Pular para o conteúdo principal

Produções de Emmanuel Mirdad: Ano 2014


Logo no início de 2014, desfiz a empresa Mirdad — Gestão em Cultura com a também produtora (e baiana) Edmilia Barros, devido a não-consolidação das propostas da Flisca e da Flican no Sul do país — a nova responsável pelos projetos é a Design Editora, de Santa Catarina. Continuei à frente da Cali que, ao lado da Icontent/Rede Bahia, realizou a 4ª edição da Flica.

E 2014 foi um ano de afirmação autoral para mim. Aproveitei para pôr em ordem os meus projetos pessoais. Primeiro, a música: investi uma grana alta para recuperar as gravações de 2004/2006 da minha banda The Orange Poem, com a regravação das vozes por artistas do calibre de Mateus Aleluia e Glauber Guimarães, e acréscimo de novos instrumentos, lançando virtualmente seis EPs, reunindo-os em um álbum duplo, Hybrid, com 18 canções. Além disso, viabilizei a gravação e lançamento virtual do single “A mendiga e eu”, interpretada pela banda Quarteto de Cinco.

Paralelo à resolução de pendências na parte musical, investi na minha literatura: viabilizei a edição, impressão de tiragem e o lançamento do meu livro de poemas, Nostalgia da lama (Cousa, 2014), totalmente custeado por mim, na bela galeria da RV Cultura e Arte.



Flica 2014

Flica é a 1ª festa literária da Bahia, que acontece sempre em outubro, promovendo o encontro de autores internacionais, nacionais e locais com o seu público, em mesas de debate temáticas e sessões de autógrafos na livraria oficial, além da programação infantil da Fliquinha, shows musicais e atividades culturais diversas.

A 4ª edição da Flica aconteceu de 29 de outubro a 02 de novembro (excepcionalmente, por conta das Eleições), na cidade histórica de Cachoeira, Recôncavo Baiano, com patrocínio master da Oi e da Coelba via Fazcultura e Governo da Bahia, e realização da Cali e Icontent/Rede Bahia.

As novidades foram a estreia do autor homenageado do ano (a Flica inova: homenagem a autores vivos), a ampliação da Fliquinha, que passou a ser realizada no cinema da cidade, e da Programação Musical, que passou a ter dois shows por noite (no sábado foram até três) e mais destaque para os artistas locais. Nas Mesas Literárias, curadoria minha e de Aurélio Schommer, grandes atrações como Gonçalo M. Tavares, Matéi Visniec, Ondjaki, homenagens a João Ubaldo Ribeiro e ao centenário de Dorival Caymmi, e a escritora e yalorixá Mãe Stella de Oxóssi como primeira autora homenageada da Flica.





Patrocinadores – Oi | Coelba | Fazcultura — Secretarias de Cultura e da Fazenda | Governo da Bahia | Petrobras | Governo Federal

Apoiadores – Prefeitura Municipal de Cachoeira | Enseada Indústria Naval | Bahiatursa e Secretaria do Turismo | Governo da Bahia | Sebrae | Oi Futuro

Funções – Coordenador Geral e de Conteúdo | Co-Curador das Mesas Literárias | Logística | Produção | Criação do projeto | Sócio da marca

Info – Vídeo oficial – veja aqui | Matéria no Jornal da Manhã (TV Bahia) – veja aqui | Programa Aprovado (TV Bahia) – veja aqui e aqui | Matéria no Bahia Meio-Dia (TV Bahia) – veja aqui | Programa Mosaico (TV Bahia) – veja aqui | Lançamento da Flica 2014 no BATV (TV Bahia) – veja aqui

PS: As fotos oficiais acima são de Egi Santana e Daniele Rodrigues

-----


Gravação e lançamento virtual do álbum
Hybrid e seis EPs da banda
The Orange Poem

A minha banda The Orange Poem encerrou as atividades em março de 2007, com dois álbuns gravados (o primeiro chegou a ser lançado em 2005). Nunca me contentei com todo o esforço de produzir essas gravações, pois o resultado nunca me agradou — o que me incomodava era o vocalista: eu. Então, em 2014, consegui juntar recursos e banquei as regravações das faixas com novos vocalistas, uma outra mixagem e a gravação de novos instrumentos.

De volta ao estúdio Casa das Máquinas (dessa vez, no novo endereço, ampliado, mais profissional), com Tadeu Mascarenhas, produzi os EPs AncientGroundWideCrowdBalance e Unquiet, com um timaço de estrelas vocais da Bahia: Mateus Aleluia, Glauber GuimarãesNancy ViégasTeago OliveiraMauro Pithon e Rodrigo Pinheiro.

Lancei os EPs da The Orange Poem virtualmente no Soundcloud entre janeiro e setembro de 2014, e reuni-os no álbum duplo virtual Hybrid, lançado em outubro. Não tive recurso suficiente para bancar o show de lançamento do Hybrid, e agora a proposta é transformá-lo em filme (um The Wall baiano, começando pela feitura do roteiro) ou em um livro de contos.

Patrocinador – Meu bolso

Funções – Produtor musical | Produtor executivo | Assessor de imprensa

Info – Escute Hybrid no Soundcloud aqui | Escute no Youtube aqui

-----


Lançamento do livro Nostalgia da lama

Depois de quatro anos, lancei o meu segundo livro, o primeiro de poemas: Nostalgia da lama, pela editora Cousa, do Espírito Santo. A edição, de capa dura, tem o prefácio do saudoso professor e crítico cinematográfico André Setaro, morto este ano, e a capa pelo artista plástico Nelson Magalhães Filho.

Além de ter bancado sozinho a edição e a tiragem de 100 livros, fiz a assessoria de imprensa do evento, que rendeu excelentes matérias nos jornais Correio e A Tarde, além de participação nos programas Mosaico (TV Bahia) e TVE Revista, no Multicultura da Educadora FM, e matéria no portal iBahia.

O lançamento aconteceu na tarde do sábado, 31 de maio, na bela galeria de arte da RV Cultura e Arte, no Rio Vermelho, Salvador, Bahia, com a minha produção executiva, auxiliada pelo pessoal da RV, Ilan Iglesias e Larissa Martina.

Patrocinador – Meu bolso

Funções – Assessor de imprensa | Produtor executivo

Info – Programa Mosaico (TV Bahia) – veja aqui  | Matéria jornal Correio – veja aqui | Matéria jornal A Tarde – veja aqui  | Matéria portal iBahia – veja aqui

-----


Gravação e lançamento virtual do single
A Mendiga e Eu - Quarteto de Cinco

Para concorrer ao Festival de Música da Educadora FM, propus à banda baiana Quarteto de Cinco que gravássemos a minha composição “A Mendiga e Eu”. Os amigos toparam a proposta, e com a ajuda do baterista Thiago Brandão e do baixista Danilo Figueiredo, gravamos o single no estúdio Caverna do Som, com Irmão Carlos. Ficamos satisfeitos com o resultado e a banda lançou virtualmente o single no seu Soundcloud.

Patrocinador – Meu bolso

Funções – Produtor musical | Produtor executivo

Info – Escute o single no Youtube aqui | Escute no Soundcloud aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez poemas de Carlos Drummond de Andrade no livro A rosa do povo

Consolo na praia Carlos Drummond de Andrade Vamos, não chores... A infância está perdida. A mocidade está perdida. Mas a vida não se perdeu. O primeiro amor passou. O segundo amor passou. O terceiro amor passou. Mas o coração continua. Perdeste o melhor amigo. Não tentaste qualquer viagem. Não possuis casa, navio, terra. Mas tens um cão. Algumas palavras duras, em voz mansa, te golpearam. Nunca, nunca cicatrizam. Mas, e o humour ? A injustiça não se resolve. À sombra do mundo errado murmuraste um protesto tímido. Mas virão outros. Tudo somado, devias precipitar-te — de vez — nas águas. Estás nu na areia, no vento... Dorme, meu filho. -------- Desfile Carlos Drummond de Andrade O rosto no travesseiro, escuto o tempo fluindo no mais completo silêncio. Como remédio entornado em camisa de doente; como dedo na penugem de braço de namorada; como vento no cabelo, fluindo: fiquei mais moço. Já não tenho cicatriz. Vejo-me noutra cidade. Sem mar nem derivativo, o corpo era bem pequeno para tanta