Pular para o conteúdo principal

Livro oroboro baobá (2020), de Emmanuel Mirdad


oroboro baobá
Emmanuel Mirdad
2020 | 356 pg | romance
Capa de Max Fonseca

Download do livro em PDF:
Clique aqui ou aqui

Publicado no Facebook aqui

Edição impressa pela Penalux aqui

Compre aqui

Trechos prediletos aqui

Finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2021 aqui

Live de lançamento aqui  [release da live aqui]

Programa Soterópolis TVE aqui

Lançamento na Fliu 2021 aqui [release aqui]

Programa Conversaria Literária aqui [release aqui]

Prosa Boa [Estilo] na Felica II aqui [release aqui]

Mesa na Flican 2021 aqui [release aqui]

Matéria no Correio e na Folha do Estado aqui

Comentários e indicações aqui

Recomendado pelo Jornal Rascunho aqui

Indicado pelo Literatura & Futebol aqui

Crítica de Breno e Wesley aqui

Release aqui

A jornada para escrever o romance aqui

Sobre o conceito do oroboro de baobá aqui

89 livros mais importantes que li ao escrever o romance aqui

Os trechos do romance foram publicados, separadamente, em posts neste blog; para ler, clique nos números das páginas dos trechos abaixo, após as imagens.




pg 05-08 [Quer trabalhar no mar, gigante?]

pg 09-10 [Com a cabeça dentro do Atlântico]

pg 11-17 [Gigante existe no agora]

pg 18-23 [Mbamba não se entrega à dor]

pg 24-27 [Ela vai se chamar Bartira]

pg 28-33 [E esse galalau joga dominó?]

pg 34-36 [As entranhas da imaginação de Bartira]

pg 37-40 [Marcelino trabalha para o tráfico]

pg 41-43 [Mbamba como o senhor José do Amaral Corrêa]

pg 44-45 [Marcelino e a fama de artilheiro]

pg 46-48 [Antônia e Ranolfo se apaixonam]

pg 49-52 [Gigante não precisa de auxílio]

pg 53-54 [Dá-se o apelido de Dona Tonica]

pg 55-64 [A saga dos antepassados de Bartira]

pg 65-68 [Vai bater o baba, Buri?]

pg 69-70 [Dois ramos de uma mesma árvore]

pg 71-72 [Gigante se esquiva com a rapidez de um fio de cabelo na ventania]

pg 73-78 [Minha bacuri...]

pg 79-89 [O baba na aldeia]

pg 90-91 [Mãe... Sou mãe!]

pg 92-94 [Eu posso lhe tirar o que é mais precioso na sua vida]

pg 95-96 [A escrivã registra Miwa Santos]

pg 97-99 [Sem a presença do passado nem o projeto de herança, figura se incrustar no agora]

pg 100-101 [Uma mulher como a senhora e mainha]

pg 102-104 [Marcelino apresenta Gigante a um por um dos seus funcionários da LAD]

pg 105 [Benivalda se despede das suas meninas]

pg 106-108 [Gigante não responde à imprensa]

pg 109-110 [Preciso experimentar, senão, vou me sentir incompleta...]

pg 111-112 [Eu pago, eu escalo!]

pg 113-114 [O amor originado no sal entre uma litorânea e um interiorano]

Arte: Max Fonseca

pg 115-119 [A decisão das oitavas do Amadô]

pg 120-124 [Rapidão do Esporte! Ágil, interativo e polêmico!]

pg 125-127 [Há algo que impele Miwa a conhecer o rio São Francisco]

pg 128-129 [Sarau Filosófico do Dendê]

pg 130 [Pensa, Bip-bip, pensa...]

pg 131-134 [A foto de Miwa]

pg 135-137 [Não há como fugir]

pg 138-140 [O som do sangue fluindo pelas veias lembra as notas de um violoncelo]

pg 141-142 [Miwa vai morar com ele]

pg 143-146 [Teu nome agora é Montanha!]

pg 147-148 [O medo que paralisa os movimentos e emudece]

pg 149-157 [Primeira partida das quartas do Amadô]

pg 158-159 [A escalada das ameaças e dos abusos]

pg 160-162 [Parece a minha filha...]

pg 163-164 [Na madrugada, nasce o caçula Sanfilippo]

pg 165 [Miwa acorda na emergência]

pg 166-168 [Porto Seguro classificada para a semifinal]

pg 169-170 [Decente até que momento?]

pg 171-172 [Marcelino no Rapidão do Esporte]

pg 173-174 [O tempo é uma ficção. O espaço, também]

pg 175-177 [Trancoso]

pg 178 [Não há despedida]

pg 179 [O dono da mansão se deleita com a vista]

pg 180-181 [Que saudade de você, Miwa!]

pg 182-183 [Primeira partida da semifinal]

pg 184-186 [Dona Tonica consegue uma brecha entre os escombros]

pg 187-189 [Entrelaçam-se a Bahia feminina das águas e a Bahia pai canalha]

pg 190-193 [Mbira... vai... nascer...]

pg 194-195 [Dom Brito arrebata-se pelo Bahia]

pg 196-199 [Segunda partida da semifinal]

Arte: Max Fonseca

pg 200 [O amor de Dom Brito pelo Bahia]

pg 201-204 [Invasão de campo, término imediato da partida]

pg 205-206 [Dom Brito arquiteta o seu retorno ao Bahia]

pg 207 [Benivalda volta a morar em Mucuri]

pg 208-209 [Corumbá tem o olhar do deserto]

pg 210 [Bartira é a mais famosa quituteira da região]

pg 211-215 [Qual é a ocorrência, cidadão?]

pg 216-217 [Dossiê sobre o fotógrafo]

pg 218-219 [Anote... bichim... ele é... ninguém...]

pg 220-221 [Como seria bom ter um filho...]

pg 222-223 [Os Tikmũ’ũn são conhecidos por Maxakali]

pg 224-226 [Montanha surge com as mãos presas]

pg 227-229 [Aposte a sua filha]

pg 230 [É preciso resguardar um produto promissor]

pg 231-232 [Dona Tonica se dedica à criação de Mbira]

pg 233-234 [Ela tem a mesma cara dele...]

pg 235-237 [As índias começam a jornada]

pg 238-239 [Os olhos esbugalhados pela visão iminente da morte]

pg 240-243 [Primeira partida da final do Amadô]

pg 244 [Sob o céu azul, sem nuvens, nenhuma testemunha]

pg 245-246 [Nara e Luzia chegam a Mucuri]

pg 247-248 [Orfanato Deus é Grande]

pg 249-250 [A família Santos acolhe as índias Maxakali]

pg 251-252 [Escombros de incêndios]

pg 253 [Makonga com a foto de Miwa]

pg 254-256 [A turista escolhe a Allée des Baobabs]

pg 257-259 [O baobá Renala]

pg 260 [A justiça é uma ficção. A recompensa, também]

pg 261-263 [Mihasoa pressente a presença de Mutujikaka]

pg 264-265 [As duas mães se abraçam]

Arte: Max Fonseca

pg 266-272 [O ritual em Madagascar]

pg 273-277 [Enquanto o diabo esfrega um olho]

pg 278-279 [Não há nada manifesto, material e incorpóreo, que não seja uma marionete]

pg 280-281 [Ninguém se distrai com a sua presença]

pg 282 [Sumido no mundo, sem rastro e nenhum contato]

pg 283-285 [O couro come pelo morto]

pg 286 [Bartira tenta fazer contato com as entidades]

pg 287 [Nara se estabelece em Mucuri]

pg 288 [O plano obscuro da vida tripudia dos anseios do indivíduo]

pg 289 [Montanha não se importa com as vantagens]

pg 290 [Mkini peregrina por diversas cidades]

pg 291-293 [E desde quando o que se fala é o que se é?]

pg 294-295 [O sonho desperta a intuição de Mkini]

pg 296-307 [Finalíssima do Amadô]

pg 308-309 [Não faz parte do cotidiano das quatro mulheres notícias sobre futebol]

pg 310-312 [Juvêncio, estás a me ludibriar?]

pg 313 [Mkini ouve sussurros dentro da cabeça]

pg 314 [Dom Brito enxerga Mutujikaka]

pg 315-317 [O fim é uma ficção. O recomeço, também]

pg 318-319 [Ô pêga! Você num é mudo?!]

pg 320 [Passear no sereno para tentar atrair algum resquício de sono]

pg 321 [A dor é uma ficção. O sofrimento, também]

pg 322-324 [Escrever também é apagar]

pg 325-326 [Pois tudo o que a forma é hoje]

pg 327-328 [Um suspiro que sobra ao final do sopro de uma brisa]

pg 329 [O menino será criado com muita alegria]

pg 330-333 [A nascente e a foz]

pg 334-336 [As linhas das equações a moldar o enigma]

pg 337 [Mandarei notícias nos seus sonhos]

pg 338-339 [O berro poderia atravessar a fronteira entre as dimensões]

pg 340-341 [Entardece na Allée des Baobabs]

pg 342-345 [Yeba-Miwa! Se for Deus, dança]

Agradecimentos pg. 346-347

Dados sobre o romance pg. 348-353



Contracapa do livro - Arte por Max Fonseca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seleta: Lisa Hannigan

Lisa Hannigan (foto daqui ) Conheci a cantora e compositora irlandesa Lisa Hannigan graças ao emocionante filme “ Maudie ” (2016), da diretora irlandesa Aisling Walsh (baseado na história da artista canadense Maud Lewis ). A música dos créditos finais é “ Little Bird ”, e a suavidade, timbre, afinação e interpretação tátil da bela voz de Lisa Hannigan me fisgou na hora! Contemplei três dos seus álbuns, “ At Swim ” (2016), “ Passenger ” (2011) e “ Sea Sew ” (2008), e fiz uma seleta com 20 canções que mais gostei. Confira o belo trabalho da irlandesa Lisa Hannigan ! Ouça no YouTube  aqui Ouça no Spotify aqui 1) Tender [At Swim, 2016] 2) Funeral Suit  [At Swim, 2016] 3) Home [Passenger, 2011] 4) Little Bird [Passenger, 2011] 5) Paper House [Passenger, 2011] 6) An Ocean and a Rock [Sea Sew, 2008] 7) Prayer for the Dying [At Swim, 2016] 8) Nowhere to Go [Passenger, 2011] 9) Anahorish [At Swim, 2016] 10) We, the Drowned [At Swim, 2016] 11) Splishy Splashy [Sea Sew, 2008] 12) T

Leituras 2020

Os 10 livros lidos em 2020 Li 10 livros em 2020 , com destaque para a poesia, e selecionei trechos das obras de Alex Simões , Lúcio Autran , Wesley Correia , Mariana Botelho , Nina Rizzi , Érica Azevedo , Ana Valéria Fink e Cyro de Mattos , e trechos dos romances de Franklin Carvalho e Victor Mascarenhas . Além dos livros, elaborei uma seleção de poemas de Zecalu [publicados nas redes sociais em 2019], outra seleta de trechos de crônicas de Santiago Fontoura [publicadas no Facebook], e uma seleção de poemas de Martha Galrão . Por fim, reli a autobiografia de Rita Lee e divulguei trechos também. Boa leitura! “Contrassonetos catados & via vândala” (Mondrongo, 2015) Alex Simões Leia trechos  aqui “soda cáustica soda” (Patuá, 2019) Lúcio Autran Leia trechos  aqui “laboratório de incertezas” (Malê, 2020) Wesley Correia Leia trechos  aqui “o silêncio tange o sino” (Ateliê Editorial, 2010) Mariana Botelho Leia trechos  aqui   “A ordem interior do mundo” (7Letras, 2020) Franklin Carv

Seleta: Flávio José

Flávio José (foto: divulgação ) O artista de forró que mais gosto é o cantor, sanfoneiro e compositor Flávio José . Para mim, ele é a Voz do Nordeste . Um timbre único, raro, fantástico. Ouvir o canto desse Assum Preto-Rei é sentir o cheiro da caatinga, arrastar os pés no chão de barro ao pé da serra, embalar o coração juntinho com a parceira que amo, deslizar os passos como se no paraíso estivesse, saborear a mistura de amendoim com bolo de milho, purificar o sorriso como Dominguinhos ensinou, banhar-se com as rezas das senhoras sábias, prestar atenção aos causos, lendas e histórias do povo que construiu e orgulha o Brasil . Celebrar a pátria nordestina é escutar o mestre Flávio José ! Natural da sertaneja Monteiro , na Paraíba , em 2021 vai completar 70 anos (no primeiro dia de setembro), com mais de 30 discos lançados e vários sucessos emplacados na memória afetiva do povo brasileiro (fez a alegria e o estouro da carreira de muitos compositores, que tiveram a sorte de serem grav