Pular para o conteúdo principal

Podcast K7 #05 - JIVM


Bloco 01 (Poesia e Alumbramento)
- Ouça e baixe aqui: www.4shared.com/file/107502641/eb1b5ac5/PodcastK705_JIVM_Bloco01.html

Bloco 02 (Credibilidade e Curador)
- Ouça e baixe aqui: www.4shared.com/file/107504959/d2ecfb57/PodcastK705_JIVM_Bloco02.html

Bloco 03 (Sertão e Família)
- Ouça e baixe aqui: www.4shared.com/file/107506454/e8cdc32/PodcastK705_JIVM_Bloco03.html

Bloco 04 (Projetos e Indicações)
- Ouça e baixe aqui: www.4shared.com/file/107508836/5f1d94cf/PodcastK705_JIVM_Bloco04.html

Problemas para ouvir ou baixar? Entre em contato: elmirdad@yahoo.com.br

ATENÇÃO: Pra baixar, clique no botão azul "Download Now". Pra ouvir, clique na barra cinza acima do botão azul, no primeiro botão à esquerda.

...
Programa #05
José Inácio Vieira de Melo

Poeta e Jornalista.

Ariano, natural do povoado de Olho d’Água do Pai Mané, cidade de Dois Riachos (AL), de 1968, radicado na Bahia há mais de 20 anos. É formado em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia. Possui quatro livros publicados: Códigos do Silêncio (2000), Decifração de Abismos (2002), A Terceira Romaria (2005) e A Infância do Centauro (2007), este editado pela Escrituras Editora, de São Paulo. Publicou também o livrete Luzeiro (2003) e o CD de poemas A Casa dos Meus Quarenta Anos (2008). Além disso, organizou o Concerto lírico a quinze vozes – Uma coletânea de novos poetas da Bahia (2004), participou de antologias, e os seus poemas têm sido publicados em vários jornais, revistas e sites do Brasil e do exterior. Sua poesia tem sido destacada por nomes importantes da literatura brasileira contemporânea, como Gerardo Mello Mourão, Hélio Pólvora, Hildeberto Barbosa Filho, Lêdo Ivo, Ruy Espinheira Filho, Sânzio de Azevedo e Moacyr Scliar.

Também é co-editor da revista de arte, crítica e literatura Iararana e colunista da revista Cronópios. Atualmente reside em Jequié (desde 2006), e lá coordena o projeto Travessia das Palavras. Foi coordenador do projeto Poesia na Boca da Noite, em Salvador, que durou de 2004 a 2007, agitando as noites culturais da cidade com apresentações dos mais variados poetas. Recentemente fez a curadoria e coordenou a Praça de Cordel e Poesia na 9ª Bienal do Livro da Bahia (2009). Além disso, é curador do projeto Uma Prosa Sobre Versos, em Maracás.

JIVM indica para ouvir Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti; ler o romance Galiléia, do autor cearense Ronaldo Correia de Brito; assistir o recém-lançado filme Divã; e contemplar as estrelas, a beleza feminina e do ser humano, ler poesia e contemplá-la dentro de si.

“Eu sou um pastor de nuvens e de versos, que faz poesia e contempla o universo de uma maneira diferenciada, a frequentar as esferas do delírio”.

“Almejo passar pela vida, viver a minha poesia e tentar levar esta força poética, que me movimenta na vida, para as pessoas”.

“Nós somos os únicos animais que temos a consciência da nossa finitude, e isso não é nada agradável. E ter a consciência de estar no mundo é mais doloroso ainda. E as coisas não têm sentido algum. Então, você tem que dar um sentido a tudo isso”.

“As pessoas estão com o olhar preso às vitrines”.

“A minha poesia pretende chegar às pessoas, mas é necessário que elas tenham um tempo para a poesia também, percebam a sua existência”.

“Até o serial killer é um poeta. Ele está codificando, quer passar para as pessoas uma codificação estética, uma loucura dessa natureza. E para você perceber isso, até nessa coisa terrível, é necessário que haja sensibilidade para isso”.

“O tempo todo vivo tentando dar sentido à existência. E só encontro este sustentáculo dentro da minha arte”.

“Quanto a esta questão de ser um ícone, nunca passou pela minha cabeça. Tenho consciência de que a minha poesia tem um alcance, mas se isso vai perpassar para as demais gerações, não cabe a mim; só o tempo - este sim, o julgador infalível”.

“Eu como o agenciador das políticas culturais, como o elemento aglutinador, como a pessoa que faz, que se coloca no lugar de fazer e levar a poesia ao outro, dentro do nosso Estado, sou uma pessoa que tem uma força muito grande. Ou seja, a minha presença faz com que a minha poesia circule. E eu sou uma pessoa que a exibe e a dos outros também. Agora, e quando eu não estiver mais aqui, a minha poesia vai continuar por si própria, sem esse elemento que a leva?”.

“As coisas surgem da escuridão, do caos. A clareza só pode vir do escuro”.

“A poesia é uma doença que cura”.

“Logo quando eu cheguei aqui (Salvador em 1998), não conhecia absolutamente nada, mas sabia que tinha uma missão. E via os poetas muito dispersos. Então, falei: “Não, eu tenho que fazer alguma coisa”. E eu sempre me coloquei no lugar de fazer, e fui fazendo, tendo domínio, um conhecimento muito grande da cena literária da Bahia. E hoje dialogo com poetas de todos os estados do Brasil, tenho uma credibilidade muito grande”.

“Muito dos autores que estiveram na Praça de Cordel e Poesia da Bienal (2009) disseram que estavam indo ali por conta de minha pessoa, porque questionavam o fato de não estarem sendo remunerados, o que nós também questionamos”.

“Nós precisamos de um parque editorial para publicar os autores baianos, mas para isso é necessário que também haja leitores, e pra que existam leitores, tem que haver um processo de formação na base, desde cedo”.

“O que está acontecendo agora, a gente não tem muito como afirmar se é bom ou não, porque muitos estão experimentando. E é deste experimento que efetivamente surgem as obras primas, mas também vem muita merda pelo meio. A maioria, né? Mas é um risco que se tem de correr, porque o sujeito que não arrisca, se mantém dentro de uma tradição. Embora que, dentro desta, o sujeito também possa criar uma obra de valor”.

“O que me deixa um pouco assustado é gente querer fazer poesia matuta tendo frequentado escola. Aquilo ali vai ficar muito artificial”.

“Se eu pudesse, traçaria um outro caminho pra mim. Devido à dificuldade que é ser um poeta e alcançar uma linguagem poética que tenha algum reconhecimento. É extremamente difícil”.

“Eu não acredito em um poeta que não lê poesia. Porque ele não vai ter referencial. Vai criar uma coisa achando que é genial, e aquilo já foi feito bem melhor por vários outros”.

“Ninguém no sertão quer viver à luz de candeeiro. Todo sertanejo quer ter luz elétrica e antena parabólica para ver televisão. E exigir que o que está acontecendo no mundo não chegue a essas pessoas porque vai descaracterizá-las, é uma loucura!”.

“Eu sou uma pessoa do agreste, mas dialogo com o mundo”.

“O que tem de mais extraordinário em minha existência é o amor pelos meus dois filhos”.

- Sobre a afirmação de Nancyta, no K7#04, que almeja chegar à Lua: “Eu já vivo na Lua... Eu preciso é de voltar pra terra de vez em quando. Vivo aí, viajando pelo universo, nas esferas do delírio”.

“Certamente mais adiante vai ter uma outra maneira de se pensar o livro. Mas eu não tenho como responder qual vai ser o momento, se vai acontecer ou não. Só sei dizer que a minha geração vai morrer com o livro na mão”.

“Na cidade de Maracás, os jovens estão lendo poesia. E isso por conta de uma política que foi implementada (por Edmar Vieira, Diretor de Cultura do município). Um projeto mensal, que reúne mais de 600 pessoas no auditório da cidade, para ouvir o poeta convidado e o grupo Concriz, e que está modificando a cabeça dos jovens e seus pais. Agora pense isso em uma escala maior? É disso que nós precisamos, de pessoas que tenham vontade de causar uma transformação e de reunir pessoas para que isso efetivamente possa acontecer”.

“Tenho medo de espinho não. Farpas, a gente vai tirando do caminho. E a psicodelia é indispensável, e ela acontece, efetivamente, na sobriedade”.

-----

Onde encontrar José Inácio Vieira de Melo:
www.jivmcavaleirodefogo.blogspot.com

-----

Escute José Inácio Vieira de Melo, com o poema Vampiro:

www.4shared.com/file/107509742/a4d1e649/Jos_Incio_Vieira_de_Melo_-_Vampiro.html

- download free autorizado, exclusivo -

-----

Ficha Técnica Podcast K7 #05
Gravado em 18.05.2009, Salvador-Ba.

Direção, produção, entrevista, gravação, edição, montagem, vinhetas e locução: Emmanuel Mirdad.
Trilha sonora: Curtas e Poemas, A Esposa Impossível, Pílula Azul, Homeopata e Noturno, Mirdad - Harmonogonia (2008).

Trilha das aberturas e vinhetas: Lost Mails, The Orange Poem - Psicodelia (2008).

Fotos: Ricardo Prado.

Ilustração Flyer: Mirdad, em foto de Ricardo Prado.

.

Comentários

Avery Veríssimo disse…
Salve. O contato do Joemir é (95) 9972 2341. Abs. Avery
Sérvio Lima disse…
jose inacio vieira de melo
é um poeta maravilhoso
um poeta que faz uma poesia forte
e limpa
jose inacio...é um poeta de alma
que encanta e que transforma
jose inacio
é um sujeito convicto do que escreve em todo o seu gesto de ser humano
jose inacio
é poesia andante
abraço ...



Sérvio Túlio de Mascarenhas Lima
Verdejah disse…
Aquele tipo de coisa: a informação sendo difundida traz sempre uma capacidade ainda maior de te surpreender.Que a sua escrita e força poética promovam a sensibilização do homem... acertou na mão, Mirdad!
Huhu!
Emmanuel Mirdad disse…
Valeu! Tem muito mais ainda por vir. E JIVM é um candeeiro flamejante dessas mentes obscuras que nos rondam por aí.
Marcos Alencar disse…
Que entrevista! O José Inácio é uma espécie de entidade poética. Percebe-se que ele vive a poesia o tempo todo. E a sua fala é empolgada e empolgante. Ele vai dizendo as coisas com uma força, com uma vitalidade, reinventando o verbo e, o que é mais genial, tudo isso dentro da simplicidade e espontaneamente. Você acertou em cheio, El Mirdad.
Jeovah Ananias disse…
Parabéns, Emmanuel. Sua entrevista com José Inácio é um estouro. O cara tem um vigor impressionante. A fala dele parece mais um tropel de cavalos em disparada, em rumo para a batalha da vitória. Ele é realmente um 'elegido', um eleito. Mais uma vez parabéns Emannuel Mirdad. JIVM, estou aguardando, ansiosamente, pelo seu "Roseiral".
O José Inácio é um poeta essencial. Sua poesia não precisa de comentários elogiosos, ela fala por si. Além de ser o poeta que é, José Inácio tem desenvolvido um grandioso trabalho na Bahia. A sua atuação como produtor cultural é louvável. Aqui, em Jequié, não tem sido diferente. O projeto Travessia das Palavras, que conta com sua coordenação, é uma demonstração do seu empenho em divulgar a literatura baiana contemporânea. Por tudo isso, JIVM, receba meus agradecimentos e meus parabéns.
Flávia Martins disse…
Zé Inácio, Centauro do Sertão, tu és o cara! Sou tua fã. Acho teu poema "Harém" muito legal. Mas, menino, não conhecia o "Vampiro". Fiquei com os veias do pescoço em ardendo. Um beijão, meu poeta!
José Inácio, como sempre, contundente, mostrando seu brilho. Parabéns, poeta. Parabéns, Emmanuel Mirdad.
Anônimo disse…
Esse poeta joga duro. Parabéns El Mirdad gostei do seu jeito de entrevistar gostei das músicas. Legal.

BANDEIRANTE
Emmanuel Mirdad disse…
Obrigado a todos! E o JIVM é pedradura!!!
Francisco Munduruca disse…
Beleza, Zé Inácio! "Vai, magarefe das palavras!" Parabéns!

Francisco Munduruca
Gibran Sousa disse…
,

sem corolário, sem verborragia, e sem admoestação.

a funcional sensatez d'inácio (sempre) me fascina/

- ele sabe saber -:

tudo o que lhe parece óbvio, é-me profundo;
ele escreve, e ensina a poesia a se escrever.
...

mirdad, muito interessante o formato da entrevista.
Ayda de Macêdo disse…
Como já dizia um outro poeta:
- O maior desafio de um poeta é colocar magia na poesia.
JIVM, faz isso como ninguem.
Sou fã e admiradora desse grande poeta. Quisera, um dia, chegar à altura da poeira dos seus pés!
Parabéns ao entrevistado e ao entrevistador...Brilhantes!
Anônimo disse…
Se no Brasil tivesse pelo menos uma dúzia de poetas como Zé Inácio, a situação da poesia seria outra, tanto no que se refere à qualidade quanto à divulgação. Parabéns, Cavaleiro de Fogo, você é realmente nosso guerreiro mais valoroso. Abraços.

Cláudio Martins da Fonseca
Georgio Rios disse…
Cara que bom que alguém pensou num blog com este formato.E o entrevistado em questão é um poeta muito bom mesmo.E digo mesmo Parabéns para o Blogueiro e para JIVM saudações sertanejas.
Gal disse…
Entrevista maravilhosa!
Tive a sorte grande de conhecer este grande poeta e ser aluna dele na UESB campus Jequié-BA. Quem conhece Inácio não fica isento (a) de saber que poesia não é coisa besta como muitos pensam.
Valeu JIVM por me ensinar, com sua paixão pela poesia.
Anônimo disse…
Do caralho o Vampiro! Vou decorar esse poema pra recitar pra galera. Curti muito a entrevista. Valeu!
XICO LIRA
Parabêns ao Mirdad pelo blog, e pela entrevista com o poeta JIVM, muito boa mesmo
e parabêns ao "Cavaleiro de Fogo" por sua sabias palavras você consegue encantar a todos e nos levar por esse mundo imaginário que só a poesia nos propociona.
E muito obrigado pela atenção voltada ao Grupo Concriz, o seu apoio é de extrema importância para nosso sucesso.
Beleza de entrevista. Só ouvi poesia o tempo todo enquanto a duração da entrevista. Entrevista como esta traz um enriquecimento e um alargamento ao leitor. De modo que sendo amigo do poeta José Inácio, sinto-me também metido no meio desse cenário fantástico que é a poesia. Meus parabéns ao entrevistador e ao entrevistado.
Linda Soglia disse…
PARABÉNS PELA ENTREVISTA E PELO INCENTIVO AOS JOVENS À LEITURA. ADOREI!

Postagens mais visitadas deste blog

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez poemas de Carlos Drummond de Andrade no livro A rosa do povo

Consolo na praia Carlos Drummond de Andrade Vamos, não chores... A infância está perdida. A mocidade está perdida. Mas a vida não se perdeu. O primeiro amor passou. O segundo amor passou. O terceiro amor passou. Mas o coração continua. Perdeste o melhor amigo. Não tentaste qualquer viagem. Não possuis casa, navio, terra. Mas tens um cão. Algumas palavras duras, em voz mansa, te golpearam. Nunca, nunca cicatrizam. Mas, e o humour ? A injustiça não se resolve. À sombra do mundo errado murmuraste um protesto tímido. Mas virão outros. Tudo somado, devias precipitar-te — de vez — nas águas. Estás nu na areia, no vento... Dorme, meu filho. -------- Desfile Carlos Drummond de Andrade O rosto no travesseiro, escuto o tempo fluindo no mais completo silêncio. Como remédio entornado em camisa de doente; como dedo na penugem de braço de namorada; como vento no cabelo, fluindo: fiquei mais moço. Já não tenho cicatriz. Vejo-me noutra cidade. Sem mar nem derivativo, o corpo era bem pequeno para tanta