Pular para o conteúdo principal

Mirdad: Réquiem aos 20 anos

foto: Bruno Senna


Comecei os 20 anos vivendo o auge de um grande amor que durou pouco, mas foi a 1ª ‘casa’ das três que morei na década inte. Reta final do cursinho PhD (onde conheci o amigo-irmão Rodrigo Minêu, testemunha mais presente dos meus anos 20, e o amigo libriano-musical Marcus Zanomia), pós-abandono do curso de Psicologia na UFBA, recomeçava a me empolgar com a música via uma nova safra de composições (em inglês, desta vez), e já começava a gestar o embrião do que viria a ser a banda The Orange Poem.

A relação com a 1ª ‘casa’ acabou, fiquei por três para entrar no curso de Jornalismo na UFBA (assim como em 1998, só concorri num único vestibular), não consegui emprego nem em loja de shopping, e a minha odisseia em 2001 só não foi pro espaço porque meu pai herói segurou a barra financeira e a The Orange Poem funcionou muito bem como muleta e válvula de escape master.

2002 começou com duas estreias logo de cara: Jornalismo na FACOM-UFBA (os 3 desistiram, mas só fui ter essa confirmação uma semana antes de prestar outro vestibular) e The Orange Poem nos palcos (algo raríssimo). Ano bon vivant, solteiro com carro, aproveitei para resolver todos os meus traumas da infância esquizóide e estudante nerd extremo criando um personagem ‘Bundalêlê’ na academia: fui o cara mais popular, esculhambado, chato e idiota da minha geração faconiana, fundando o famigerado Lado Negro e sendo um dos pilares da algazarra e xibiatagem, criador e produtor da Tradicional Festa da Entregação, do trote com tinta e baderna e do concurso Gatacaloura, entre outras diversões ‘selvagens’.

A minha 2ª ‘casa’ foi a mulher que mais me amou, incondicionalmente e com uma dedicação extrema, e ela surgiu em 2003, abrigando o ano mais parasita de todos, que só serviu pra me aproximar do rádio, através da Rádio Facom, em que fui um dos fundadores da fase 89,3 FM. Trabalhei como motorista pra meu pai, e passei diversas horas não remuneradas ao comando de uma programação tapa-buraco na tal rádio que ninguém ouvia, além do próprio operador/locutor. Livrei-me dos óculos fundo de garrafa (representação-mor da nerdice, usei por 19 anos) via operação, e pulei de bungee jump em Paulo Afonso na companhia de Marquinhos Vaquinha, o Marcus Ferreira, que viria a ser meu sócio anos depois.

Continuei escrevendo poemas e canções. Inspirado no faça-você-mesmo punk, criei o projeto Agente Laranja Gueto Cultural; uma série de shows aos domingos da The Orange Poem e convidados no bar Tangolomango, Pituba, com espaço para exposições de pinturas, vídeos e quem aparecesse com algo artístico. Assim, pari a minha carreira na produção cultural, no ano de 2004. A partir deste evento, passei a ser agente de shows, produzindo as sextas-feiras do Tangolomango com bandas independentes (as que tiveram mais sucesso foram Besouros do Sertão e Paladinos). Paralelo a isso, deixei de ser vagabundo e fui intimado (através do Q.I. da cantora e amiga faconiana Eva Cavalcante) para um estágio na Rádio Educadora FM, iniciando uma querida e familiar relação que rendeu 1 ano de estágio e posteriormente 1 ano e meio como REDA, sempre na produção musical (ou seja, até no único emprego que tive, não atuei como jornalista).

O auge dos anos 20 foi em 2005, o melhor ano, a solene despedida da juventude inconsequente, despreocupada. Começou quente, no verão, ao ficar solteiro novamente e em plena gravação do 1º CD da The Orange Poem. Ampliei meu raio de ação como agente de shows para o saudoso World Bar, na Barra, em que produzi diversos shows e onde a curtição com o quarteto da bagunça (Mirdad, Minêu, Afonso e Enzo) rendeu até a formação de um grupo de forró tosco, o cômico Forró di K (eu era o zabumbeiro), que chegou até tocar no trem do forró de Campina Grande, na Paraíba, pra onde os três cabras (Enzo foi e voltou de avião) foram de Celta 1.0 estrada acima, com muitas histórias pra contar aos netos (se tivermos). O tal disco da Orange ficou pronto, prensado e custeado totalmente por mim, lançado no projeto Laranjada Rock, que viria a realizar os últimos shows da banda, com convidados e moscas. E pra fechar o espetacular ano que mais curti, conheci a minha 3ª ‘casa’, que foi a mulher-menina que mais amei.

Voltei a ser vagabundo em 2006, que só serviu como ano de transição. No 2º semestre, concluí o curso de Jornalismo na UFBA com um produto experimental, de ambientação sonora para poemas em formato CD. Ou seja, com um projeto de comunicação, formei-me jornalista, a muito custo, por conta de uma orientação medíocre de um professor desprezível. Mas a obra (Ilusionador) ficou bacana, e tenho muito orgulho dela, pois o recorte escolhido foram os filopoemas de Ildegardo Rosa, meu pai. Além desta, gravei também, com meus recursos, o 2º CD da Orange Poem, que não foi prensado ou lançado, e é muito melhor que o 1º. Isso não aconteceu porque a banda foi se desfazendo, com a ida do baterista Hosano Jr. a São Paulo, e a minha desistência do sonho ‘since 2000’ de ir morar em Londres, que tanto estruturei. Desisti por amor, pra poder viver uma relação concreta e com objetivos reais e tangíveis como um casamento e família.

Decretei o fim simbólico da The Orange Poem em março de 2007, o que representou também a minha saída definitiva de artista para produtor na cena musical. Mas eu cheguei ainda a gravar mais um CD, Universo Telecoteco, com meus recursos e composições em português, de uma banda fugidia chamada Pedradura, que acabou encalhada. Ainda no verão deste ano, comecei a trabalhar informalmente na produtora Plataforma de Lançamento, onde aprendi a escrever projetos para as leis de incentivo, entre outros traquejos da profissão de produtor cultural, com o grande mentor Uzêda. Em poucos meses, alternados pelo ano, aprendi muito mais com ele que em todos os anos na Facom, seja escrevendo projetos ou em execução prática de eventos.

E o ‘diploma’ de produtor prático em cultura veio no verão de 2008, quando o resultado do edital nacional do Oi Futuro anunciou o patrocínio para o meu projeto de premiação para o rock baiano, criado no réveillon de 2006-2007. Foi o único projeto pessoal, até então, que tinha inscrito tanto para o Governo quanto para um edital privado. E a ironia foi que nenhum dos projetos de Uzêda foi aprovado pela Oi naquela edição, e o meu sim. Como um bom discípulo, convidei o mestre para fazer o projeto, já que tive receio por não ter experiência. Uzêda, produtor escolado de longa data, poderia muito bem ter se aproveitado da situação e ter “tomado” o projeto pra si, de certa forma. Mas ele não o fez. Negou sua participação e me atirou no mercado, por julgar-me apto para tanto. E o Prêmio Bahia de Todos os Rocks foi o meu emprego em 2008 e a estreia no mercado profissional como produtor cultural independente. Neste mesmo ano, conheci o grande amigo e abençoado Tiganá Santana, que me inspirou a zelar pelos guardiões da boa música.

Marcus Ferreira, produtor cultural formado na Facom, trabalhou comigo na produção do Prêmio BTR. Foi um trabalho tão harmônico e produtivo que o caminho mais natural para dois empreendedores natos seria montar uma empresa. Assim, em 2009, firmamos sociedade na Putzgrillo - Assessoria em Cultura, que tinha sido aberta por Marcus ainda em 2008. Como havia muita incerteza ainda, aceitei de muito bom grado o convite da Educadora FM para retomar meus trabalhos na produção musical da rádio. E foi por causa do foco no trabalho e de muito empreendê-lo em 2009 que pude aguentar a terrível porrada do final de relação com minha 3ª ‘casa’, que me deixou vagando por aí, sem teto, até hoje.

O trabalho continuou intenso em 2010, e por conta da necessidade de uma maior dedicação à Putzgrillo, para firmá-la no mercado e até mesmo expandi-la, saí da Educadora FM com um saldo positivo de 240 programas produzidos. Com projetos em execução, outros em pré, e muitos em tramitação, 2011 já aparece no horizonte como norteador do salto Putz que virá. E se o compositor/cantor tinha saído de cena, o meu lado autor ganhou força ao ter o meu 1º livro, Abrupta Sede, lançado pela Via Litterarum, de forma ainda tímida e incipiente. Mas ao menos o livro ficou muito bem feito, com ilustrações perfeitas do amigo Marceleza de Castilho.

E hoje, 07 de outubro de 2010, faço 30 anos e me despeço dos 20. Sonhei, estruturei o sonho e o desfiz. Experimentei amar, fui amado e amei. Identifiquei os traumas e os resolvi. Viajei, curti, celebrei e chorei de alegria e de dor. Escrevi, engavetei, bloguei e fui publicado. Abençoado rádio e querida produção cultural, muito obrigado!

Comentários

Joyeux anniversaire, então !
Tomara que eu faça tantas coisas quanto você antes de chegar aos meus 30 !
Unknown disse…
Você é tudo de bom!
Te amo!
Emmanuel Mirdad disse…
Seja bem vinda, minha irmã!
Te amo muito tb!
Verdejah disse…
Não fosse você pra me contar e eu não entenderia tanto... Parábens que venha os anos "inta"!
Belo memorial. Como faço para comprar seu livro?

Postagens mais visitadas deste blog

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez poemas de Carlos Drummond de Andrade no livro A rosa do povo

Consolo na praia Carlos Drummond de Andrade Vamos, não chores... A infância está perdida. A mocidade está perdida. Mas a vida não se perdeu. O primeiro amor passou. O segundo amor passou. O terceiro amor passou. Mas o coração continua. Perdeste o melhor amigo. Não tentaste qualquer viagem. Não possuis casa, navio, terra. Mas tens um cão. Algumas palavras duras, em voz mansa, te golpearam. Nunca, nunca cicatrizam. Mas, e o humour ? A injustiça não se resolve. À sombra do mundo errado murmuraste um protesto tímido. Mas virão outros. Tudo somado, devias precipitar-te — de vez — nas águas. Estás nu na areia, no vento... Dorme, meu filho. -------- Desfile Carlos Drummond de Andrade O rosto no travesseiro, escuto o tempo fluindo no mais completo silêncio. Como remédio entornado em camisa de doente; como dedo na penugem de braço de namorada; como vento no cabelo, fluindo: fiquei mais moço. Já não tenho cicatriz. Vejo-me noutra cidade. Sem mar nem derivativo, o corpo era bem pequeno para tanta