Em 2024, a Mirdad Cultura e a produtora parceira Bahia Eventos realizaram a 1ª edição de dois eventos projetados em 2023: a Flikids, Festa da Literatura Infantil, e a Flimina, Festa das Mulheres na Literatura. Ambos foram criados por mim e contemplados no edital da Caixa Cultural, inscritos pela sócia Bahia Eventos.
A Flikids aconteceu em outubro, para encantar os pequenos e suas famílias no mês da criança, com a curadoria de Emília Nuñez e Ananda Luz. Foram três dias de contação de histórias, bate-papo com autor, oficina, apresentações e autógrafos na Caixa Cultural Salvador, com muita troca de saberes e diversão. Inauguramos assim a marca de um evento que ser grande, uma festona com muita programação, e estamos trabalhando para isso. Assim como a Flimina, que também estreou no casarão histórico da rua Carlos Gomes, com patrocínio da Caixa e Governo Federal e curadoria da professora Edma de Góis, nas comemorações do Dia Internacional da Mulher em março. Foram quatro mesas de temas variados, com as presenças ilustres de autoras nacionais e locais, ingressos esgotados em seis minutos. Haja demanda para conteúdo produzido por mulheres na Bahia e no Brasil, e a Flimina quer atendê-la.
A Mirdad Cultura também elaborou novos projetos com parceiros variados, e estamos na luta para captação de patrocínio. Além da consolidada parceria com a Bahia Eventos, destaco os trabalhos desenvolvidos com a família Schommer e com a produtora Fontes de Negócios, do competente Thiago (passamos um projeto no edital da Caixa Cultural e já estamos em plena produção do evento que estreia em janeiro de 2025 em Salvador — vai ter etapa em Fortaleza também).
Além da Mirdad Cultura, em 2024 prestei serviço e fiz a coordenação das curadorias da Flica e da Fli, a convite da prezada Vanessa Dantas e a sua equipe da Fundação Hansen Bahia e Sarça Comunicação, e o trabalho deu resultado, com mesas lotadas, satisfação do público e patrocinadores.
Por fim, fiz produções musicais em 2024, como a gravação de um single da cantora e compositora Andrezza, a criação e pré-produção do show Gal para Dançar e as audições com cantoras maravilhosas para a banda Diamba se renovar em 2025 (a escolhida é uma rainha, canta muito e vai emocionar o público).
Flikids 2024
A Flikids é uma festa dedicada ao universo da criança, que surge para valorizar e destacar a literatura infantil, produzida por adultos e autores mirins, bem como outros artistas que trabalham a interseção das artes com a literatura, para promover espetáculos infantis e oficinas que estimulem a formação de novos leitores e o hábito da leitura como lazer e afinidade entre os membros da família.
Nos eventos literários pelo país, geralmente a programação para crianças é apresentada como uma das partes dos eventos, alternativa. Já a Flikids é exclusiva para esse público: destaca a produção da literatura infantil nos seus vários formatos e temas, como programação principal.
A 1ª edição da Flikids aconteceu de 18 a 20 de outubro na Caixa Cultural Salvador, com a realização da Bahia Eventos e Mirdad Cultura e curadoria de Emília Nuñez e Ananda Luz.
Patrocinadores – Caixa | Governo Federal
Funções – Coordenador Geral | Criação do projeto | Sócio da marca
Info – Vídeo oficial – veja aqui e aqui | Ao vivo no Jornal da Manhã (TV Bahia) – veja aqui | Ao vivo no Bahia Meio Dia (TV Bahia) – veja aqui | Matéria no Jornal da Manhã (TV Bahia) – veja aqui | Entrevista no Boa Tarde Bahia (BandNews FM) – veja aqui | Info aqui | Fotos aqui | Instagram
PS: As fotos oficiais acima são da Evidence Movie
-----
Flimina 2024
A Flimina é a 1ª festa literária com uma programação 100% formada por mulheres. É a festa que prioriza a mulher na literatura, seja como autora, professora, pesquisadora, leitora, booktuber, influencer, etc., o que a mulher quiser na sua relação com a arte literária.
Cada vez mais há novas autoras no mercado, na produção de conteúdo nas redes sociais, assim como leitoras e clube de leituras para priorizar a escrita de mulheres. Nos vários eventos literários pelo país, são elas que lotam as plateias, compram e consomem livros. A Flimina surge para destacar ainda mais esse belo movimento: a contribuição da mulher para a literatura é vasta, relevante e interessante; decisiva para a cultura brasileira.
O objetivo principal da Flimina é valorizar e destacar a literatura produzida pelas mulheres. Trazer essa produção literária para um lugar de destaque, e não apenas uma parte da programação de uma grande festa ou bienal. Promover o encontro das leitoras e leitores com as autoras, propiciar a possibilidade de ganhar um autógrafo e uma selfie com a artista, estimular a venda, consumo e valorização de livros, realizar mesas com temas interessantes, que possam repercutir nas redes, entregar um evento criativo, interessante, bem-feito e esteticamente bonito, para alegria e conforto do público e a satisfação do patrocinador por investir num evento que deixa um legado.
Com a curadoria da professora, jornalista e pesquisadora Edma de Góis, a 1ª edição da Flimina foi a estreia da produtora Mirdad Cultura, que realizou a festa ao lado da experiente e representativa Bahia Eventos na sexta e sábado, 08 e 09 de março de 2024, na Caixa Cultural Salvador. Os ingressos gratuitos se esgotaram em seis minutos e a Flimina promete inspirar e empoderar mulheres na literatura e além dela.
Patrocinadores – Caixa | Governo Federal
Funções – Coordenador Geral | Criação do projeto | Sócio da marca
Info – Matéria no Bom Dia Sábado (TV Bahia) – veja aqui | Ao vivo no Bahia Meio Dia (TV Bahia) – veja aqui | Info aqui | Fotos aqui | Instagram
PS: As fotos oficiais acima são de Caio Herlon (exceto o último flyer, com fotos do meu acervo)
-----
Produções musicais
Sou fã de Gal Costa e resolvi me antecipar às comemorações dos 80 anos da diva em 2025, criando um show comemorativo chamado Gal pra Dançar. Via indicação da produtora Edmilia Barros, acertei com a cantora e compositora Andrezza, uma jovem talentosa, com uma voz linda, bastante interpretativa. Montamos a guiga e ela selecionou o repertório e criou os arranjos. Daí, ensaios custeados por mim depois, saí do projeto e estou bem feliz que ele continua (já rolou a estreia e vai continuar acontecendo no verão de Salvador, não perca!).
Essa proximidade com Andrezza me fez bancar a gravação de uma música sua, “Nego Bom” (em parceria com o sanfoneiro Iván Greg), em que produzi junto ao amigo Renato Nunes no seu estúdio Máfia Records. Para luxo da jovem promissora, a banda que gravou foi nada mais, nada menos, que a consagrada e fodástica Diamba (dos mestres Renato, Tilson, Iuri e Reman). “Nego Bom” é um reggae xameguento e delicioso, pronto para grudar no seu coração. Em 2025, vai viralizar.
Esse feat com a Diamba só foi possível porque eu estava trabalhando com os fyahs, na função de encontrar uma nova voz para a nova fase da banda longeva, meio desnorteada pós-saída do seu vocalista emblemático. Propus e eles toparam: a voz vai ser de uma mulher (alô, Linkin Park, tive essa ideia antes!). Fizemos duas audições com grandes talentos da Bahia, as meninas arrasaram, os músicos se desafiaram a transpor clássicos da banda para outros tons, até que se decidiram por uma voz singular e presença imperial. Em breve, o público vai poder conferir o impacto da presença de Makêdda na volta da Diamba!
Patrocinador – Meu bolso (gravação “Nego Bom” e ensaios preparatórios do Gal pra Dançar)
Funções – Produtor fonográfico | Produtor musical | Produtor executivo
Comentários