A pesquisar nos meus e-mails, encontrei esse presente de resposta acima (coincidentemente enviada no dia do meu aniversário em 2013, mas quem enviou não sabia disso), uma grande lição. Havia enviado a então parte inicial do meu primeiro romance para sondar interesse, e tive esse feedback incrível, que resume muito bem o mercado literário (destaco que os elogios da primeira frase foi por hipocrisia social, pois havia interesses da empresa no evento Flica):
“Sobre seu romance, queria te dizer o seguinte: ele é ótimo, a parte que vc me enviou está super bem escrita, fluente, tenho certeza que será um livro muito gostoso de ler. O que acontece é que é muito difícil, infelizmente, que o conselho editorial (...) aprove a publicação de livro de um autor estreante. Eu argumentei bastante, falei na sua participação como organizador de eventos, etc., mas não adiantou. É preciso que vc já tenha alguma estrada na literatura ou que apareça muito na mídia, incluindo redes sociais, para que possa vir a ter um livro publicado na editora. Te aconselho a procurar a 7 Letras, que tem feito um ótimo trabalho, e que publica mediante um compartilhamento dos custos com o autor. Ou alguma editora com boa entrada no mercado. Contudo, um conselho: tente ir conhecer os editores, pois costumamos receber mais de um original por semana e acabamos descartando mais rápido aqueles cujos autores desconhecemos.”
Comentários
Sou Esso.
Um feliz ano 18 pra ti.
Estarei indo a Salvador daqui a um mês e tenho a intenção de te encontrar, para conhecermo-nos pessoalmente.
Não consegui encontrar contato entre nós que não fosse através de sua postagem de 'Tardes Noites & Dias' e resolvi te escrever por aqui, para tentar combinar o encontro.
Favor me escrever diretamente em acena@bol.com.br
ou através fone/zap (84) 99606 1926.
Abrassons!!
ESSO - www.sitiodoesso.com