Pular para o conteúdo principal

André Lemos e Emmanuel Mirdad na Felica II


Do domingo 28 de março ao domingo 04 de abril, vai rolar a 2ª edição da Felica, a Festa Literária da Caramurê. Capitaneada pelo editor e idealizador da festa, Fernando Oberlaender, com a curadoria do escritor e jornalista Breno Fernandes, via recursos do Programa Aldir Blanc Bahia, traz uma extensa programação, e eu tenho a alegria de participar do “Prosa Boa”, um bate-papo freestyle sem mediador, com o tema “Estilo”, na companhia do sempre estiloso professor & escritor André Lemos, autor do romance “O Fantasma de Beckett” (Sulina, 2018), entre outros livros.

Na quinta da semana que vem, primeiro de abril, às 14h, venha passar a sua sesta do almoço na nossa companhia! Vamos falar sobre estilo, literatura, cultura, dos nossos livros (mais uma rodada sobre o romance “oroboro baobá”, que lancei pela Penalux em 2020). A transmissão do live-papo vai ser no instagram da editora Caramurê (aqui), com transmissão no YouTube também: TV Caramure.


A segunda edição da Festa Literária da Caramurê (Felica) acontece de 28 de março a 04 de abril. Com mais de 60 horas de programação cultural transmitida gratuitamente pela internet, o evento contará com mesas de debate, bate-papos entre autores, pocket shows (conversas cantadas), saraus, contações de histórias, videoperformances e um concurso literário exclusivo para estudantes com o intuito de descobrir novos talentos, em que o vencedor ganhará um kindle.

Sob o lema “O livro como instrumento de transformação”, a Felica II se concentra em expor a diversidade do campo literário baiano, ampliar sua visibilidade e destacar o papel da arte, das ciências e do conhecimento na construção de um mundo melhor. O objetivo da festa é dá ênfase à relação entre literatura, cidadania e direitos humanos.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

A Felica II homenageia este ano as poetas Lívia Natália e Myriam Fraga (in memoriam). Na programação, talento, diversidade e atuação na cena literária local e nacional formaram o tripé da seleção de autores e autoras, entre os quais estão, além de Lívia Natália, Jean Wyllys, Mabel Velloso, Kátia Borges, Aleilton Fonseca, Carlos Ribeiro e entre outros escritores baianos e de fora da Bahia, chegando um total de mais de 110 participantes.

“Queremos estimular o campo literário da Bahia e todos os seus agentes, formar leitores cidadãos, leitores que reconhecem a literatura como instrumento de atuação social vinculada ao convívio em sociedade, ao respeito, aos direitos humanos, ao reconhecimento da diversidade humana, à proteção do meio-ambiente e à valoração da cultura local. Tudo isso integrando a literatura á várias outras linguagens artísticas”, disse o idealizador do projeto, Fernando Oberlaender.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seleta: Gipsy Kings

A “ Seleta: Gipsy Kings ” destaca as 90 músicas que mais gosto do grupo cigano, presentes em 14 álbuns (os prediletos são “ Gipsy Kings ”, “ Este Mundo ”, “ Somos Gitanos ” e “ Love & Liberté ”). Ouça no Spotify aqui Ouça no YouTube aqui Os 14 álbuns participantes desta Seleta 01) Un Amor [Gipsy Kings, 1987] 02) Tu Quieres Volver [Gipsy Kings, 1987] 03) Habla Me [Este Mundo, 1991] 04) Como un Silencio [Somos Gitanos, 2001] 05) A Mi Manera (Comme D'Habitude) [Gipsy Kings, 1987] 06) Amor d'Un Dia [Luna de Fuego, 1983] 07) Bem, Bem, Maria [Gipsy Kings, 1987] 08) Baila Me [Este Mundo, 1991] 09) La Dona [Live, 1992] 10) La Quiero [Love & Liberté, 1993] 11) Sin Ella [Este Mundo, 1991] 12) Ciento [Luna de Fuego, 1983] 13) Faena [Gipsy Kings, 1987] 14) Soledad [Roots, 2004] 15) Mi Corazon [Estrellas, 1995] 16) Inspiration [Gipsy Kings, 1987] 17) A Tu Vera [Estrellas, 1995] 18) Djobi Djoba [Gipsy Kings, 1987] 19) Bamboleo [Gipsy Kings, 1987] 20) Volare (Nel

Seleta: Ramones

A “ Seleta: Ramones ” destaca as 154 músicas (algumas dobradas em versões ao vivo) que mais gosto da banda nova-iorquina, presentes em 19 álbuns da sua discografia (os prediletos são “ Ramones ”, “ Loco Live ”, “ Mondo Bizarro ”, “ Road to Ruin ” e “ Rocket to Russia ”). Ouça no Spotify aqui [não tem todas as músicas] Ouça no YouTube aqui Os 19 álbuns participantes desta Seleta 01) The KKK Took My Baby Away [Pleasant Dreams, 1981] 02) Needles and Pins [Road to Ruin, 1978] 03) Poison Heart [Mondo Bizarro, 1992] 04) Pet Sematary [Brain Drain, 1989] 05) Strength to Endure [Mondo Bizarro, 1992] 06) I Wanna be Sedated [Road to Ruin, 1978] 07) It's Gonna Be Alright [Mondo Bizarro, 1992] 08) I Believe in Miracles [Brain Drain, 1989] 09) Out of Time [Acid Eaters, 1993] 10) Questioningly [Road to Ruin, 1978] 11) Blitzkrieg Bop [Ramones, 1976] 12) Rockaway Beach [Rocket to Russia, 1977] 13) Judy is a Punk [Ramones, 1976] 14) Let's Dance [Ramones, 1976] 15) Surfin' Bi

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão