Pular para o conteúdo principal

Pílulas dos livros de Mayrant Gallo (1999 a 2014)

Mayrant Gallo (fotos de Cosac & Naify, Ricardo Prado, Vinicius Xavier, Lima Trindade, Elieser Cesar, Gal Meirelles e divulgação, interferidas por Mirdad)

A seção Pílulas se despede do Blog do Ël Mirdad apresentando fragmentos de 11 livros do escritor baiano Mayrant Gallo, que tanto admiro. Em 2002, graças ao livro “Pés quentes nas noites frias”, decidi escrever ficção – até então, só produzia poemas. Entre 2011 e 2013, na Putzgrillo Cultura, produzi o projeto que culminou no lançamento do romance “Os encantos do sol”, patrocinado pela Petrobras e Minc/Governo Federal. Em 2014, Mayrant revisou o meu livro de contos “O grito do mar na noite”, e ampliamos a parceria; ele continuará revisando os meus livros, além de editá-los – detalhes em breve. E em 2015, montei uma antologia de contos de Mayrant Gallo intitulada de “O abismo cor de chumbo”, e participarei do projeto para publicá-la, visando uma grande editora nacional – considero o autor o melhor em atividade na Bahia.

Entre o final do ano passado e o início desse 2015 reli dez dos onze livros que tenho (dos lançados, só faltou “Dia sim e sempre”, de poemas), e resolvi terminar a seção Pílulas com essa pequena degustação que ofereço aos frequentadores do blog. Considero, dentre as obras lançadas (ele continuará a lançar livros, muitos!), “O inédito de Kafka” o melhor livro de Mayrant Gallo até então, e o seu melhor texto a premiada novela “Moinhos”, presente no livro “Três infâncias”. Boa leitura!


O inédito de Kafka
(Cosac&Naify, 2003)
Contos
Pílulas aqui
“(...) sempre tem alguém que faz antes de nós o que pensamos fazer”

-----------

Brancos reflexos ao longe
(Livro.com, 2011)
Contos
Pílulas aqui
“(...) seu destino mudara, embora continuasse o mesmo”

-----------

Três infâncias
(Casarão do Verbo, 2011)
Novela | Conto | Miniconto
Pílulas aqui
“(...) meu mundo era o eco dos meus passos sobre caminhos novos”

-----------

Pés quentes nas noites frias
(Funceb-EGBA, 1999)
Contos
Pílulas aqui
“A nudez esclarece as pessoas”

-----------

Cidade singular
(Kalango, 2013)
Contos
Pílulas aqui
“O Gordo tinha uma teoria: mulheres se deitam à noite com possibilidades e despertam pela manhã com frustrações”

-----------

Nem mesmo os passarinhos tristes
(Multifoco, 2010)
Minicontos
Pílulas aqui
“Disse que ia sair para comprar cigarros... E o fez mesmo. Voltou para casa e está dormindo”

-----------

O gol esquecido
(A Girafa, 2014)
Contos
Pílulas aqui
“Assombrava-me a afirmação de que o que acontece já aconteceu. De que o presente foi, o futuro é, e o passado será. De que o que se diz já foi dito”

-----------

As aventuras de Nicolau & Ricardo: detetives
(Penalux, 2014)
Minicontos
Pílulas aqui
“Não há sentido no espaço, nem no tempo, pois não há pessoas à vista”

-----------

Recordações de andar exausto
(Aboio Livre, 2005)
Poesia
Pílulas aqui
“O lado vazio da cama
É a presença humana
Que mais atemoriza”

-----------

Os encantos do sol
(Escrituras, 2013)
Romance
Pílulas aqui
“É preciso compreender que o culto ao passado muitas vezes não constitui um sintoma de fraqueza, nem de loucura, nem de tédio, mas a única opção que nos resta”

-----------

Dizer adeus
(Edições K, 2005)
Contos
Pílulas aqui
“Sempre preferi as mulheres às expressões de virilidade em meio aos homens ... Ainda hoje não troco um corpo de mulher por uma partida de futebol”

Comentários

Mayrant Gallo disse…
Obrigado, Mirdad! Isso só me entusiasma a continuar com meus projetos literários, que são muitos, alguns dos quais estão em curso e, depois de sua leitura, me fazem acreditar que são mesmo necessários, pois ao menos um leitor eles terão, o que é bastante, segundo Ricardo Piglia, para justificar a existência de qualquer obra literária ou humana. Abraço!
Lidi disse…
Parabéns, Mirdad, pela postagem das pílulas, que acompanhei com prazer. Grande escritor e ser humano admirável, o nosso amigo merece, sem dúvida, todas as homenagens. Um abraço.
Emmanuel Mirdad disse…
De nada, Mayrant. Foi um gesto de um fã, aluno e amigo, que torce por você e pela continuidade de sua obra. Você é meu mestre na literatura, muito obrigado!

Lidi, valeu pela presença e por compartilhar essas pílulas por aí. Merece sim, muito! Abraços aos dois!

Postagens mais visitadas deste blog

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Dez passagens de Jorge Amado no romance Mar morto

Jorge Amado “(...) Os homens da beira do cais só têm uma estrada na sua vida: a estrada do mar. Por ela entram, que seu destino é esse. O mar é dono de todos eles. Do mar vem toda a alegria e toda a tristeza porque o mar é mistério que nem os marinheiros mais velhos entendem, que nem entendem aqueles antigos mestres de saveiro que não viajam mais, e, apenas, remendam velas e contam histórias. Quem já decifrou o mistério do mar? Do mar vem a música, vem o amor e vem a morte. E não é sobre o mar que a lua é mais bela? O mar é instável. Como ele é a vida dos homens dos saveiros. Qual deles já teve um fim de vida igual ao dos homens da terra que acarinham netos e reúnem as famílias nos almoços e jantares? Nenhum deles anda com esse passo firme dos homens da terra. Cada qual tem alguma coisa no fundo do mar: um filho, um irmão, um braço, um saveiro que virou, uma vela que o vento da tempestade despedaçou. Mas também qual deles não sabe cantar essas canções de amor nas noites do cais? Qual d