Pular para o conteúdo principal

Produções de Emmanuel Mirdad: Ano 2016


Assim como em 2015 e 2014, priorizei a minha carreira artística, e continuei dedicado à literatura: uma editora baiana lançou o meu último livro em papel (de contos, também), encontrei as soluções para inserir “realismo fantástico” no meu primeiro romance e o considerei pronto (só concluiria, de fato, em 2019), li muitas obras e participei da cena literária em Salvador, Bahia. Na música, dei segmento à produção do Orange Roots, investindo na gravação restante para transformar o EP de 2015 no álbum Fluid, e produzi a gravação do single “Se os Sentimentos Falassem Sozinhos”, com Mou Brasil, Tadeu Mascarenhas e a voz da minha mãe Martha Anísia (compositora da música ao lado da filha Regina Rosa, minha irmã).

Então, em 2016, nada de novos produtos ou prospectar outros negócios e parcerias fora do trabalho autoral. A minha empresa Cali realizou a 6ª edição da Flica e o evento Flica na Caixa (que originou a FliCaixa em 2017) junto à produtora Icontent / Rede Bahia. A novidade: assumi a curadoria dos dois produtos; pela primeira vez, sozinho).



Flica 2016

Flica é a 1ª festa literária da Bahia, que acontece sempre em outubro, promovendo o encontro de autores internacionais, nacionais e locais com o seu público, em mesas de debate temáticas e sessões de autógrafos na livraria oficial, além da programação infantil da Fliquinha, shows musicais e atividades culturais diversas.

Governo do Estado da Bahia apresentou a 6ª edição da Flica, de 13 a 16 de outubro, na cidade histórica de Cachoeira, Recôncavo Baiano, com realização da Cali e Icontent / Rede Bahia. Nas Mesas Literárias, com a minha curadoria solo, grandes atrações como Mary del Priore, Conceição Evaristo, Milton Hatoum, Ana Martins Marques, Antonio PrataJuan Gabriel Vásquez e a autora homenageada do ano, Ana Maria Machado.

A inovação da Flica 2016 foi a programação Intervenções Artísticas, contemplando diversas artes pelas ruas e praças de Cachoeira, para integrar mais a festa à cidade, substituindo a programação musical e o palco fixo.





Patrocinadores – Governo do Estado da Bahia (Patrocínio Apresenta) | Oi | Coelba | Fazcultura

Apoiadores – Prefeitura Municipal de Cachoeira | Odebrecht | Caixa | Oi Futuro

Funções – Coordenador Geral e de Conteúdo | Curador das Mesas Literárias | Criação do projeto | Sócio da marca

Info – Vídeo oficial – veja aqui | Matérias no BATV (TV Bahia) – veja aqui e aqui | Programa Aprovado (TV Bahia) – veja aqui | aqui | aqui

PS: As fotos oficiais acima são de Egi Santana e Daniele Rodrigues

-----


Flica na Caixa

Com patrocínio da Caixa e do Governo Federal, e realização da Cali e Icontent / Rede Bahia, a Flica na Caixa aconteceu nos dias 08 e 09 de julho, com mesas literárias e programação infantil, na sede da Caixa Cultural em Salvador, Bahia.

Tive que assumir, sozinho, a curadoria da Flica na Caixa, após a polêmica que houve com a mesa de abertura (a primeira experiência com um curador externo não deu certo e ele foi dispensado), e o destaque ficou para nomes como Antonio Prata, Edney Silvestre, Xico Sá, Marcia Tiburi e Lívia Natália, entre outros.



Patrocinadores – Caixa | Governo Federal

Funções – Coordenador Geral e de Conteúdo | Curador das Mesas Literárias | Gestão de risco

Info – Matéria no Bahia Meio-Dia (TV Bahia) – veja aqui

PS: As fotos oficiais acima são de Egi Santana

-----


Gravação do CD Fluid — Orange Roots

Enquanto os sócios preparavam o material para vender o projeto Orange Roots a contatos internacionais, decidi ampliar a oferta de músicas, transformando o EP Fluid, gravado e finalizado em 2015, em um álbum completo. Para tanto, selecionei mais quatro canções minhas: “My Impossible Wife”, “A Reflex, a Nightmare”, “Deep” e “Small & Dangerous”. Completando o Fluid, “Doll Kid”, uma sobra da parte não utilizada de “Warmth of an Iceberg”.

Investi, sozinho, na gravação das novas faixas exclusivamente no estúdio Casa das Máquinas, de Tadeu Mascarenhas (assim como em 2015, também gravou as suas teclas, além da mix e master final). A guiga foi a mesma: Átila Santtana (que dividiu a produção musical comigo) nas guitarras, Iuri Carvalho na bateria e Fabrício Mota no baixo (mais uma vez, criaram os seus arranjos, junto comigo, que também gravei violão).

O sócio e vocalista Jahgun veio de LA, investindo seu tempo e passagens aéreas, e gravou a voz, com os bastidores registrados pelo sócio Max Fonseca.

Por fim, o CD Fluid ficou pronto em 12 de julho, mas as estratégias planejadas não funcionaram, os sócios não se acertaram, e o Orange Roots foi engavetado.

Patrocinador – Meu bolso

Funções – Produtor musical | Produtor executivo | Compositor | Violonista

-----


Gravação e lançamento virtual do single
Se os Sentimentos Falassem Sozinhos
Martha Anísia

No dia 22 de julho de 2016, tive a enorme satisfação de produzir a primeira gravação profissional da minha mãe, Martha Anísia, musicista e compositora, uma senhora ativa e esperta aos 78 anos, no estúdio Casa das Máquinas, em Salvador, Bahia.

Acompanhada por Mou Brasil ao violão, e Tadeu Mascarenhas na sanfona e piano (escolhi esses instrumentos para homenagear os principais instrumentos dela), Martha Anísia gravou a sua voz (Nancy Viégas havia recusado anteriormente, e a minha mãe topou a proposta de gravar, pela primeira vez, um vocal).

O objetivo de Martha era concorrer ao Festival de Música Educadora FM, mas a bela canção (e o seu emocionante registro) nem foi selecionada para a fase final, entre 50 classificadas.

Mesmo assim, realizamos o sonho dela: sempre quis que a sua composição Se os Sentimentos Falassem Sozinhos, em parceria com a filha Regina Rosa, fosse para o mundo. Logo após o resultado do concurso, disponibilizei o single no YouTube (tenha o prazer de escutar aqui).

Patrocinador – Martha Anísia

Função – Produtor musical

PS: As fotos oficiais acima são de Sarah Fernandes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Dez passagens de Jorge Amado no romance Mar morto

Jorge Amado “(...) Os homens da beira do cais só têm uma estrada na sua vida: a estrada do mar. Por ela entram, que seu destino é esse. O mar é dono de todos eles. Do mar vem toda a alegria e toda a tristeza porque o mar é mistério que nem os marinheiros mais velhos entendem, que nem entendem aqueles antigos mestres de saveiro que não viajam mais, e, apenas, remendam velas e contam histórias. Quem já decifrou o mistério do mar? Do mar vem a música, vem o amor e vem a morte. E não é sobre o mar que a lua é mais bela? O mar é instável. Como ele é a vida dos homens dos saveiros. Qual deles já teve um fim de vida igual ao dos homens da terra que acarinham netos e reúnem as famílias nos almoços e jantares? Nenhum deles anda com esse passo firme dos homens da terra. Cada qual tem alguma coisa no fundo do mar: um filho, um irmão, um braço, um saveiro que virou, uma vela que o vento da tempestade despedaçou. Mas também qual deles não sabe cantar essas canções de amor nas noites do cais? Qual d