Pular para o conteúdo principal

Produções de Emmanuel Mirdad: Ano 2018


Em 2018, a Cali e a parceira Icontent realizaram a 8ª edição da Flica pela primeira vez com patrocínio viabilizado pela Lei Rouanet e Ministério da Cultura, via edital nacional do BNDES. O Governo do Estado da Bahia continuou como patrocinador mais importante, com diversas secretarias reunidas na programação do espaço Educar para Transformar, e o governador Rui Costa esteve presente no lançamento da Flica 2018 em Salvador (uma coletiva com coquetel, e a presença da autora homenageada, Conceição Evaristo, e diversas autoridades).

A Flica 2018 ultrapassou todos os recordes de público, revelando que os espaços estão pequenos para a demanda, e é preciso que a ampliação aconteça. A curadoria das Mesas Literárias foi de Tom Correia, mais uma vez, e o grande destaque foi o português Valter Hugo Mãe, que rendeu, pela primeira vez, uma matéria no Jornal Nacional (com exposição de marca dos patrocinadores) e um ao vivo no Jornal Hoje, que reverberaram na Globo News.

A Cali e a parceira Icontent realizaram também a 2ª edição da FliCaixa, que sofreu uma retração: duas rodadas apenas, nas sedes das Caixas Culturais de Salvador e Fortaleza (curadoria das Mesas Literárias foi do sócio Aurélio Schommer).

2018 foi o ano que eu mais trabalhei na minha literatura (considerava a minha carreira artística prioritária): lancei mais dois livros virtuais, os contos reunidos (revisados e reescritos) e a primeira obra em outra língua, traduzida pela inglesa H. Sabrina Gledhill (aqui e aqui), e trabalhei 93 dias na conclusão do meu primeiro romance (que só seria finalizado em 2019). Ironicamente, foi o ano que eu menos li.



Flica 2018

A Flica é a 1ª festa literária da Bahia, que acontece sempre em outubro, promovendo o encontro de autores internacionais, nacionais e locais com o seu público, em mesas de debate temáticas e sessões de autógrafos na livraria oficial, além da programação infantil da Fliquinha, shows musicais e atividades culturais diversas.

Ministério da Cultura e Governo do Estado da Bahia apresentaram a 8ª edição da Flica, de 11 a 14 de outubro, na cidade histórica de Cachoeira, Recôncavo Baiano, com realização da Cali, Icontent / Rede Bahia, Ministério da Cultura e Governo Federal. Novo recorde de público, com todas as programações lotadas, filas de quatro horas no sábado, vendas de livros, ruas e praças cheias, a Flica 2018 homenageou a aclamada escritora mineira Conceição Evaristo.

O escritor e jornalista Tom Correia foi o curador das Mesas Literárias, e a programação teve grandes atrações como Valter Hugo Mãe, Patricia Hill Collins, Djamila Ribeiro, Eliane Brum, Silviano Santiago, Zack Magiezi e Ricardo Aleixo. Na Fliquinha, a presença de um autor internacional pela primeira vez: o argentino Gusti. Nas Intervenções Artísticas, pela primeira vez, a programação foi toda com artistas de Cachoeira. No espaço Educar para Transformar, pela primeira vez na Fundação Hansen Bahia, com as programações das secretarias do Governo, casa cheia todos os dias, com destaque para a mesa com Tia Má e a com Conceição Evaristo.

Pela primeira vez, conseguimos produzir a festa via Lei Rouanet e Ministério da Cultura, com patrocínio estreante do BNDES (fomos contemplados no edital nacional). Coincidentemente, foi o primeiro ano da Flica que não conseguimos patrocinador via Fazcultura (o Hiperideal desistiu de apoiar após o lançamento da festa). Outra estreia da Flica em 2018 foi em rede nacional: matéria de mais de 3 minutos com exposição de marca dos patrocinadores por duas vezes no Jornal Nacional e um ao vivo no Jornal Hoje no sábado 13/10.








Patrocinadores – Bahiatursa | Secretaria do Turismo | Governo do Estado da Bahia (Patrocínio Apresenta) | BNDES | Ministério da Cultura | Governo Federal

Apoiadores – Prefeitura Municipal de Cachoeira | Caixa

Funções – Coordenador Geral e de Conteúdo | Criação do projeto | Sócio da marca

Info – Vídeo oficial – veja aqui | Pós-venda aqui | Matéria no Jornal Nacional (TV Globo) – veja aqui | Ao vivo no Jornal Hoje (TV Globo) – veja aqui | Matérias e Ao Vivo no Bahia Meio-Dia (TV Bahia) – veja aqui, aqui e aqui | Ao Vivo e Matéria no BATV (TV Bahia) – veja aqui e aqui | Matéria no Jornal da Manhã (TV Bahia) – veja aqui | Programa Conexão Bahia (TV Bahia) – veja aqui | Ao Vivo no Bom Dia Sábado (TV Bahia) – veja aqui

PS: As fotos oficiais acima são de Ricardo Prado e Diogo Andrade

-----


Lançamento da Flica 2018

O lançamento da 8ª edição da Flica foi uma coletiva de imprensa com coquetel, no dia 06 de junho, no Palácio Rio Branco, em Salvador, Bahia, com realização da Cali e Icontent / Rede Bahia.

O Governador da Bahia, Rui Costa, esteve presente e falou sobre a importância de se investir em cultura. Além dele, também se pronunciaram à imprensa e convidados a autora homenageada da Flica 2018, Conceição Evaristo, a Secretária de Cultura, Arany Santana, o prefeito de Cachoeira, Tato Pereira, e eu, Coordenador Geral da Flica e sócio da Cali.

O presidente da Rede Bahia, ACM Júnior, deu as boas-vindas, e o curador das Mesas Literárias, Tom Correia, e a curadora da Fliquinha, Mira Silva, apresentaram algumas das atrações confirmadas. Entre os convidados, a presença do senador Jaques Wagner, Secretários de Estado, deputados, autoridades e jornalistas.



Patrocinadores – Cali | Icontent / Rede Bahia

Funções – Coordenador Geral e de Conteúdo | Sócio da marca

Info – Matéria no Jornal da Manhã (TV Bahia) – veja aqui | Matéria da Secom – veja aqui

PS1: Patrocinador da Flica 2018 na época do lançamento – Governo do Estado da Bahia (Patrocínio Apresenta)

PS2: Apoiadores da Flica 2018 na época do lançamento – Hiperideal (que depois retirou o apoio) | Fazcultura | Prefeitura Municipal de Cachoeira

PS3: As fotos oficiais acima são de Fernando Dias

-----


FliCaixa — 2ª edição

Com patrocínio da Caixa e do Governo Federal, e realização das produtoras Cali e Icontent / Rede Bahia, a 2ª edição da FliCaixa, Festa Literária da Caixa, teve duas etapas: Caixa Cultural Salvador, nos dias 18, 19, 26 e 27 de maio; Caixa Cultural Fortaleza, de 04 a 07 de outubro.

A curadoria das Mesas Literárias foi do sócio Aurélio Schommer, com destaque para Djamila Ribeiro (indicação minha), Paula Pimenta, Antônio Torres e Cristovão Tezza, e a da FliCaixinha foi de Lilia Gramacho e Mira Silva.





Patrocinadores – Caixa | Governo Federal

Funções – Coordenador Geral | Sócio da marca

Info – Vídeo oficial (Salvador) – veja aqui

PS: As fotos oficiais acima são de Paolo Paes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez poemas de Carlos Drummond de Andrade no livro A rosa do povo

Consolo na praia Carlos Drummond de Andrade Vamos, não chores... A infância está perdida. A mocidade está perdida. Mas a vida não se perdeu. O primeiro amor passou. O segundo amor passou. O terceiro amor passou. Mas o coração continua. Perdeste o melhor amigo. Não tentaste qualquer viagem. Não possuis casa, navio, terra. Mas tens um cão. Algumas palavras duras, em voz mansa, te golpearam. Nunca, nunca cicatrizam. Mas, e o humour ? A injustiça não se resolve. À sombra do mundo errado murmuraste um protesto tímido. Mas virão outros. Tudo somado, devias precipitar-te — de vez — nas águas. Estás nu na areia, no vento... Dorme, meu filho. -------- Desfile Carlos Drummond de Andrade O rosto no travesseiro, escuto o tempo fluindo no mais completo silêncio. Como remédio entornado em camisa de doente; como dedo na penugem de braço de namorada; como vento no cabelo, fluindo: fiquei mais moço. Já não tenho cicatriz. Vejo-me noutra cidade. Sem mar nem derivativo, o corpo era bem pequeno para tanta