Pular para o conteúdo principal

Os melhores versos do poema Umbigo, de Nicolas Behr — Parte 08

Nicolas Behr - Foto daqui

“minha poesia é um índio que vai dormir no
ponto de ônibus mas leva extintor de incêndio”

“minha poesia, vendada, ouve o pisar das botas,
o respirar dos soldados, o engatilhar dos fuzis”

“minha poesia é a poesia de um aprendiz
cujo mestre é a dor”

“minha poesia admira os que nunca choram”

“minha poesia é plural, mesmo no singular”

“minha poesia não teme a morte, mas a ausência”

“minha poesia é a brisa do mar invadindo
juazeiro do norte”

“minha poesia quer chegar logo ao umbigo
do sonho pra te acordar”

“minha poesia do pó viestes e ao pô retornarás”

“minha poesia nada no seco e anda na água”

“minha poesia faz análise e continua chutando
as pessoas. mas agora sabe porque”

“minha poesia cava o subsolo do inconsciente e
encontra minhocas paranoicas arejando neuroses”

“minha poesia respeita os mortos
quanto mais mortos melhor”

“minha poesia te coloca lá em cima,
só pra depois te empurrar no precipício”

“minha poesia aponta a lua mas vê apenas o dedo”

“minha poesia coça as palavras até sangrarem”

“minha poesia sopra fogo sobre o corte que arde”

“minha poesia é pele, tecido, couraça, escudo”

“minha poesia agora está criando. liga depois”

“minha poesia exige que você se indigne”

“minha poesia explode junto com o corpo palestino”

“minha poesia em pedra dura tanto bate
até que a poesia fica toda machucada”

“minha poesia quer resgatar a palavra que caiu
atrás da estante e está gravemente ferida”

“minha poesia é aquele momento dramático em
que o poeta pula do navio em meio a tempestade”

“minha poesia lança sementes estéreis sobre o
solo infértil da glória onde brotam elogios mortos”

“minha poesia interrompe o poema para encher
o pneu da bicicleta do filho e volta”

“minha poesia tateia no escuro em busca
de palavras pontiagudas”

“minha poesia continua na sua imaginação”


Nicolas Behr na infância - Foto: Acervo pessoal

“minha poesia nunca usou tantas palavras
para não dizer nada”

“minha poesia está indignada com a miséria
neste país. só indignada”

“minha poesia faz greve e o poeta-patrão
demite primeiro a dor, depois o sentimento”

“minha poesia não atirou o pau no pobre do gato”

“minha poesia é um peixinho mordendo tubarões”

“minha poesia é um saco de gatos cheio de gatos”

“minha poesia não brinca de esconde-esconde com
a vida mas brinca de cabra-cega com o bode”

“minha poesia é conversa pra boi dormir,
pra carneiro sonhar, pra galo rir, pra vaca cantar”

“minha poesia passa pela dor sem perceber a ferida”

“minha poesia visita o olimpo e traz de recordação
um pedaço da unha de zeus.
zeus também rói as unhas, sabia?”

“minha poesia rói as unhas por que é
muito difícil roer os cílios”

“minha poesia recusou propina pra terminar aqui”

“minha poesia ainda vai ser meu fim e recomeço”

“minha poesia luta até hoje pelo fim da censura”

“minha poesia você não leu. deu uma olhadinha”

“minha poesia finge que escreve. você finge que lê”

“minha poesia quer poupar você do
constrangimento de ter que dizer que a aprecia”

“minha poesia quer torrar sua paciência e servi-la
de tira gosto aos passarinhos”

“minha poesia tem estilo. o que mata é a repetição”

“minha poesia sobe no monte de vênus e de lá
o poeta tem a visão do paraíso.
a visão do vale sagrado das secreções”

“minha poesia ainda salva o poeta. até quando?”

“minha poesia e as duas únicas questões filosóficas
que realmente interessam: se matar ou não
se matar? se masturbar ou não se masturbar?”

“minha poesia informa aliviada que
o poeta não vai mais se matar
(se matar ficou fora de moda)”

“minha poesia na reta final ultrapassa
o passado ultrapassado”

“minha poesia pede perdão
mas não pede desculpa”

“minha poesia passa a tocha olímpica pro poeta
acender o fogo das palavras mas não há mais
poeta, nem fogo, nem palavras, apenas cinzas”

“minha poesia é um umbigo de corpo inteiro”




Versos presentes no livro-poema Umbigo (LGE Editora, 2005), de Nicolas Behr, páginas 72 a 83.

Baixe o livro aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Dez passagens de Jorge Amado no romance Mar morto

Jorge Amado “(...) Os homens da beira do cais só têm uma estrada na sua vida: a estrada do mar. Por ela entram, que seu destino é esse. O mar é dono de todos eles. Do mar vem toda a alegria e toda a tristeza porque o mar é mistério que nem os marinheiros mais velhos entendem, que nem entendem aqueles antigos mestres de saveiro que não viajam mais, e, apenas, remendam velas e contam histórias. Quem já decifrou o mistério do mar? Do mar vem a música, vem o amor e vem a morte. E não é sobre o mar que a lua é mais bela? O mar é instável. Como ele é a vida dos homens dos saveiros. Qual deles já teve um fim de vida igual ao dos homens da terra que acarinham netos e reúnem as famílias nos almoços e jantares? Nenhum deles anda com esse passo firme dos homens da terra. Cada qual tem alguma coisa no fundo do mar: um filho, um irmão, um braço, um saveiro que virou, uma vela que o vento da tempestade despedaçou. Mas também qual deles não sabe cantar essas canções de amor nas noites do cais? Qual d