Pular para o conteúdo principal

Produções de Emmanuel Mirdad: Anos 2020 e 2021


A pandemia em 2020 cancelou a 10ª edição da Flica. Em 2021, a Cali e a parceira Icontent realizaram o Flica na Rede, um programa de memórias da festa literária mais charmosa do Brasil, viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc e transmitido pela internet. Foi a minha última produção pela Cali e despedida da Flica (vendi a minha participação para o amigo Jomar Lima). Em 2022, lançarei uma nova empresa de produção.

Voltei a trabalhar com música, e produzi a gravação do EP “Andanças”, que marca a nova fase da Orange Poem. Será lançado no começo de 2022, com o presente da voz & trompete do irmão Mateus Aleluia Filho (composições minhas & em parceria e uma de Mateus). A produção musical foi dividida com Tadeu Mascarenhas, gravado no seu estúdio Casa das Máquinas em Salvador, Bahia.

Também na música, comecei a produzir a gravação do álbum “Silent Dreams”, o novo trabalho do irmão Jahgun (canta muito!). Reggae da melhor qualidade, com a produção musical de Átila Santana (junto comigo), um mestre do gênero jamaicano, gravado no seu Ilha de Criação, em Salvador, Bahia, com o luxo da bateria da enciclopédia do reggae, Iuri Carvalho. “Silent Dreams” deverá ser lançado nos meados de 2022.

Na literatura, produzi o lançamento virtual do meu primeiro romance, “oroboro baobá”, disponibilizando uma edição feita por mim para download gratuito do PDF e em posts do blog.



Flica na Rede

Com a pandemia cancelando a festa presencial em Cachoeira, tivemos a oportunidade de realizar algo na internet, e eu criei o projeto de memórias da Flica, um produto audiovisual (a versão digital do evento não conseguiu patrocínio).

A série de programas Flica na Rede, apresentados por Edgard Abbehusen e Mira Silva, celebra a memória da festa literária mais charmosa do Brasil. São 16 programas, em que autores e atrações que participaram das nove edições da Festa Literária Internacional de Cachoeira, ocorridas entre 2011 e 2019, contam as suas lembranças, impressões da festa e da cidade, vivências, emoções, com depoimentos exclusivos e surpreendentes, e a participação do público de Cachoeira interagindo e recordando também.

Flica na Rede tem o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal, e a realização da Cali e Icontent.

As gravações ocorreram em Cachoeira, primeiro numa imersão de quatro dias no estúdio da Fundação Hansen Bahia, depois em mais quatro dias do descarnaval, no Cine-Theatro Cachoeirano. Por conta da pandemia, fiz a direção de maneira remota, lotado em Salvador, amparado pelas produtoras Camila Camila e Duca Amorim, e pelo coordenador de produção Jomar Lima & equipe.

Conseguimos a proeza de colocar ao vivo quase 90 autores e atrações que participaram das Mesas Literárias e da Fliquinha, de cada uma das 9 edições da festa, e registrar as suas memórias das suas vivências em Cachoeira e na Flica, além de registrar o pocket-show de 7 atrações artísticas locais.



Patrocinadores
– Lei Aldir Blanc | Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo | Governo Federal | Governo da Bahia | Secretaria de Cultura | Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia)

Funções – Direção | Curadoria | Roteirista | Criação do projeto | Sócio da marca 

Info – Ao Vivo no Jornal da Manhã (TV Bahia) – veja aqui | Todos os 16 programas – veja aqui

PS: As fotos oficiais da gravação dos programas são de Lavínia Conceição

-----


Gravação do EP Andanças
Orange Poem & Mateus Aleluia Filho

Em 2021, resolvi voltar a investir na música, e retomei a marca Orange Poem, que vinha conseguindo excelente resultado no YouTube, com mais de 400 mil views sem nenhuma publicidade, novo lançamento ou show.

Para celebrar o reboot laranja, transformei o Orange Poem em música universal, e produzi a gravação do EP “Andanças”, com cinco músicas e nova sonoridade (sem guitarra e com percussão). O cantor, trompetista e compositor Mateus Aleluia Filho, amigo-irmão de Cachoeira, aceitou o convite e nos deu o presente da sua voz & instrumento no “Andanças” (além de parceria numa música comigo e outra inédita dele).

A gravação rolou de outubro a dezembro no estúdio Casa das Máquinas em Salvador, Bahia, com produção musical de Tadeu Mascarenhas (junto comigo), que também tocou vários instrumentos. O EP “Andanças” ainda traz a bateria de Hosano Lima Jr. (único remanescente da banda original), e a percussão de Sebastian Notini, Thiago Trad e Ícaro Sá. O lançamento vai ser no começo de 2022.


Patrocinador – Meu bolso

Funções – Produtor fonográfico | Produtor musical | Produtor executivo | Compositor

-----


Gravação do álbum Silent Dreams — Jahgun

Em 2021, voltei com tudo para a música e toquei outra gravação ao mesmo tempo do EP “Andanças”: um novo disco de reggae. O meu primeiro lançamento nesse gênero foi “Fluid”, do projeto Orange Roots, lançado em 2019. Convidei o amigo-irmão Jahgun, cantor e compositor radicado em Los Angeles, a voz do “Fluid”, para gravar mais uma vez as minhas composições, só que o disco seria assinado por ele, já que o Orange Roots não existe mais. Para a minha sorte, ele topou! Yeba!

Assim como no “Fluid”, acertei com o produtor Átila Santana, um mestre do reggae, a criação dos arranjos e a gravação do álbum “Silent Dreams”, com nove músicas minhas (produção musical junto comigo, e mais a gravação de guitarras e teclados). O baterista Iuri Carvalho, a enciclopédia do reggae, também retorna ao nosso som. No baixo, uma lenda, que só será divulgada depois.

A produção de “Silent Dreams” no estúdio Ilha de Criação, em Salvador, Bahia, começou em outubro, e continua a todo vapor. O lançamento vai ser nos meados de 2022.


Patrocinador – Meu bolso

Funções – Produtor fonográfico | Produtor musical | Produtor executivo | Compositor

-----


Lançamento do romance “oroboro baobá”

oroboro baobá” é o meu primeiro romance. Em outubro de 2020, lancei-o de maneira virtual, editando e disponibilizando o PDF para download, além de produzir imagens com as páginas do livro, e disponibilizá-las no blog e Facebook. Fiz a divulgação na imprensa também.

Patrocinador – Meu bolso

Funções – Editor | Produtor | Assessor de imprensa

Info – Download, matérias e release aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Dez passagens de Jorge Amado no romance Mar morto

Jorge Amado “(...) Os homens da beira do cais só têm uma estrada na sua vida: a estrada do mar. Por ela entram, que seu destino é esse. O mar é dono de todos eles. Do mar vem toda a alegria e toda a tristeza porque o mar é mistério que nem os marinheiros mais velhos entendem, que nem entendem aqueles antigos mestres de saveiro que não viajam mais, e, apenas, remendam velas e contam histórias. Quem já decifrou o mistério do mar? Do mar vem a música, vem o amor e vem a morte. E não é sobre o mar que a lua é mais bela? O mar é instável. Como ele é a vida dos homens dos saveiros. Qual deles já teve um fim de vida igual ao dos homens da terra que acarinham netos e reúnem as famílias nos almoços e jantares? Nenhum deles anda com esse passo firme dos homens da terra. Cada qual tem alguma coisa no fundo do mar: um filho, um irmão, um braço, um saveiro que virou, uma vela que o vento da tempestade despedaçou. Mas também qual deles não sabe cantar essas canções de amor nas noites do cais? Qual d