Pular para o conteúdo principal

Pés quentes nas noites frias, de Mayrant Gallo

Mayrant Gallo
Foto: Ricardo Prado | Arte: Mirdad


"Ninguém foge da morte, do tempo, da velhice, tríade de canalhas numa trama que quer, a qualquer custo, o homem (...) Impossível fugir deles. São implacáveis e estão em todas as épocas e todos os lugares. A morte reina absoluta, livre de rivais; o tempo é paciente e pouco se importa se é hoje ou amanhã; e a velhice, velha e exigente costureira, não tem pressa nenhuma de acabar sua rede de rugas. E assim vão vivendo, devastando o homem, que quanto mais foge mais se entrega"


"– Ontem nada, amanhã silêncio"


"A nudez esclarece as pessoas"


"Os fracos pulam de mulher em mulher e acabam exaustos, amargos, cínicos. O sexo é no fundo uma escada rumo ao cinismo"


"O corte no dedo, por sua vez, não deixara marca alguma. Quando o marido, no auge do desejo, o beijava, não percebia nada, nenhuma protuberância que o fizesse parar a carícia e perguntar qual a origem daquela cicatriz. Não, não havia cicatriz. E talvez seja esse o mal do mundo, o apagamento irremediável das cicatrizes"


"Afastada, com a calcinha na mão, Fátima esperava. Seu rosto estava sereno, entorpecido, quase diáfano, como o de um condenado que sabe que já não há mais esperança, que a bala vai entrar em sua cabeça logo, e num segundo a luz de seus olhos vai ser substituída pela escuridão plena, impenetrável"


"Presenciar a miséria humana definitivamente já não sensibiliza mais o homem. Se é que algum dia sensibilizou, de alguma forma. Pelas marcas úmidas da história, é mais racional dizer que presenciar a miséria humana inspirou o homem. Fabricou outras guerras, promoveu outros massacres"


"Jamais se esquece um amor que findou na morte"


"E o amigo sempre acrescentava: 'É o que pode haver de melhor na vida, passear as mãos pelo corpo de uma adolescente que ainda não perdeu dos olhos o mistério que os olhos querem perder a todo custo, na nudez coberta ou na dor sentida'''


"Quando afinal concordou em dormir com ele, não foi na verdade porque o desejasse ou o desejasse apenas aquela noite, mas sim porque dentro de si um incômodo a roía, espécie de fome, de sede, de calor. Estava triste, desanimada, pessimista. Olhava pela janela a cadeia de edifícios e pressentia nas vidraças apagadas o fim melancólico de uma vida de privações e fracassos"


"Assim ele sempre viveu, desde pequeno: entre o amor da mãe e a intolerância do pai, entre a escola e a rua, a bondade e a esperteza. Quantas vezes optou, quantas vezes sofreu, o pensamento colado ao caminho preterido. Agora lhe volta de novo esta dor, de não poder partir e ao mesmo tempo ficar"


"(...) saiu hesitante, fraco e assustado, do abismo de duas bocas que não tinham vontade de falar, muito menos de sorrir no andamento de nenhum tipo de jogo, por mais divertido que fosse. Do abismo de duas bocas que se calavam enfraquecidas, como dois brinquedos quebrados ou sem pilhas nas mãos de crianças incansáveis"



Presentes no livro de contos "Pés quentes nas noites frias" (Funceb-EGBA, 1999), de Mayrant Gallo, páginas 12, 18, 31, 116, 40, 103, 118-119, 133, 116, 70, 30 e 34, respectivamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seleta: R.E.M.

Foto: Chris Bilheimer A “ Seleta: R.E.M. ” destaca as 110 músicas que mais gosto da banda norte-americana presentes em 15 álbuns da sua discografia (os prediletos são “ Out of Time ”, “ Reveal ”, “ Automatic for the People ”, “ Up ” e “ Monster ”). Ouça no Spotify aqui Ouça no YouTube aqui Os 15 álbuns participantes desta Seleta 01) Losing My Religion [Out of Time, 1991] 02) I'll Take the Rain [Reveal, 2001] 03) Daysleeper [Up, 1998] 04) Imitation of Life [Reveal, 2001] 05) Half a World Away [Out of Time, 1991] 06) Everybody Hurts [Automatic for the People, 1992] 07) Country Feedback [Out of Time, 1991] 08) Strange Currencies [Monster, 1994] 09) All the Way to Reno (You're Gonna Be a Star) [Reveal, 2001] 10) Bittersweet Me [New Adventures in Hi-Fi, 1996] 11) Texarkana [Out of Time, 1991] 12) The One I Love [Document, 1987] 13) So. Central Rain (I'm Sorry) [Reckoning, 1984] 14) Swan Swan H [Lifes Rich Pageant, 1986] 15) Drive [Automatic for the People, 1992]...

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão...

Flikids 2024

A Flikids é uma festa dedicada ao universo da criança, que surge para valorizar e destacar a literatura infantil, produzida por adultos e autores mirins, bem como outros artistas que trabalham a interseção das artes com a literatura, para promover espetáculos infantis e oficinas que estimulem a formação de novos leitores e o hábito da leitura como lazer e afinidade entre os membros da família. Nos eventos literários pelo país, geralmente a programação para crianças é apresentada como uma das partes dos eventos, alternativa. Já a Flikids é exclusiva para esse público: destaca a produção da literatura infantil nos seus vários formatos e temas, como programação principal. A 1 ª edição da Flikids acontece em 19 e 20 de outubro na Caixa Cultural Salvador , patrocinada pela Caixa e Governo Federal , com a realização da Bahia Eventos e  Mirdad Cultura , coordenação geral de Emmanuel Mirdad e curadoria de Emília Nuñez e Ananda Luz . As curadoras comentam a programação  aqui ...