Pular para o conteúdo principal

Dez poemas de Maria do Rosário Pedreira no livro O meu corpo humano

Maria do Rosário Pedreira
(foto: Filipe Amorim/Observador)


retina
Maria do Rosário Pedreira

Eu, que nunca pensei deixar de ser
filha, faço agora de mãe da minha mãe
aos domingos: sou a sua muleta nos

longos corredores da casa antiga e
chego-lhe mantas aos joelhos porque
os velhos tremem em vida com o frio
da morte. Para fugir às coisas que a

entristecem, pergunto-lhe por gente
do passado, pois sei que o que sucedeu
ontem está já demasiado longe da sua

memória — e, nos dias bons, a resposta
dura a tarde inteira. Ao princípio,

a minha mãe censurava a forma como eu
ia vestida, mas já há muito tempo que não
diz nada. Pensei que tivesse finalmente

acertado com o seu gosto, ou que ela,
derrotada, tivesse desistido de me mudar.

Só depois percebi que já não me vê.

--------

ouvidos
Maria do Rosário Pedreira

Quando estou sozinha,
sento os mortos à mesa
e dou-lhes de comer —
um prato a cada um, em

troca dessas histórias que
morro de saudades de os
ouvir contar. E escuto-os

com a velha paixão — tal
qual estivessem vivos —
para não me fugirem as
suas vozes da memória.

Às vezes choro, claro —
e nem é por eles já não
terem dentes e me
deixarem quase tudo no

prato; mas por os ver ali,
ao pé de mim, e me sentir
na mesma tão sozinha.

--------

martelo, bigorna e estribo
Maria do Rosário Pedreira

A escuridão entra, impertinente, em casa
do meu ouvido. Sem luz, a oficina — que
antes distinguia as vibrações do amor —

parece ter preguiça de funcionar: martelo,
bigorna e estribo estão cada dia mais
enferrujados para os teus segredos. Por

isso, quando te peço que repitas uma e
outra vez que ainda me amas, acredita, não

é saudade: estou realmente a ensurdecer
e ainda não domino a ventania das mãos.

--------

sexo
Maria do Rosário Pedreira

Os poemas, tal como nós, já vão
murchando. Há uma espécie de
bolor que se instala nas pregas da
nossa vida e deixa as mãos mais
trôpegas sobre o papel. Ao fim da

tarde, eu fico triste sem razão e
tu adormeces diante de um bom
livro. Temos medo do que aí vem,
mas não o confessamos. E falta-nos

qualquer coisa que não sabemos
nomear — talvez a certeza de que o
sexo da última vez não foi o último

sexo. Enfim, enquanto esperamos
o inverno, andamos ligeiramente
assustados e um pouco sonolentos,

mas juntos e abraçados até ao fim.

--------

tornozelos
Maria do Rosário Pedreira

Foi na verdade a sede que me tirou
da estrada. Num café de província,
cadeiras de napa cor de laranja
bordavam um balcão quase vazio.

Numa esquina, para poder falar
olhos nos olhos, sentava-se um casal
adolescente. Na testa dele — que

era dos dois o mais bonito — bailava
sozinha uma pérola de suor, sinal
de que havia coisas difíceis para

dizer. Mas, vendo bem, os tornozelos
dela eram tão finos que não iam
aguentar aquela confissão. Bebi

correndo a minha água gelada para
não atrapalhar o choro dela; e, antes
de sair, dei comigo a pensar que nem

me importaria muito de ser traída, se
pudesse ter outra vez aquela idade.

--------

olhos
Maria do Rosário Pedreira

Apaga a luz — é justo
que tenhas nos teus
braços a rapariga
que fui antes de ti.

--------

nádegas
Maria do Rosário Pedreira

Lembro-me e sinto tudo
novamente: passo a mão
pelo veludo das tuas calças
velhas e aperto as nádegas
firmes do passado. Não sou

só eu: as tuas roupas também
têm saudades.

--------

costas
Maria do Rosário Pedreira

À viúva custa-lhe pôr só um prato na mesa.
Mais: custa-lhe fazer o jantar só para ela. Por
isso, ultimamente come qualquer coisa de pé
à janela, a ver os freixos estenderem os
braços para o verão — e já três pessoas lhe

disseram que está mais magra. À viúva custa-lhe
guiar seis horas seguidas para ir à Galiza ver o
filho. Um destes domingos, abriu a porta do
carro e sentou-se, distraída, no lugar do morto.
Quando deu pelo engano, chorou a tarde inteira

e já não foi. À viúva custa-lhe pensar nas férias.
Porque não quer voltar aos lugares onde foi feliz,
gasta as noites em busca de destinos exóticos
e a tomar nota de hotéis com camas grandes
onde sabe, no fundo, que não se deitará. Mas os

seus planos são como um bolo que se mete no
forno e não cresce — até que se escancaram
as portas do verão e ela dá por si em casa em
pleno agosto. À viúva custa-lhe ver metade do

roupeiro vazio. Mas ainda lhe custa mais, na outra
metade, a roupa que não voltou a pôr desde que
o marido morreu, sobretudo aquele vestido cintado
e sem mangas com que ele adorava vê-la — e que

não pode usar porque tem o fecho nas costas.

--------

nervos
Maria do Rosário Pedreira

Acordo numa cidade com os nervos
desfeitos. Levanto-me ao som dos
estores que sobem, contrariados, do
outro lado da rua quando já alguém

se zangou no café por baixo da janela e
há sirenes, buzinas, taxistas deprimidos
com a falta de clientes. Saio de casa

todos os dias um nadinha mais velha; e
às vezes, como a cidade, não consigo evitar
os nervos em franja. Quando regresso,

trago uma espécie de pieira cantando-me
no peito; e se à noite me acontece

deitar-me sozinha entre os lençóis frios,
abro os braços em estrela sobre a cama
e tento imaginar-me num relvado de verão;
ou então fecho os olhos e finjo-me num

areal: ouço ao longe as crianças furando
as ondas contra o medo dos pais — e, às
vezes, juro, até me cheira a mar. Mas de

manhã, quando a cidade desperta cheia
de mau génio, sou de novo um nadinha
mais velha: suspiro, reclamo, gemo, tusso,
ergo-me a custo para o dia que aí vem —

tenho os nervos cada vez mais à flor da pele.

--------

ossos
Maria do Rosário Pedreira

Quando estou mais triste,
costumo conversar com a
terra,
          mas digo-lhe que não:

que, apesar de tudo, prefiro
o fogo
            a ter de dar-lhe a roer,

no fim de tudo, os meus ossos.


Presentes no livro de poemas “O meu corpo humano” (Quetzal, 2022), de Maria do Rosário Pedreira, páginas 26, 28, 19, 22, 21, 15, 17, 37-38, 24-25 e 32, respectivamente.


Aforismos de Maria do Rosário Pedreira em “O meu corpo humano”

“O tempo põe sempre num lado o que tira de outro”

“Daqui até à morte é um instante”

“Estreita era a minha cintura antes de eu ser feliz”

“O que há no meu peito é entre nós”

“Ter-te comigo é como poder andar descalça pelo mundo”

“As cidades estão cansadas de cimento e o mundo se desfaz em pó qual parede velha”

Aforismos presentes no livro de poemas “O meu corpo humano” (Quetzal, 2022), de Maria do Rosário Pedreira, páginas 16, 13, 16, 14, 82 e 30, respectivamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Dez passagens de Jorge Amado no romance Mar morto

Jorge Amado “(...) Os homens da beira do cais só têm uma estrada na sua vida: a estrada do mar. Por ela entram, que seu destino é esse. O mar é dono de todos eles. Do mar vem toda a alegria e toda a tristeza porque o mar é mistério que nem os marinheiros mais velhos entendem, que nem entendem aqueles antigos mestres de saveiro que não viajam mais, e, apenas, remendam velas e contam histórias. Quem já decifrou o mistério do mar? Do mar vem a música, vem o amor e vem a morte. E não é sobre o mar que a lua é mais bela? O mar é instável. Como ele é a vida dos homens dos saveiros. Qual deles já teve um fim de vida igual ao dos homens da terra que acarinham netos e reúnem as famílias nos almoços e jantares? Nenhum deles anda com esse passo firme dos homens da terra. Cada qual tem alguma coisa no fundo do mar: um filho, um irmão, um braço, um saveiro que virou, uma vela que o vento da tempestade despedaçou. Mas também qual deles não sabe cantar essas canções de amor nas noites do cais? Qual d