Pular para o conteúdo principal

Canções de Minha Vida: Vinte e Nove

Legião Urbana

No dia 11 de outubro de 1996, Renato Russo morreu por complicações da AIDS. Enquanto milhares de fãs sofriam pelo país inteiro, um giz estalou bem no meio da minha testa (sala vazia, costumava ficar sozinho num canto, rabiscando proto-poemas ou olhando o mar da Pituba, ao longe, nos intervalos das aulas). Um tal de Marquinhos, colega de todo médio PhD, aproveitando a sala vazia, fez-me de alvo, o que era normal. Aproveitou para comentar a notícia do dia, lançou mais alguns e foi embora, perturbar outro Zé Mané qualquer.

Lembro que fiquei um pouco surpreso; morte de famosos sempre nos provoca aquela pausa: “pô, fulano de tal, rapaz, que merda...”, mas de volta ao silêncio dos esquisitos, recordei da canção Vento no Litoral, tocando na Globo FM, e uma certa tristeza me afligiu. Desenvolvi: “É, como ele morreu, vão tirar seus discos de mercado, e eu não tenho nenhum... Putz, preciso comprá-los!!!”. Pronto. Ilogicamente, endossei as grossas estatísticas das vendas pós-morte. Dias depois, já com a discografia da Legião Urbana devidamente anotada (via revista, não tinha Google), elaborei um plano pra efetivar uma compra simultânea, já que a ansiedade canibal (logo eu, hoje tão ferrenho inimigo do consumismo!) não ia esperar quase um ano pra completar a coleção (como foi com os discos de Bob Marley & The Wailers).

Dezembro de 96 chegou, e a severa economia da mesada (trabalhar, que é bom, nunca foi levado em conta nessa época), aliada à grana extra do gentil tio Djalma e às promoções de Natal das Lojas Americanas, garantiram a compra de sete álbuns da Legião Urbana, de vez. Assim, entulhei o CD player, saciando a compulsão. Na mesma medida, o rei Bob e o reggae foram bruscamente esquecidos, descartados pela descoberta de uma nova relação com a música; não mais ‘elevar-se’, e sim ‘imergir-se’.

Tornei-me então um legionário póstumo, já com a clara posição de curtir as canções ‘depressivas’ de Renato. O rock, esse bicho estranho, só viria depois. E em 1997, invejando o louco do Álvaro, que era o motor da galerinha nos intervalos na Albani, massacrando o violão, decidi tocar também (maldito anseio rock star, maçã!).
















Montei uma pasta lotada de cifras xerocadas da Legião Urbana (garimpagem escrota na enorme coleção de revistas de minha mãe e outras emprestadas por amigos - sem Google, again), e a primeira música que aprendi foi Montanha Mágica, do disco V (1991), por ter pouquíssimos acordes básicos. Depois que o amigo Alan me ensinou o segredo da pestana (maior obstáculo para os iniciantes no violão - acordes em que o indicador tem que segurar todas as cordas), e eu consegui tocar os fatídicos acordes de Bb e F, ampliei o fanatismo pelas canções do Russo. Agora, munido do violão ‘coruja’ roubado do irmão Mark Dayves e a pasta abarrotada.

Tapado, fiz questão de limitar meu aprendizado ao mero acompanhar de acordes simplistas. Não quis estudar teoria, resistindo bastante aos ‘ataques’ de minha mãe professora (era uma insistência por certas vezes até terrorista, porque ela sabia que tosco assim eu não iria longe, o que ficou comprovado, enfim). E pra piorar mais ainda, só aceitei tocar músicas da Legião e nada mais; de jeito algum tocava outro som. Ou seja, um fracasso nas rodas de violão, jukebox de ficha travada.

E a afinação da voz? Um desastre, carniça sem ‘simancol’. Minha mãe passou então a me exigir que tomasse aula de canto, mas fui firme, na auto-suficiência típica dos adolescentes. Prossegui autodidata, longínquo do santo de casa, curtindo muito tentar simular o vozeirão de Renato Russo. E eu não queria fazer solos, ou estudar escalas e riffs, harmonias. Não me interessava ser um ‘guitar hero’, e não tinha como referência um músico instrumentista. Eu queria apenas tocar violão e cantar pra espantar a tristeza, ou pra fazer sucesso com os amigos e meninas, coisa muito simples, básica. No fim, só consegui mesmo foi espantar.

De tanto tocar, mas tanto mesmo, saturei de Renato Russo e pedi baixa da Legião. Até porque a descoberta do mundo, em 1997, já estava acontecendo, e eu precisava admirar outros sons, como relatei em posts anteriores. Mas a curta experiência nas imitações provocou uma revolução interna, que rendeu uma sensação estranha, de sair ‘cantando qualquer coisa’ em cima de ‘qualquer seqüência de acordes’. Pegar o violão e tocar. Criar. Compor.

















Estava a folhear as páginas de uma revista cifrada qualquer, quando parei em uma música chamada Juventude à Vácuo, de uma banda desconhecida chamada Não Religião. Comecei, do nada, a tocar os acordes e a cantar a letra do jeito que quis, já que não a conhecia, o que, aliás, me faz pensar hoje por que diabos estava naquela revistinha chamada Sucessos. Alguns dias depois, escrevi um poema com versos lisérgicos, primários. Por conta da estrutura de 4 estrofes de 4 versos, fiquei estimulado a cantá-lo. O que fiz? Copiei os acordes da música desconhecida, rearrumei do meu jeito, e saí cantando o poema. Assim, no dia 18 de julho de 1997, nascia Vastidão, a minha primeira composição. Hoje, depois de várias versões distintas, ela está eternizada na coletânea Rock (disponível para download aqui), da banda The Orange Poem, com o nome Wideness.

O começo de um artista é quase sempre imitando um ídolo. Enquanto vários de minha geração se apadrinharam de Bob Dylan, Guns n’Roses, Nirvana, The Beatles, Iron Maiden, Pink Floyd, João Gilberto, Caymmi, etc., eu comecei com Legião Urbana, personalizada pelo poeta tenor Renato Russo. Legionário, aprendi a tocar violão, ser dublê de cantor e a descobrir-me compositor, de quebra poeta. Hoje em dia, ex-compositor declarado, ainda escuto a Legião, raramente, com os álbuns preferidos: A Tempestade (e o complemento Uma Outra Estação), V e Descobrimento do Brasil. E é deste último que destaco a canção da série deste post.

Hoje é meu aniversário. Cheguei aos 29 anos. Não se trata de um clichê. É a solução de uma questão antiga. Quase 13 anos atrás, quando descobri o Descobrimento..., e a canção que o abre, que gosto muito, instaurei uma curiosidade no meu HD: “Como estarei aos vinte e nove? Será preciso decidir começar a viver?”. Guardei. Esqueci. Mas ela ficou. E muito antes deste outubro, lá em abril, ela ressurgiu. Coincidência. Muita! Neste ano dos 29, aprendi a pedir perdão, a duras penas. E hoje, digo: até perdôo. Confesso que não sei a duração; por isso que este é o maior ensinamento de Jesus Cristo. Quem perdoa de fato é quem dá a face ao tapa. Humildade, tão alienígena deste ser erroneamente humano. E a decisão de (re)começar a viver está tão longe, ainda.




Vinte e Nove
(Renato Russo)

Perdi vinte em vinte e nove amizades
Por conta de uma pedra em minhas mãos
Me embriaguei morrendo vinte e nove vezes
Estou aprendendo a viver sem você
(Já que você não me quer mais)

Passei vinte e nove meses num navio
E vinte e nove dias na prisão
E aos vinte e nove, com o retorno de Saturno
Decidi começar a viver.

Quando você deixou de me amar
Aprendi a perdoar
E a pedir perdão.
(E vinte e nove anjos me saudaram
E tive vinte e nove amigos outra vez)

.

Comentários

ivana disse…
Feliz aniversário Mirdad.. amei o texto.
Tb fui fanática pelo Legião quando tinha 15 anos.
Ganhei uma caixa especial com 6 cds no meu niver de 16 anos, Vendi toda a coleção esta semana. 11 cds + lata que vinha com os cds da coleção por R$ 250,00, no mercado livre. Não escutava nada a uns 10 anos. rs Ano que vem quem faz 29 sou eu!
ivana disse…
Achei engraçada a coincidência quando li o seu texto. Vendi a caixa e vc escreve sobre o Legião Urbana dois dias depois.
Emmanuel Mirdad disse…
Valeu, Ivaninha!

Putz, coincidência mesmo. Vendeu até bem a caixa, ein? Confesso q'eu escuto mesmo apenas "A Tempestade", inteiro, até. Lá tem a música do meu enterro, se alguém se lembrar disso. Em um outro post falarei sobre isso.

Obrigado pela visita! E fazer 29 é massa. É o último ano dos 20, último resquício da juventude.
ivana disse…
Vendi barato.... tem um cara que vendeu a lata de edição especial por R$ 400,00!!!!!
Colecionador compra... é que a minha já estava bem arranhada...
Cebola disse…
Parábens Mirdad!Que a nova idade lhe reserve os frutos das mais puras descobertas...
Emmanuel Mirdad disse…
Valeu, caro Cebola, há muito a ser feito e descoberto ainda! Abs!
Ted Simões disse…
velho, 29 é uma das minhas favoritas. aliás, esse é o único disco da legião que ainda consigo ouvir sem pular faixas, "o descobrimento do brasil". oks, tem uns 10 anos que não ouço nada deles, mas esse disco é fantastico. "os barcos" é obra-prima.
E r i c . disse…
E aí, Man!!! Cara, que sensacional este post!!! Me amarrei! Eu havia recebido a Msg no Orkut a respeito dele, mas não tinha ainda conseguido parar para vir aqui. Hoje tive este imenso prazer de apreciar tão inspirado texto. Se eu disser que 2 coisas entre as que vc citou também aconteceram na minha vida? * rsrs... 1.Começar a vida na música dedilhando os básicos acordes da Legião (Ainda é cedo, Q pais é este, Montanha mágica, e várias outras músicas de 3 acordes... rs); 2.Comprar os demais álbuns da discografia após a morte do RR. Quer dizer: o quanto estes caras influenciaram uma geração, e quantos outros emmanuei´s e eric´s por aí não passaram por essas mesmas experiências. Talvez possamos dizer que isto é um exemplo nítido da magia que a música exerce na vida das pessoas. Ultimamente também não os tenho mais na minha “jukebox” diária, porém, muito mais por força da enxurrada de material que tem caído de pára-quedas (ou não) na minha vida e não consigo dar conta de ouvir tudo... *rsrs. Antigamente escutávamos 1 disco durante meses... Hoje em dia é bem complicado conseguir botar um "repeat all" num disco qualquer, porque já tem outro na "fila de espera" para conhecermos/apreciarmos... enfim! *rsrs... Fato é que também elejo como os melhores da Legião (hoje): Uma outra estação, A Tempestade (este eu tenho 2, inclusive -rs), O Descobrimento do Brasil. Pois é, Camarada! Hoje 29... Amanhã 30... e assim vamos caminhando com todas as alegrias e percalços da vida, com força, coragem e muito sangue no olho mesmo. Desejo-lhe tudo de bom, pois você sabe que te admiro pra karáleo e te acho um cabra da porra!!! A vida é meio cruel ao afastar os amigos tão involuntariamente, mas o importante é que o sentimento é forte e permanece além de nossa vã existência. Grande abraço!

Postagens mais visitadas deste blog

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez poemas de Carlos Drummond de Andrade no livro A rosa do povo

Consolo na praia Carlos Drummond de Andrade Vamos, não chores... A infância está perdida. A mocidade está perdida. Mas a vida não se perdeu. O primeiro amor passou. O segundo amor passou. O terceiro amor passou. Mas o coração continua. Perdeste o melhor amigo. Não tentaste qualquer viagem. Não possuis casa, navio, terra. Mas tens um cão. Algumas palavras duras, em voz mansa, te golpearam. Nunca, nunca cicatrizam. Mas, e o humour ? A injustiça não se resolve. À sombra do mundo errado murmuraste um protesto tímido. Mas virão outros. Tudo somado, devias precipitar-te — de vez — nas águas. Estás nu na areia, no vento... Dorme, meu filho. -------- Desfile Carlos Drummond de Andrade O rosto no travesseiro, escuto o tempo fluindo no mais completo silêncio. Como remédio entornado em camisa de doente; como dedo na penugem de braço de namorada; como vento no cabelo, fluindo: fiquei mais moço. Já não tenho cicatriz. Vejo-me noutra cidade. Sem mar nem derivativo, o corpo era bem pequeno para tanta