Pular para o conteúdo principal

Dez passagens de Ângela Vilma no livro de crônicas Histórias de gente miúda


“O que acontece com as pessoas que não morreram ainda, mas desapareceram nesse grande abismo em suspensão que é o mundo?”


“(...) quando teve hepatite, aos seis anos de idade, iriam levá-la às pressas para Salvador. A irmã chegou na porta do quarto, magrinha como sempre, com seu maior bem nas mãos: um pequeno copo de alumínio com seu nome gravado. De lá da porta falou: Toma, Fi, pode ficar com meu copo. Desde esse dia, em momentos difíceis, o copo transita.”


 “(...) Quem não ficou marcado, nas Lavras Diamantinas, por essa bela mulher negra, grandona, poderosa, bonita, inteligentíssima, que mandava e desmandava em todos nós? (...) Foi ela, Maju Guimarães, a mulher mais corajosa que conheci, quem desacatou o prefeito e foi presa! (...) Professora e diretora do Colégio Municipal de Andaraí, andava para lá e para cá no seu ambiente de trabalho, descalça e lascando uma caneta nos dentes. Essa mulher sabia tudo de literatura, das artes, das danças. Rezava para as almas, dançava jarê no chalé de Zé Sebastiana e mandava em nós, seus alunos, seus queridos alunos. Um dia me ordenou ir atrás de uma pena de galinha para que ela pudesse coçar seus ouvidos. Saí correndo atrás de uma galinha, no fundo do colégio, que nem uma barata tonta.”


“(...) eu assustada, você serelepe (você que sempre adorou tirar retrato), nossas semelhanças e diferenças eternizadas. E uma coisa, a fundamental: a configuração de um tempo que se congelou na fotografia. (...) O mais poético desse momento foi o gesto de mãe: aprontar o cenário, chamar o retratista, e nos colocar ali — a fim de que nossa infância jamais acabasse.”


“Raimundinho foi criado no dengo, ficou gordo de tanto comer doce, e quando cresceu deu pra ruim, o que não poderia ser diferente. Ele, morador daquela casa, se achava dono e brigava com os primos visitantes. A avó dava razão a todas as suas malcriações, o avô ria diante de suas diabruras. E foi com seus onze pra doze anos que o capetinha fez sua primeira patifaria: vendeu, de má-fé, para o tio uma bicicleta quebrada. Daí em diante começou a tomar gosto, e num belo dia fugiu para São Paulo. De lá não mandou nem duas linhas escritas para a avó, quanto mais um sabonete. E ela sempre defendendo-o, com força e pureza: Coitado, não tem tempo, trabalhando... Trabalhando?”


“Saudades de Andréia, que já trazia, bem antes de ir embora, o olhar de quem descobre o mistério.”


“Ele tirou uma foto minha e não era eu. Foi entregar e eu não queria aceitar, pois que aquela menina horrorosa, com cabelo horrível, não era eu. Ele, nervoso, falou cantando aquela barbaridade nunca esquecida por mim: que ele não tinha culpa de eu ter o cabelo que a barata roeu.”


“O primeiro amigo secreto. Eu tinha sete anos, e foi somente com as crianças da rua da Ilha, nossa rua. (...) Lembro-me de que tirei André e de que lhe dei uma peteca. Quem me tirou foi Cosme e ele me deu um sabonete Gessy. Meu descontentamento foi notório. Chorei, dei chilique, joguei o sabonete lá para o canto e escondi o rosto no colo de mãe, chorando como uma condenada.”


“Ele era um rapaz vistoso, não bonito, mas quase sendo: ficou na fronteira entre ser bonito e não ser; aí restaram uns traços belos e outros nem tanto. Porém, ele sempre se achou bonito: sorrisão aberto vendo todos os dentes, até os quatro sisos, sempre bem trajado, com um nível de paquera razoável na cidade. Nunca o achei bonito, só meio atormentado, o que dava ao seu rosto uns traços de Rimbaud tipicamente baiano, ao ponto de o tormento visível — em sua cara — o deixar engraçado. Isso: não era uma cara bonita, era uma cara engraçada.”


“Na apresentação que fez, com os colegas de sua equipe, sobre a poesia de Francis Ponge, coube-lhe o pão. Trouxeram uma cesta enorme, cheia de pães, e mostraram para a turma os alpes, as montanhas, habitantes da visão panorâmica daquela coisa que comemos todos os dias sem olhar. Tal qual Ponge, Gilberto tomou o partido do pão como o mais sensível e competente dos advogados. E contou, na segunda parte da aula, morrendo de rir, o quanto foi interessante sua pesquisa. Primeiro porque teve a ideia de ir perguntar a um amigo seu, padeiro de muitos anos, como era a experiência de fazer pão. E que o amigo lhe disse que não sabia responder isso, pois nesses anos todos nunca tinha prestado atenção em tais coisas. Nessa hora a risada de Gilberto foi mais ampla, plena, como o aluno que aprendeu — com o mais profundo de sua sensibilidade — tudo sobre a vida.”



Presentes no livro de crônicas “Histórias de gente miúda” (Mondrongo, 2023), de Ângela Vilma, páginas 65, 37, 47, 33, 31-32, 48, 35, 36, 69 e 62-63, respectivamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Seleta: Gipsy Kings

A “ Seleta: Gipsy Kings ” destaca as 90 músicas que mais gosto do grupo cigano, presentes em 14 álbuns (os prediletos são “ Gipsy Kings ”, “ Este Mundo ”, “ Somos Gitanos ” e “ Love & Liberté ”). Ouça no Spotify aqui Ouça no YouTube aqui Os 14 álbuns participantes desta Seleta 01) Un Amor [Gipsy Kings, 1987] 02) Tu Quieres Volver [Gipsy Kings, 1987] 03) Habla Me [Este Mundo, 1991] 04) Como un Silencio [Somos Gitanos, 2001] 05) A Mi Manera (Comme D'Habitude) [Gipsy Kings, 1987] 06) Amor d'Un Dia [Luna de Fuego, 1983] 07) Bem, Bem, Maria [Gipsy Kings, 1987] 08) Baila Me [Este Mundo, 1991] 09) La Dona [Live, 1992] 10) La Quiero [Love & Liberté, 1993] 11) Sin Ella [Este Mundo, 1991] 12) Ciento [Luna de Fuego, 1983] 13) Faena [Gipsy Kings, 1987] 14) Soledad [Roots, 2004] 15) Mi Corazon [Estrellas, 1995] 16) Inspiration [Gipsy Kings, 1987] 17) A Tu Vera [Estrellas, 1995] 18) Djobi Djoba [Gipsy Kings, 1987] 19) Bamboleo [Gipsy Kings, 1987] 20) Volare (Nel