Pular para o conteúdo principal

10 anos do blog de Emmanuel Mirdad (2009-2019)

O lampião e a peneira do mestiço (2009-2019): Jornalismo Cultural, Jornalismo, Obra, Produções e Vida pessoal

Em abril de 2019, comemoro os 10 anos do meu blog, um acervo de literatura, música e outras artes e assuntos, o lampião e a peneira desse mestiço fascinado pela cultura.

Hoje, o blog possui 1.465 postagens online, disponíveis para visualização gratuita, feitas de abril de 2009 a abril de 2019, em que foram divulgados os trabalhos de muitos artistas (livros, discos, eventos, shows, quadrinhos, etc.), e também o meu trabalho como escritor, compositor e produtor cultural.

Esse canal já foi chamado de Ël Mirdad — Farpas e Psicodelia e Blog do Ël Mirdad. Anunciei por duas vezes o seu fim, apaguei diversas postagens (quase todas foram poemas e textos reaproveitados nos meus livros) e remodelei o layout por três vezes (o atual bagunçou todas as postagens de 2016 para trás, o que, aos poucos, estou resolvendo).

O blog divulgou o trabalho literário de 125 autores (23 internacionais, 51 nacionais e 51 locais), o musical de 398 artistas/bandas (269 internacionais, 84 nacionais e 45 locais), e também audiovisual, artes visuais e fotografia, além de promover um podcast e listas dos melhores textos publicados na revista piauí, prestar homenagens e expor a minha vida profissional (produções e obra literária e musical) e íntima (influências, preferências e família).

Saiba mais sobre o conteúdo do blog a seguir.


Jornalismo cultural
Clique aqui

Em 687 postagens (46,89% do total), o blog divulgou o trabalho cultural de muitos artistas e atrações, internacionais, nacionais e locais, dividido em seis segmentos: 1) Literatura (382 posts | Seções Leituras e Dedicatórias); 2) Música (247 posts | Seções Música para Escrever, Seleta, Vamos Ouvir, Perambulando, Intervalo, entre outras); 3) Podcast (12 posts | Seção Podcast K7); 4) Audiovisual (19 posts | Seção Meu Oscar e filmes, séries e clipes); 5) Artes visuais (15 posts | Pinturas e quadrinhos); 6) Fotografia e outros (12 posts).

-----------


Jornalismo
Clique aqui

Em 20 postagens (1,37% do total), o blog divulgou as seleções dos melhores textos e quadrinhos publicados em mais de cem edições da revista piauí, entre 2006 e 2016, de mais de duzentos e cinquenta autores distintos, além dos melhores textos publicados em cinco edições do Jornal Rascunho em 2017.

-----------


Obra de Emmanuel Mirdad
Clique aqui

Em 547 postagens (37,34% do total), o blog divulgou os meus livros, discos e composições, publicando 60 contos, 200 poemas em português e 88 poemas traduzidos para o inglês, três crônicas, dois discos, nove EPs e 39 composições gravadas por quatro trabalhos distintos, promovendo links para download gratuito, audição e leitura de tudo isso, além de divulgar todo o material que saiu na imprensa sobre a minha obra, vídeos caseiros que gravei com o celular, tocando violão e cantando composições minhas, e contar a história da banda de rock psicodélico progressivo The Orange Poem e celebrar os 100 mil views do seu canal no YouTube e os 50 mil views do EP Ancient, com Mateus Aleluia.

-----------


Produções de Emmanuel Mirdad
Clique aqui

Em 91 postagens (6,21% do total), o blog divulgou: informações sobre as duas produtoras que tive antes da atual (e a entrevista na Muito e a matéria na Veja); todas as produções que realizei, sozinho ou em parceria, de 1999 a 2014; os vídeos resumos de todas as edições da Flica, além de várias informações sobre a mais charmosa festa literária do Brasil (a programação, curadoria, lançamentos, cobertura, etc.); outros produtos como a FliCaixa e o projeto da Flisca (e a entrevista no jornal Notícias do Dia, de Santa Catarina); e uma longa entrevista a alunas da Facom, em 2014, celebrando os meus 15 anos de produção cultural (esse ano, serão 20 anos).

-----------


Vida pessoal de Emmanuel Mirdad
Clique aqui

Em 119 postagens (8,12% do total), o blog prestou homenagens a amigos e personalidades mortas, como os mestres Hélio Pólvora e André Setaro, Dominguinhos e B.B. King; celebrou efemérides, como os 100 anos de Smetak e Dorival Caymmi; publicou poemas do meu pai Ildegardo Rosa (1931-2011) e a seção Revisando (o que de melhor me aconteceu no ano, destacando os melhores livros lidos, filmes, séries vistos, etc.); marcou datas importantes para mim, como os 10 anos da Flica na pauta de projetos, o resumo dos meus anos 20 (de 2000 a 2010) e o que eu fiz nas 12 datas idênticas dia-mês-ano (01/01/01, 02/02/02...) e nas 11 datas sequenciais 2003-2013 (01/02/03, 02/03/04...) deste século; publicou as seções Canções de Minha Vida e Os 10 posts mais acessados do blog; e algumas das minhas listas e seleções, como a antologia Um desprezo absoluto às vaidades estúpidas do mundo, com os 80 melhores contos do mestre Anton Tchekhov.

-----------

Estatísticas



Os 10 posts mais acessados em 10 anos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Dez passagens de Jorge Amado no romance Mar morto

Jorge Amado “(...) Os homens da beira do cais só têm uma estrada na sua vida: a estrada do mar. Por ela entram, que seu destino é esse. O mar é dono de todos eles. Do mar vem toda a alegria e toda a tristeza porque o mar é mistério que nem os marinheiros mais velhos entendem, que nem entendem aqueles antigos mestres de saveiro que não viajam mais, e, apenas, remendam velas e contam histórias. Quem já decifrou o mistério do mar? Do mar vem a música, vem o amor e vem a morte. E não é sobre o mar que a lua é mais bela? O mar é instável. Como ele é a vida dos homens dos saveiros. Qual deles já teve um fim de vida igual ao dos homens da terra que acarinham netos e reúnem as famílias nos almoços e jantares? Nenhum deles anda com esse passo firme dos homens da terra. Cada qual tem alguma coisa no fundo do mar: um filho, um irmão, um braço, um saveiro que virou, uma vela que o vento da tempestade despedaçou. Mas também qual deles não sabe cantar essas canções de amor nas noites do cais? Qual d