital da Caixa Cultural e já estamos em plena produção do evento que estreia em janeiro de 2025 em Salvador — vai ter etapa em Fortaleza também).

Além da Mirdad Cultura, em 2024 prestei serviço e fiz a coordenação das curadorias da Flica e da Fli, a convite da prezada Vanessa Dantas e a sua equipe da Fundação Hansen Bahia e Sarça Comunicação, e o trabalho deu resultado, com mesas lotadas, satisfação do público e patrocinadores.

Por fim, fiz produções musicais em 2024, como a gravação de um single da cantora e compositora Andrezza, a criação e pré-produção do show Gal para Dançar e as audições com cantoras maravilhosas para a banda Diamba se renovar em 2025 (a escolhida é uma rainha, canta muito e vai emocionar o público).


Flikids 2024

A Flikids é uma festa dedicada ao universo da criança, que surge para valorizar e destacar a literatura infantil, produzida por adultos e autores mirins, bem como outros artistas que trabalham a interseção das artes com a literatura, para promover espetáculos infantis e oficinas que estimulem a formação de novos leitores e o hábito da leitura como lazer e afinidade entre os membros da família.

Nos eventos literários pelo país, geralmente a programação para crianças é apresentada como uma das partes dos eventos, alternativa. Já a Flikids é exclusiva para esse público: destaca a produção da literatura infantil nos seus vários formatos e temas, como programação principal.

A 1ª edição da Flikids aconteceu de 18 a 20 de outubro na Caixa Cultural Salvador, com a realização da Bahia Eventos e Mirdad Cultura e curadoria de Emília Nuñez e Ananda Luz.





Patrocinadores – Caixa | Governo Federal

Funções – Coordenador Geral | Criação do projeto | Sócio da marca

Info – Vídeo oficial – veja aqui e aqui | Ao vivo no Jornal da Manhã (TV Bahia) – veja aqui | Ao vivo no Bahia Meio Dia (TV Bahia) – veja aqui | Matéria no Jornal da Manhã (TV Bahia) – veja aqui | Entrevista no Boa Tarde Bahia (BandNews FM) – veja aqui | Info aqui | Fotos aqui | Instagram 

PS: As fotos oficiais acima são da Evidence Movie

-----


Flimina 2024

A Flimina é a 1ª festa literária com uma programação 100% formada por mulheres. É a festa que prioriza a mulher na literatura, seja como autora, professora, pesquisadora, leitora, booktuber, influencer, etc., o que a mulher quiser na sua relação com a arte literária.

Cada vez mais há novas autoras no mercado, na produção de conteúdo nas redes sociais, assim como leitoras e clube de leituras para priorizar a escrita de mulheres. Nos vários eventos literários pelo país, são elas que lotam as plateias, compram e consomem livros. A Flimina surge para destacar ainda mais esse belo movimento: a contribuição da mulher para a literatura é vasta, relevante e interessante; decisiva para a cultura brasileira.

O objetivo principal da Flimina é valorizar e destacar a literatura produzida pelas mulheres. Trazer essa produção literária para um lugar de destaque, e não apenas uma parte da programação de uma grande festa ou bienal. Promover o encontro das leitoras e leitores com as autoras, propiciar a possibilidade de ganhar um autógrafo e uma selfie com a artista, estimular a venda, consumo e valorização de livros, realizar mesas com temas interessantes, que possam repercutir nas redes, entregar um evento criativo, interessante, bem-feito e esteticamente bonito, para alegria e conforto do público e a satisfação do patrocinador por investir num evento que deixa um legado.

Com a curadoria da professora, jornalista e pesquisadora Edma de Góis, a 1ª edição da Flimina foi a estreia da produtora Mirdad Cultura, que realizou a festa ao lado da experiente e representativa Bahia Eventos na sexta e sábado, 08 e 09 de março de 2024, na Caixa Cultural Salvador. Os ingressos gratuitos se esgotaram em seis minutos e a Flimina promete inspirar e empoderar mulheres na literatura e além dela.





Patrocinadores – Caixa | Governo Federal

Funções – Coordenador Geral | Criação do projeto | Sócio da marca

Info – Matéria no Bom Dia Sábado (TV Bahia) – veja aqui | Ao vivo no Bahia Meio Dia (TV Bahia) – veja aqui | Info aqui | Fotos aqui | Instagram

PS: As fotos oficiais acima são de Caio Herlon (exceto o último flyer, com fotos do meu acervo)

-----


Produções musicais

Sou fã de Gal Costa e resolvi me antecipar às comemorações dos 80 anos da diva em 2025, criando um show comemorativo chamado Gal pra Dançar. Via indicação da produtora Edmilia Barros, acertei com a cantora e compositora Andrezza, uma jovem talentosa, com uma voz linda, bastante interpretativa. Montamos a guiga e ela selecionou o repertório e criou os arranjos. Daí, ensaios custeados por mim depois, saí do projeto e estou bem feliz que ele continua (já rolou a estreia e vai continuar acontecendo no verão de Salvador, não perca!).

Essa proximidade com Andrezza me fez bancar a gravação de uma música sua, “Nego Bom” (em parceria com o sanfoneiro Iván Greg), em que produzi junto ao amigo Renato Nunes no seu estúdio Máfia Records. Para luxo da jovem promissora, a banda que gravou foi nada mais, nada menos, que a consagrada e fodástica Diamba (dos mestres Renato, Tilson, Iuri e Reman). “Nego Bom” é um reggae xameguento e delicioso, pronto para grudar no seu coração. Em 2025, vai viralizar.

Esse feat com a Diamba só foi possível porque eu estava trabalhando com os fyahs, na função de encontrar uma nova voz para a nova fase da banda longeva, meio desnorteada pós-saída do seu vocalista emblemático. Propus e eles toparam: a voz vai ser de uma mulher (alô, Linkin Park, tive essa ideia antes!). Fizemos duas audições com grandes talentos da Bahia, as meninas arrasaram, os músicos se desafiaram a transpor clássicos da banda para outros tons, até que se decidiram por uma voz singular e presença imperial. Em breve, o público vai poder conferir o impacto da presença de Makêdda na volta da Diamba!

Patrocinador – Meu bolso (gravação “Nego Bom” e ensaios preparatórios do Gal pra Dançar)

Funções – Produtor fonográfico | Produtor musical | Produtor executivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seleta: R.E.M.

Foto: Chris Bilheimer A “ Seleta: R.E.M. ” destaca as 110 músicas que mais gosto da banda norte-americana presentes em 15 álbuns da sua discografia (os prediletos são “ Out of Time ”, “ Reveal ”, “ Automatic for the People ”, “ Up ” e “ Monster ”). Ouça no Spotify aqui Ouça no YouTube aqui Os 15 álbuns participantes desta Seleta 01) Losing My Religion [Out of Time, 1991] 02) I'll Take the Rain [Reveal, 2001] 03) Daysleeper [Up, 1998] 04) Imitation of Life [Reveal, 2001] 05) Half a World Away [Out of Time, 1991] 06) Everybody Hurts [Automatic for the People, 1992] 07) Country Feedback [Out of Time, 1991] 08) Strange Currencies [Monster, 1994] 09) All the Way to Reno (You're Gonna Be a Star) [Reveal, 2001] 10) Bittersweet Me [New Adventures in Hi-Fi, 1996] 11) Texarkana [Out of Time, 1991] 12) The One I Love [Document, 1987] 13) So. Central Rain (I'm Sorry) [Reckoning, 1984] 14) Swan Swan H [Lifes Rich Pageant, 1986] 15) Drive [Automatic for the People, 1992]...

Dez passagens de Clarice Lispector no livro Laços de família

Clarice Lispector (foto daqui ) “A mãe dele estava nesse instante enrolando os cabelos em frente ao espelho do banheiro, e lembrou-se do que uma cozinheira lhe contara do tempo do orfanato. Não tendo boneca com que brincar, e a maternidade já pulsando terrível no coração das órfãs, as meninas sabidas haviam escondido da freira a morte de uma das garotas. Guardaram o cadáver no armário até a freira sair, e brincaram com a menina morta, deram-lhe banhos e comidinhas, puseram-na de castigo somente para depois poder beijá-la, consolando-a. Disso a mãe se lembrou no banheiro, e abaixou mãos pensas, cheias de grampos. E considerou a cruel necessidade de amar. Considerou a malignidade de nosso desejo de ser feliz. Considerou a ferocidade com que queremos brincar. E o número de vezes em que mataremos por amor. Então olhou para o filho esperto como se olhasse para um perigoso estranho. E teve horror da própria alma que, mais que seu corpo, havia engendrado aquele ser apto à vida e à felici...

Dez passagens de Jorge Amado no romance Capitães da Areia

Jorge Amado “[Sem-Pernas] queria alegria, uma mão que o acarinhasse, alguém que com muito amor o fizesse esquecer o defeito físico e os muitos anos (talvez tivessem sido apenas meses ou semanas, mas para ele seriam sempre longos anos) que vivera sozinho nas ruas da cidade, hostilizado pelos homens que passavam, empurrado pelos guardas, surrado pelos moleques maiores. Nunca tivera família. Vivera na casa de um padeiro a quem chamava ‘meu padrinho’ e que o surrava. Fugiu logo que pôde compreender que a fuga o libertaria. Sofreu fome, um dia levaram-no preso. Ele quer um carinho, u’a mão que passe sobre os seus olhos e faça com que ele possa se esquecer daquela noite na cadeia, quando os soldados bêbados o fizeram correr com sua perna coxa em volta de uma saleta. Em cada canto estava um com uma borracha comprida. As marcas que ficaram nas suas costas desapareceram. Mas de dentro dele nunca desapareceu a dor daquela hora. Corria na saleta como um animal perseguido por outros mais fortes. A...