Pular para o conteúdo principal

Glauberovsky Orchestra

Glauber Guimarães

Folk de um homem só, que toca violões, banjo, viola caipira, cavakelele, percussão, caixa de fósforo, trombone de boca, samplers e efeitos diversos, em gravações suas e regravações de grandes artistas (de Tom Waits a Edu Lobo, de Neil Young a Walter Franco) feitas em casa, no melhor esquema low-fi “faça você mesmo”, lançando-as em EPs disponibilizados gratuitamente na internet, sempre com capas e encartes feitos com esmero (em casa também), dando vazão ao artista que sempre foi, desde berço, e que andava meio escondido.

Mas tudo isso não importa mais que ouvir a sua voz inconfundível, ácida, sinuosa, dilacerante, uma atriz em diversas interpretações distintas, ao molde de experimentações intrigantes, transmutando o timbre em distorções e freqüências estranhas que não incomodam, mas atraem a contemplação para um lugar não-comum.

Glauberovsky Orchestra surgiu a partir de agosto de 2011, e continua, a cada novo lampejo criativo, restabelecendo nossa atenção a esse legítimo artista/voz/compositor que andava subaproveitado, e agora põe suas cartas na mesa, com facas.

É necessário ouvir Glauber Guimarães, a orquestra de uma palha de aço só.



Glauberovsky Orchestra
[2011]


Com 13 faixas, é o maior dos EPs lançados. Glauber tem a honra de gravar seu pai, Lula Carvalho ("Estradas e Sonhos"), e revisita Pink Floyd, Tom Waits, Edu Lobo, Bob Dylan e Beck, além de apresentar as fantásticas versões para "Bete Balanço" e "All You Need is Love", em que altera a melodia com uma propriedade artística fora do comum, fomentando o belissímo de forma imediata à 1ª audição.

De sua autoria, o folkman apresenta duas canções ("Trincando" e "Adieu"), um blues pequenino ("Escravo da Souza Cruz") e uma experimental 'fecha-álbum' ("Badito").

Tracklist:

01) Vento Bravo (Edu Lobo / P.C. Pinheiro)
02) Static (Beck Hansen)
03) Bete Balanço (Cazuza / Frejat)
04) Trincando (Glauber)
05) All You Need is Love (Lennon / McCartney)
06) Estradas e Sonhos (Lula Carvalho)
07) Escravo da Souza Cruz (Glauber)
08) Strange Weather (Tom Waits)
09) Você Não Me Conhece (Glauber)
10) Adieu (Glauber)
11) Paintbox (Richard Wright)
12) This Wheel's on Fire (Dylan / Danko)
13) Badito (Glauber)



Na Na Ni Na [2011]


O que "Burn" (clássico setentista que atravessou gerações do Deep Purple), "Human Behaviour" (primeiro single de sucesso da islandesa Björk) e "Coração de Luto" (toada-milonga do gaúcho Teixeirinha, grande sucesso nos anos 60) tem em comum?

"Na Na Ni Na"! Glauber lasca o cotovelo e conclui com uma vinhetinha escrota trollando a Chapeuzinho Vermelho ("Violência") e um samba-corno de radinho de pilha ("Tudo que Essa Nega Quer"), que poderia ter sido composto nos anos 30, mas só agora ficou de bem consigo.

Tracklist:

1) Burn (Blackmore / Coverdale / Lord / Paice)
2) Coração de Luto (Teixeirinha)
3) Human Behaviour (Björk / Nelle Hooper)
4) Violência (Glauber)
5) Tudo que Essa Nega Quer (Glauber)



Neuróbica Cha Cha [2011]


As versões funcionalmente recriadas para a psicodélica banda Superfine Dandelion (EUA 60's) e para os trovadores Neil Young e Chico Buarque dão o tom neuróbico a este EP dançarino de sensações, completamente sincado a alucinações diversas.

Eis que Glauber nos apresenta um EP bem redondo-espiral, com duas canções curtinhas suas muito fofinhas ("O Velho, o Garoto e Eu" e "Menino Bom"), enxotando seus fantasmas, o jingle "Hino dos Perdedores Sensacionais" (pra botar Beck no bolso) e a melhor canção de sua nova safra, "Patinsss", dedicada ao novo amor "a solução faz parte do problema".

Tracklist:

1) Don't Let it Bring you Down (Neil Young)
2) Vida (Chico Buarque)
3) O Velho, o Garoto e Eu (Glauber)
4) Patinsss (Glauber)
5) Menino Bom (Glauber)
6) Ferris Wheel (Mcfadden)
7) Hino dos Perdedores Sensacionais (Glauber)



Pequenos Frascos [2012]



Único inteiramente autoral, o EP "Pequenos Frascos" é uma coletânea com 10 faixas que tem menos de 10 minutos de duração. Posso estar enganado, mas tenho a impressão que é o álbum mais rápido da história da música contemporânea.

Para um apreciador de rock progressivo, é um desafio compreender o "Pequenos Frascos", pois com seus 8 minutos e pouco, parece uma faixa só. Mas quem sabe não é? Além das pequeninas faixas lançadas nos outros EPs (tem até uma do Teclas Pretas, o outro projeto de Glauber - a música "Simples"), o artista nos apresenta três novas: "Janeiro vs. Godzilla", "Tiaanna" e "Adhemar".

Tracklist:

01) Janeiro vs. Godzilla (Glauber)
02) O Velho, o Garoto e Eu (Glauber)
03) Tiaanna (Glauber)
04) Adhemar (Glauber)
05) Badito (Glauber)
06) Simples (Glauber)
07) Menino Bom (Glauber)
08) Você não me Conhece (Glauber)
09) Violência (Glauber)
10) Escravo da Souza Cruz (Glauber)



Mepalav [2012]


"Everybody felt the rain", ou seja, meia-palavra já basta e Glauber abre o EP com uma incrível versão para a cultuada The Kinks, "Rainy Day in June", que mal parece que foi gravada em casa.

No melhor esquema álbum sequencial, a excelente "Dopamina" (lisérgica versão em português da sua "Sad Clown") e o clássico "Eu e as Flores" (do mestre Nelson Cavaquinho) nos conduzem ao crepúsculo que a capa propõe.

"Entre um Trago e Outro" é a canção mais radiofônica da orquestra de um só Glauber, estradeira e viciante. E, como essa tem um tom claramente Lobão, o artista encerra o excelente EP 'caetanando' em homenagem ao amigo conterrâneo, linkando opostos similares.

Tracklist:

1) Rainy Day in June (Ray Davies)
2) Dopamina (Glauber)
3) Eu e as Flores (Nelson Cavaquinho)
4) Dopamina (incidental) (Glauber)
5) Entre um Trago e Outro (Glauber)
6) Livros (Caetano Veloso)



Uáu! [2012]


Após abrir seus EPs com versões para Edu Lobo, Deep Purple, Neil Young e The Kinks, Glauber apresenta sua melhor "abre-caminho", revivendo e resgatando do imaginário cancioneiro nacional a linda "Vela Aberta", de Walter Franco, gravada aqui com o tom psico-viajandão de gaivota que a música sugere.

Com "Uáu!", Glauber se arrisca mais, apresentando mais canções autorais que covers, com destaque para o potencial hit "Como é Bom Ter um Pouco de Paz" (feita em parceria com o amigo guitarrista Ricardo Flash) e a floydiana "Shhh..." - que, na parte 2, tem a participação especial de sua filha Clara.

Tracklist:

1) Vela Aberta (Walter Franco)
2) Working class Hero (John Lennon)
3) Shhh...(Glauber)
4) Sancho Panza (Glauber)
5) Como é Bom Ter um Pouco de Paz (Glauber / Ricardo Alves)
6) Shhh...2 (Glauber)



Banjobanzo [2012]


Nas palavras do criador, o EP traz "cansaço, esperança, tristeza, amor, dureza, leveza...como a vida mesmo". Mais extenso que os anteriores, "Banjobanzo" nos apresenta versões para clássicos de David Bowie, Beach Boys e Slim Rhodes and His Mountaineers, além de "Boss Inside", do contemporâneo folkman Adam Green.

Das autorais, Glauber apresenta quatro novas canções, apostando em ruídos ácidos, sons e melodias mais experimentais, e a presença nostálgica do banjo. Por fim, "Banjobanzo" dá espaço para o amigo músico Heitor Dantas debochar: "O que fazer de Glauber, Fabão e Heitor? Quem sabe enterrá-los no meio do jardim".

Tracklist:

1) Space Oddity (David Bowie)
2) Take and Give (Hesselbein/Rhodes)
3) Mundos (Glauber)
4) O que Fazer de Glauber Guimarães, Fabão e Heitor Dantas? (Heitor Dantas)
5) Convescote (Glauber)
6) Boss Inside (Adam Green)
7) Dia Primeiro (Glauber)
8) Vice-Versa (Glauber)
9) Be Here in the Morning (B. Wilson / C. Wilson / Love / Jardine)



Carnavácuo [2012]


Lançado nas cinzas da quarta-feira fim da folia momesca, "Carnavácuo" traz apenas 03 faixas, repleto de colagens e ambiências distintas, com uma pegada mais progressiva que os demais. Segundo Glauber, representa três fases distintas de sua vida, repleto de mensagens subliminares, indiretas e até mesmo diretaças, como na afiada "Fakeflores": “Fakeflores, sempre uns amores não passam de um pedaço de mera imitação da vida. E o que sobra depois?”.

Das três faixas (uma delas um medley de 11 minutos, o que ressalta o toque "progressivo" do EP, e contradiz a proposta do EP "Pequenos Frascos"), Glauber traz o clássico norte-americano "Ac-Cent-Tchu-Ate the Positive", que já foi gravado por Ella Fitzgerald e Aretha Franklin, a sagaz "Augusta, Angélica e Consolação", de Tom Zé, além das autorais "Fakeflores" e "Naive". Salve a lavanderia glauberiana!

Tracklist:

1) Intro + Ac-Cent-Tchu-Ate the Positive (Glauber - Mercer/Arlen)
2) Augusta, Angélica e Consolação / Fakeflores / Naive / Estúpido Cupido (Tom Zé / Glauber / Glauber / Sedaka-Greenfield-Fred Jorge)
3) Quarta-feira de Cinzas (Glauber)




Após o vácuo do Carnaval, ainda em fevereiro, Glauber apresenta-nos o EP "Sol", dedicado a mulheres especiais de sua vida, pluralizando a sua obra, deixando nascer três belas canções autorais: "Balaustrada" (“Será que ela vem? ‘Se não vier, tudo bem’. Ah, tudo bem nada. A quem vou enganar?”), "Prontofalei" (“Meu skype é um deserto. A saúde, um boato. Ela tão longe, tão perto. E eu aqui, gato escaldado”) e a excelente "Colorado" (“Eu não creio em nada, nada além de Clara, ah, minha linda filha... quem dera também fosse clara, a vida”), que dialoga um filete cancioneiro com a eterna "Vapor Barato", de Macalé e Salomão. Completando o EP, duas covers distintas: "Drama de Angélica", da dupla caipira Alvarenga e Ranchinho, e "Like Dreamers Do", dos Beatles.

Tracklist:

1) Balaustrada (Glauber)
2) Prontofalei (Glauber)
3) Colorado (Glauber)
4) Drama de Angélica (sinopse) (Alvarenga / Barreto - adaptação: Glauber)
5) Like Dreamers Do (Lennon / McCartney)



Rediviva [2012]


Paulinho da Viola, George Harrison, MPB-4, David Crosby e o obscuro supergrupo britânico 60's de um álbum só: Blind Faith. E, é claro, uma do baiano GLAUBER-caixa-alta, "Ouça": "A vida se reinventa e o resto é com você”. Esse bolo doido de música brasileira + folk mundial você encontra no novo EP da Glauberovsky Orchestra, "Rediviva", o 10º e último da série produtiva do fotogênico Glauber Guimarães.

Tracklist:

1) Sea of Joy (Steve Winwood)
2) Ouça (Glauber)
3) Beware of Darkness (George Harrison)
4) A Lua (Renato Rocha)
5) Roendo as Unhas (Paulinho da viola)
6) Song with no Words (Tree with no Leaves) (David Crosby)

.

Comentários

glauberovsky disse…
mirdad, acabo de me dar conta de que nos últimos 6 meses, gravei cerca de 60 faixas :0O

e sabe o que é mais louco? eu nem senti e ainda tem os encartes e tal...10 eps. o proximo sai na quarta-feira de cinzas.

to de cara, eu realmente precisava desesperadamente disso...
G.
glauberovsky disse…
aah, eu gostei demais, demais mesmo disso tudo que li aqui. lavou minh'alma, cara. muito obrigado, mirdad. cê matou a pau.
G.
glauberovsky disse…
todos os eps da glauberovsky orchestra no blogspot [mais prático pra baixar/free download]:

http://glauberovskyorchestra.blogspot.com.br/

GLAUBER

Postagens mais visitadas deste blog

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez poemas de Carlos Drummond de Andrade no livro A rosa do povo

Consolo na praia Carlos Drummond de Andrade Vamos, não chores... A infância está perdida. A mocidade está perdida. Mas a vida não se perdeu. O primeiro amor passou. O segundo amor passou. O terceiro amor passou. Mas o coração continua. Perdeste o melhor amigo. Não tentaste qualquer viagem. Não possuis casa, navio, terra. Mas tens um cão. Algumas palavras duras, em voz mansa, te golpearam. Nunca, nunca cicatrizam. Mas, e o humour ? A injustiça não se resolve. À sombra do mundo errado murmuraste um protesto tímido. Mas virão outros. Tudo somado, devias precipitar-te — de vez — nas águas. Estás nu na areia, no vento... Dorme, meu filho. -------- Desfile Carlos Drummond de Andrade O rosto no travesseiro, escuto o tempo fluindo no mais completo silêncio. Como remédio entornado em camisa de doente; como dedo na penugem de braço de namorada; como vento no cabelo, fluindo: fiquei mais moço. Já não tenho cicatriz. Vejo-me noutra cidade. Sem mar nem derivativo, o corpo era bem pequeno para tanta