Pular para o conteúdo principal

Especial: Suzanne Bouron


Conheci recentemente o trabalho da fotógrafa francesa Suzanne Bouron, através da dica preciosa do seu digníssimo, o caro Marceleza de Castilho ( já costumeiro por aqui, como cedente amigo de suas ilustrações para os meus poemas). A fotografia, assim como o teatro e a dança, são áreas qu'eu não domino, mas costumo admirar quando me pegam assim, de surpresa, e emocionam definitivamente. No caso de Su, gosto da luz e do enquadramento que monta seus pequenos fragmentos da vida.

Muito bom passear por seu Flickr, cujo endereço segue logo abaixo. Caso tenha tempo, recomendo contemplar a concretância de existências dessa potencial fotógrafa do ordinário.

A seguir, um breve release escrito pela própria Suzanne Bouron.




Bonjour, je m’appelle Suzanne! :p

Nasci em La Rochelle, na França, e sempre vivi aqui. Fiz um mestrado de Línguas Estrangeiras aplicadas a Relações Internacionais, e depois decidi que não queria trabalhar com isso. Agora estou fazendo outro mestrado, para ser professora de francês como língua estrangeira.

Não digo a quanto tempo fotografo porque; ou não sou fotógrafa ou sempre fui. Eu tiro fotos como eu vejo o mundo. Geralmente, minhas fotos vão nos detalhes, nas cores e nas formas. Vez ou outra, registro cenas.

Eu gosto muito do retorno positivo que as pessoas me dão, especialmente quando dizem que eu faço fotos lindas com coisas triviais. Acho que esse é o meu super poder! Minhas fotos nunca são cenas ou coisas extraordinárias, pelo contrário, são coisas ordinárias. Expôr a beleza de uma chaleira comum ou de um simples cadeado.



Comecei a tirar fotos quando comecei a viajar. Queria que meus amigos e parentes pudessem ver o que eu tinha a sorte de ver. E fui tirando muitas fotos.

Nunca estudei fotografia numa sala de aula ou nos livros. Estudei diretamente na prática com minha maquininha da Sony. Aperfeiçoei o meu olhar, antes de comprar uma Nikon profissional. Isso que é o mais importante: o olhar. A melhor máquina, nas mãos cegas, não fará nada melhor que uma máquina simples, nas mãos de quem bem sabe ver e capturar o instante.

Eu faço fotos pros outros. Para compartilhar uma vista, uma visão, uma emoção e pra não ter que sair na foto também! Não gosto de aparecer nas fotos.

Quando minhas fotos começaram a “fazer sucesso”, fiquei muito feliz, porque significava que eu conseguia me comunicar por esse meio. Transmitir o que eu sinto. Isso me incentivou a me dedicar cada vez mais à fotografia. Marcelo (meu namorado) também me apoia muito, é um assistente fantástico!



Gosto de tirar fotos de tudo; qualquer coisa pode chamar a minha atenção. Poderia dizer que as cores chamam mais a minha atenção do que as formas. Mas isso também varia. Gosto de fazer retratos, mas ainda sou muito tímida pra pedir às pessoas autorização para fotografá-las; ainda mais na França.

Amo tirar fotos da Bahia; as pessoas têm traços mais fortes, mais expressivos, e com minha cara de turista gringa, tenho menos vergonha de pedir para as pessoas posarem pra mim.

Suzanne Bouron



Printscreen das fotografias Teatro Castro Alves; Nossa Senhora das Mercês; Dia de Iemanjá (03 fotos); Fitinhas e Palmeiras; Monte Serrat e Só se vê na Bahia, de Suzanne Bouron, publicadas no flickr La Photo du Jour (2010). www.flickr.com/photos/laphotodujour

.

Comentários

Day ♥ disse…
Olá Mirad, parabéns pelo blog!
Adorei essas fotos da Suzanne Bouron!


Abraço do Cantinho...


Dayanne

http://cantinhoday.blogspot.com/

Postagens mais visitadas deste blog

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Dez passagens de Jorge Amado no romance Mar morto

Jorge Amado “(...) Os homens da beira do cais só têm uma estrada na sua vida: a estrada do mar. Por ela entram, que seu destino é esse. O mar é dono de todos eles. Do mar vem toda a alegria e toda a tristeza porque o mar é mistério que nem os marinheiros mais velhos entendem, que nem entendem aqueles antigos mestres de saveiro que não viajam mais, e, apenas, remendam velas e contam histórias. Quem já decifrou o mistério do mar? Do mar vem a música, vem o amor e vem a morte. E não é sobre o mar que a lua é mais bela? O mar é instável. Como ele é a vida dos homens dos saveiros. Qual deles já teve um fim de vida igual ao dos homens da terra que acarinham netos e reúnem as famílias nos almoços e jantares? Nenhum deles anda com esse passo firme dos homens da terra. Cada qual tem alguma coisa no fundo do mar: um filho, um irmão, um braço, um saveiro que virou, uma vela que o vento da tempestade despedaçou. Mas também qual deles não sabe cantar essas canções de amor nas noites do cais? Qual d