oroboro baobá
Emmanuel Mirdad
2020 | 356 pg | romance
Capa de Max Fonseca
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A jornada para escrever o romance aqui
Sobre o conceito do oroboro de baobá aqui
89 livros mais importantes que li ao escrever o romance aqui
Os trechos do romance foram publicados, separadamente, em posts neste blog; para ler, clique nos números das páginas dos trechos abaixo, após as imagens.
pg 05-08 [Quer trabalhar no mar, gigante?]
pg 09-10 [Com a cabeça dentro do Atlântico]
pg 11-17 [Gigante existe no agora]
pg 18-23 [Mbamba não se entrega à dor]
pg 24-27 [Ela vai se chamar Bartira]
pg 28-33 [E esse galalau joga dominó?]
pg 34-36 [As entranhas da imaginação de Bartira]
pg 37-40 [Marcelino trabalha para o tráfico]
pg 41-43 [Mbamba como o senhor José do Amaral Corrêa]
pg 44-45 [Marcelino e a fama de artilheiro]
pg 46-48 [Antônia e Ranolfo se apaixonam]
pg 49-52 [Gigante não precisa de auxílio]
pg 53-54 [Dá-se o apelido de Dona Tonica]
pg 55-64 [A saga dos antepassados de Bartira]
pg 65-68 [Vai bater o baba, Buri?]
pg 69-70 [Dois ramos de uma mesma árvore]
pg 71-72 [Gigante se esquiva com a rapidez de um fio de cabelo na ventania]
pg 73-78 [Minha bacuri...]
pg 79-89 [O baba na aldeia]
pg 90-91 [Mãe... Sou mãe!]
pg 92-94 [Eu posso lhe tirar o que é mais precioso na sua vida]
pg 95-96 [A escrivã registra Miwa Santos]
pg 97-99 [Sem a presença do passado nem o projeto de herança, figura se incrustar no agora]
pg 100-101 [Uma mulher como a senhora e mainha]
pg 102-104 [Marcelino apresenta Gigante a um por um dos seus funcionários da LAD]
pg 105 [Benivalda se despede das suas meninas]
pg 106-108 [Gigante não responde à imprensa]
pg 109-110 [Preciso experimentar, senão, vou me sentir incompleta...]
pg 111-112 [Eu pago, eu escalo!]
pg 113-114 [O amor originado no sal entre uma litorânea e um interiorano]
Arte: Max Fonseca
pg 115-119 [A decisão das oitavas do Amadô]
pg 120-124 [Rapidão do Esporte! Ágil, interativo e polêmico!]
pg 125-127 [Há algo que impele Miwa a conhecer o rio São Francisco]
pg 128-129 [Sarau Filosófico do Dendê]
pg 130 [Pensa, Bip-bip, pensa...]
pg 131-134 [A foto de Miwa]
pg 135-137 [Não há como fugir]
pg 138-140 [O som do sangue fluindo pelas veias lembra as notas de um violoncelo]
pg 141-142 [Miwa vai morar com ele]
pg 143-146 [Teu nome agora é Montanha!]
pg 147-148 [O medo que paralisa os movimentos e emudece]
pg 149-157 [Primeira partida das quartas do Amadô]
pg 158-159 [A escalada das ameaças e dos abusos]
pg 160-162 [Parece a minha filha...]
pg 163-164 [Na madrugada, nasce o caçula Sanfilippo]
pg 165 [Miwa acorda na emergência]
pg 166-168 [Porto Seguro classificada para a semifinal]
pg 169-170 [Decente até que momento?]
pg 171-172 [Marcelino no Rapidão do Esporte]
pg 173-174 [O tempo é uma ficção. O espaço, também]
pg 175-177 [Trancoso]
pg 178 [Não há despedida]
pg 179 [O dono da mansão se deleita com a vista]
pg 180-181 [Que saudade de você, Miwa!]
pg 182-183 [Primeira partida da semifinal]
pg 184-186 [Dona Tonica consegue uma brecha entre os escombros]
pg 187-189 [Entrelaçam-se a Bahia feminina das águas e a Bahia pai canalha]
pg 190-193 [Mbira... vai... nascer...]
pg 194-195 [Dom Brito arrebata-se pelo Bahia]
pg 196-199 [Segunda partida da semifinal]
Arte: Max Fonseca
pg 200 [O amor de Dom Brito pelo Bahia]
pg 201-204 [Invasão de campo, término imediato da partida]
pg 205-206 [Dom Brito arquiteta o seu retorno ao Bahia]
pg 207 [Benivalda volta a morar em Mucuri]
pg 208-209 [Corumbá tem o olhar do deserto]
pg 210 [Bartira é a mais famosa quituteira da região]
pg 211-215 [Qual é a ocorrência, cidadão?]
pg 216-217 [Dossiê sobre o fotógrafo]
pg 218-219 [Anote... bichim... ele é... ninguém...]
pg 220-221 [Como seria bom ter um filho...]
pg 222-223 [Os Tikmũ’ũn são conhecidos por Maxakali]
pg 224-226 [Montanha surge com as mãos presas]
pg 227-229 [Aposte a sua filha]
pg 230 [É preciso resguardar um produto promissor]
pg 231-232 [Dona Tonica se dedica à criação de Mbira]
pg 233-234 [Ela tem a mesma cara dele...]
pg 235-237 [As índias começam a jornada]
pg 238-239 [Os olhos esbugalhados pela visão iminente da morte]
pg 240-243 [Primeira partida da final do Amadô]
pg 244 [Sob o céu azul, sem nuvens, nenhuma testemunha]
pg 245-246 [Nara e Luzia chegam a Mucuri]
pg 247-248 [Orfanato Deus é Grande]
pg 249-250 [A família Santos acolhe as índias Maxakali]
pg 251-252 [Escombros de incêndios]
pg 253 [Makonga com a foto de Miwa]
pg 254-256 [A turista escolhe a Allée des Baobabs]
pg 257-259 [O baobá Renala]
pg 260 [A justiça é uma ficção. A recompensa, também]
pg 261-263 [Mihasoa pressente a presença de Mutujikaka]
pg 264-265 [As duas mães se abraçam]
Arte: Max Fonseca
pg 266-272 [O ritual em Madagascar]
pg 273-277 [Enquanto o diabo esfrega um olho]
pg 278-279 [Não há nada manifesto, material e incorpóreo, que não seja uma marionete]
pg 280-281 [Ninguém se distrai com a sua presença]
pg 282 [Sumido no mundo, sem rastro e nenhum contato]
pg 283-285 [O couro come pelo morto]
pg 286 [Bartira tenta fazer contato com as entidades]
pg 287 [Nara se estabelece em Mucuri]
pg 288 [O plano obscuro da vida tripudia dos anseios do indivíduo]
pg 289 [Montanha não se importa com as vantagens]
pg 290 [Mkini peregrina por diversas cidades]
pg 291-293 [E desde quando o que se fala é o que se é?]
pg 294-295 [O sonho desperta a intuição de Mkini]
pg 296-307 [Finalíssima do Amadô]
pg 308-309 [Não faz parte do cotidiano das quatro mulheres notícias sobre futebol]
pg 310-312 [Juvêncio, estás a me ludibriar?]
pg 313 [Mkini ouve sussurros dentro da cabeça]
pg 314 [Dom Brito enxerga Mutujikaka]
pg 315-317 [O fim é uma ficção. O recomeço, também]
pg 318-319 [Ô pêga! Você num é mudo?!]
pg 320 [Passear no sereno para tentar atrair algum resquício de sono]
pg 321 [A dor é uma ficção. O sofrimento, também]
pg 322-324 [Escrever também é apagar]
pg 325-326 [Pois tudo o que a forma é hoje]
pg 327-328 [Um suspiro que sobra ao final do sopro de uma brisa]
pg 329 [O menino será criado com muita alegria]
pg 330-333 [A nascente e a foz]
pg 334-336 [As linhas das equações a moldar o enigma]
pg 337 [Mandarei notícias nos seus sonhos]
pg 338-339 [O berro poderia atravessar a fronteira entre as dimensões]
pg 340-341 [Entardece na Allée des Baobabs]
pg 342-345 [Yeba-Miwa! Se for Deus, dança]
Agradecimentos pg. 346-347
Dados sobre o romance pg. 348-353
Contracapa do livro - Arte por Max Fonseca
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