Pular para o conteúdo principal

Dez passagens de Paulo Bono no romance Sexy Ugly

Paulo Bono (foto: Vinícius Xavier)


“(...) Um angustiante pensamento passou pela cabeça. Eu precisava ir aonde ninguém jamais passa ileso. O destino de todo veículo roubado no país. Onde irmão passa a rasteira em irmão. Onde é possível encontrar um Iphone feito com peças de Uno Mille. O único lugar onde é possível achar o novo livro do Paulo Coelho que ele ainda não escreveu autografado. Onde a palavra vale tanto quanto um 12 anos produzido com Tubaína. Onde assassinos, políticos e sequestradores não passam de meros estagiários. Eu precisava ir a Feira de Santana.”


“Uma das vantagens de trabalhar em casa. Ficar longe das pessoas. Manter distância dos egos inflados, mentes inoperantes e verborragias improdutivas podia ser o pulo do gato. O que chamam por aí de Home-Office, eu chamo de paz. Por isso lá estava eu, um veterano redator, sozinho com sua paz, pronto pra um novo job. Sexy Ugly. Liguei o monitor. Tela em branco. Como vender um puteiro? Tudo bem que era pra clientes bizarros ou traumatizados, mas não deixava de ser um puteiro. Fazia uma lua bonita. Engraçado, nunca fui de admirar a lua. Nem a lua, nem as montanhas, essas coisas da natureza. Falam sobre a presença de Deus. Eu só escuto o sorriso de Deus quando acaba o papel higiênico. Aí sim, você fica com a cara de lua. Aliás, como seria trepar na lua? Digo, essa coisa da gravidade. Foco, Deco Ramone.”


“— Ramone.
— Vivian.
— Já amou alguém?
— Todos pisam na bola algum dia.
— Você é um desses durões que não acredita no amor?
— O amor é uma loja de conveniência. Só que mais caro.
— Você apenas amou as pessoas erradas.
— E se não existirem as pessoas certas?
— Talvez. Mas preciso te contar uma coisa.
— Sou ouvidos.
— Orlandinho acha que eu o traio.
— Mas quem não trai hoje em dia, não é verdade?”


“(...) Sim, as coisas caminhavam bem. Caminhavam tão bem que tivemos uma garotinha e Lúcia me deixou colocar o nome da cantora mais foda que já existiu. Sim, eu era Deco Ramone. Redator sênior de uma grande agência, com uma linda mulher e uma bela garotinha. Tudo dentro do roteiro. Meus velhos ficariam orgulhosos.
Mas como eu ia dizendo, eram mais ou menos duas da manhã e eu procurava por Lucia naquela que talvez tenha sido a última grande festa da propaganda na cidade. A agência tremia, cabeças acesas e embriagadas. Procurei em cada canto, corredores, salas, estúdio, cozinha. Foi nos fundos da agência que encontrei Lúcia dando pro Duda Reis, o queridinho da W9. Pela altura e angulação do negócio, rolava cu na parada.
— Porra, preciso mesmo de um beque — eu disse.
Eles se assustaram, mas não interromperam o movimento. Lucia só deu um sorriso, meio sem graça, meio de dor e disse:
— Ele ganhou Cannes!”


“Lembrei da geladeira vazia e resolvi passar no supermercado. O lugar já estava infestado dos malditos panetones. Bem, um carrinho de mercado diz muito sobre uma pessoa. O meu tinha pão, mortadela, ovos, limão, papel higiênico e cerveja. Ao lado das cervejas, havia essa placa com uma gostosa de saia curta. Sexo ainda era o espirito do negócio. Talvez pra nos fazer esquecer de uma vida monótona e brochante. E se ampliássemos a estratégia? Xotas estampando rótulos pra cada fragrância de desodorante, peitos em caixas de leite longa vida, bagos em embalagens de lasanha congelada, cus em rótulos de cereal e frascos de amaciante ilustrados com caralhinhos voadores. Seria uma revolução do varejo.”


“— E aí, gatão — disse — não quer me mostrar o que tem dentro dessa calça?
— Trabalha aqui há quanto tempo?
— Você é polícia, cara?
— Estou só fazendo amizade.
— Ah, tem uns dois anos.
— Já apareceu algum aleijado por aqui?
— Como assim aleijado?
— Algum capenga, um doente, um cego, sei lá. Já deu prum anão, por exemplo?
— Ah, de vez em quando aparece uns esquisitos.
— Esquisitos?
— Você sabe, um que não tem uma perna, outro que o pau não sobe. Tem os gordos também que é sempre complicado.
— Qual foi o caso mais bizarro?
— Ah, tem um cara que só goza se eu enfiar um Prestigio.
— O quê?
— Ele até trepa bem, mas na hora de gozar pede pra eu enfiar um prestígio no rabo dele.
— Prestígio, o chocolate?
— Inteiro.
— Se for um Chokito ou um Lolo?
— Só serve Prestígio.”


“— Acredita que o cliente ainda não liberou aquela verba?
— Cacete...
— Os caras são escorregadios.
— Como é que a gente fica?
— Me ligue na sexta. Acho que a águia pousa na sexta.
— Maxwell, tem três meses que a águia tá voando.
— Você é parceria.
Desliguei na certeza de que parceria de cu é rola. Mas aquele era meu jogo. Eu era um velho freelancer que apostava alto na liberdade e pagava o preço de nunca saber o que ia acontecer no fim do mês. Eu não tinha cartão pra bater. Não tinha chefe, diretores, analistas, coordenadores ou palhaços me dizendo como cagar sobre a mesa. Por outro lado, nada de contracheques. Apenas a corda bamba, o risco absoluto de toco e nenhum sinal da águia por longos dias.”


“— Falar nisso, acabei de criar um filme do caralho.
— Genial.
— Cannes na certa.
— Genial, genial.
— No mínimo, prata.
— Cara, eu queria muito esse estágio.
— Tem que ralar, moleque.
— Estou pra jogo.
— A porra aqui não tem hora.
— Não tenho relógio.
— Preciso de sangue no olho.
— Meu nome é ódio.
— Estou falando de Cannes.
— Você é gênio.
— Acha mesmo?
— Um ídolo.
— Pode começar amanhã?”


“Deixei a sala de Big, voltei pelo corredor e pude escutar as entranhas da agência. Era o mesmo som de todas as agências. Dedos metralhavam teclados, almas pediam penico, grunhidos do tempo, xícaras em mesas de reunião. Nada muito diferente da minha época. Quer dizer, Big disse que agora a criação vivia repleta de pagodeiros, diretores de arte fãs de Romero Brito, redatores que juravam que Schopenhauer era o camisa 8 da Alemanha e que ninguém mais usava drogas. Apenas trabalhavam das nove às dezenove. Nenhuma fumaça de pensamento. Nenhuma dança. Eram apenas operários. Só precisavam fazer o que era mandado. Mas ainda assim peões de luxo. Afinal trabalhavam na Tancredo Neves em salas com ar condicionado e cadeiras giratórias.”


“— Porra, Deco — disse — se eu perder esse emprego vou ter que dar a bunda pra pagar meu condomínio.
— Segure o cu, meu velho. Vai dar tudo certo.
— Vão tirar um de nós. Dois redatores com mais de 35, a Morte não vai deixar.
— Vão precisar de gente experiente pra segurar a onda.
— Com meu salário, eles pagam dois moleques de fralda pra fazer memes.
Coruja suava. Eu olhava em volta e via as cabeças baixas. Rezavam, olhavam pro telefone, Dona Irene do cafezinho desmaiou na copa. Seria mesmo difícil La Muerte segurar dois veteranos. Eu tinha Nina. Mas o Coruja tinha três garotos. Pensei em adiantar o passo, pedir demissão e garantir a vaga do meu velho amigo. Uma Atendimento atravessou a sala aos prantos. Quando o telefone tocou. Do Coruja. Ele simplesmente baixou a cabeça por alguns segundos, atendeu e se levantou. Foi como um soco no estômago. Mais uma vítima de La Muerte. Então caí na cadeira. Me sentia exausto e as coisas seriam piores dali pra frente. Talvez fosse o fim do Coruja. A propaganda baiana tinha algo dos Menudos. Como se depois dos 30, você perdesse a validade. Não importa quantas vezes salvou o jogo virando noites e limpando cagadas. Talvez Coruja virasse mais um tiozinho criativo a viver por aí batendo nas portas e relembrando o passado. Olhei pro mar e senti vontade de um Nescau extra cremoso. E de repente, meu telefone tocou.”


Presentes no romance “Sexy Ugly” (Mondrongo, 2019), de Paulo Bono, páginas 34, 33, 53, 95-96, 48-49, 70-71, 14, 27, 30 e 109-110, respectivamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Dez passagens de Jorge Amado no romance Mar morto

Jorge Amado “(...) Os homens da beira do cais só têm uma estrada na sua vida: a estrada do mar. Por ela entram, que seu destino é esse. O mar é dono de todos eles. Do mar vem toda a alegria e toda a tristeza porque o mar é mistério que nem os marinheiros mais velhos entendem, que nem entendem aqueles antigos mestres de saveiro que não viajam mais, e, apenas, remendam velas e contam histórias. Quem já decifrou o mistério do mar? Do mar vem a música, vem o amor e vem a morte. E não é sobre o mar que a lua é mais bela? O mar é instável. Como ele é a vida dos homens dos saveiros. Qual deles já teve um fim de vida igual ao dos homens da terra que acarinham netos e reúnem as famílias nos almoços e jantares? Nenhum deles anda com esse passo firme dos homens da terra. Cada qual tem alguma coisa no fundo do mar: um filho, um irmão, um braço, um saveiro que virou, uma vela que o vento da tempestade despedaçou. Mas também qual deles não sabe cantar essas canções de amor nas noites do cais? Qual d