Pular para o conteúdo principal

Melhores da revista piauí em 2011


Os 26 melhores textos/HQs que foram publicados na revista piauí em 2011 você confere nos links abaixo, selecionados por mim, assinante (primeiro das bancas e depois na forma padrão) desde a piauí_5, num levantamento que fiz em 2013.

A melhor piauí de 2011 foi a de número 55, de abril, com destaque para os cartuns de Wolinski, a versão controversa das histórias de Persio Arida na época da ditadura, as lembranças da construção de Brasília por Marcos de Azambuja, e os textos de Saul Steinberg e Fred Vargas, entre outros.

Completando o top five, a #59 (agosto), com a reportagem de Marcia Angell sobre o assustador crescimento do número de pessoas com transtornos mentais e de pacientes tratados com antidepressivos; a #56 (maio), com o melhor texto publicado pela revista no ano, a emocionante reportagem de Consuelo Dieguez sobre a tragédia da Região Serrana do Rio; a #61 (outubro), com o texto de Curzio Malaparte, autor de A Pele e Kaputt; e a #52 (janeiro), com o escritor irlandês Colm Tóibín narrando a trajetória de seu país, da pobreza à prosperidade e de volta à pobreza, em apenas quinze anos, e a reportagem de Clara Becker sobre os médicos legistas. A pior piauí do ano, foi a #60, de setembro.

PS: Os links foram retirados do post porque a revista trocou de servidor duas vezes, e não há como definir se o conteúdo continuará disponível na internet. Recomenda-se procurar o site da revista no Google, e pesquisar pelo título da matéria para verificar se está disponível para leitura ou não.

Melhores 2011 - Parte I

O fim do mundo
A catástrofe de Friburgo, obra nacional.
Consuelo Dieguez
piauí #56

Misteriosa entrega e mudança de si mesmo
A imersão do autor de O Jogo da Amarelinha nos labirintos secretos de Paris.
Cartas de Julio Cortázar | Introdução de Davi Arrigucci Jr.
piauí #58

O traidor
“Não chore”, disse-lhe o embaixador, “vamos mandá-lo para a Espanha. Você vai ser bem acolhido. Vai ser perdoado. Não é culpa sua se os russos fizeram de você um comunista quando ainda era um menino. Não chore”.
Curzio Malaparte
piauí #61

Rakudianai
A política, a prisão, o encontro com o crocodilo, o julgamento e meu pai: lembranças de quarenta anos atrás.
Persio Arida
piauí #55

Migalhas de um casamento
Com 86 anos, a gente tem o direito de começar a viver. Tem noites assim. Noites em que um homem se levanta e age.
Fred Vargas
piauí #55

A epidemia de doença mental
Por que cresce assombrosamente o número de pessoas com transtornos mentais e de pacientes tratados com antidepressivos e outros medicamentos psicoativos.
Marcia Angell
piauí #59

Minha dor não sai no jornal
Eu era fotógrafo de O Dia, em 2008, quando fui morar numa favela para fazer uma reportagem sobre as milícias. Fui descoberto, torturado e humilhado. Perdi minha mulher, meus filhos, os amigos, a casa, o Rio, o sol, a praia, o futebol, tudo.
Nilton Claudino
piauí #59

Ouvindo os mortos
Médicos legistas são uma espécie rara: aos vivos, preferem os que já não podem falar, mas ainda têm muito a dizer.
Clara Becker
piauí #52

Tufão, tromba, trombeta: dadá
Odores de Bucareste, solidão em Milão, restaurantes franceses com cozinheiros chineses em Nova York.
Saul Steinberg
piauí #55

Minha natureza atormentada
Durante mais de três décadas, o escritor americano John Cheever registrou metodicamente seus abismos interiores: alcoolismo, um casamento atritado, bissexualismo clandestino, solidão e remorso. Publicado postumamente, o diário soturno alterou de maneira definitiva a imagem do artista tido como o arauto da beleza e da luz.
John Cheever
piauí #53

Ler um romance
Acompanhamos essas histórias como se observássemos uma paisagem e, transformando-a em pintura com os olhos da mente, deixamos que ela nos influencie.
Orhan Pamuk
piauí #62

Videla é a mãe
A inauguração de Brasília e a missão brasileira na ONU: às vezes, a clareza e a brevidade são absolutamente necessárias.
Marcos de Azambuja
piauí #55

Melhores 2011 - Parte II

Curtindo adoidado
A vida e as tentações de Keith Richards (trecho da biografia).
David Remnick
piauí #52

Cadeia de erros
Como e por que o Legacy da Embraer bateu no Boeing da Gol e matou 154 pessoas.
Ivan Sant'anna
piauí #57

Pátria e morte
Notas e correspondências deixadas por kamikazes japoneses na Segunda Guerra Mundial.
Emiko Ohnuki
piauí #61

O preço da felicidade, o custo da desgraça
Em texto exclusivo para a piauí, o escritor irlandês narra a trajetória de seu país, da pobreza à prosperidade e de volta à pobreza, em apenas quinze anos.
Colm Tóibín
piauí #52

Casa bem-assombrada
O Itamaraty antes da sua ida para Goiás.
Marcos de Azambuja
piauí #54

Com Roberto Marinho
Minhas três décadas de trabalho na construção da Rede Globo, ao lado do dono.
José Bonifácio de Oliveira Sobrinho
piauí #63

Os que morrem, os que vivem
Champinha, estuprador e assassino, continua preso apesar de ter cumprido sua pena.
Luiz Henrique Ligabue
piauí #56

Curtindo a vida adoidado
Com suas frases impagáveis, agressões a mulheres, teorias conspiratórias sobre o 11 de Setembro e seu exibicionismo, Charlie Sheen supera o Império do Entretenimento e redefine o papel da celebridade no panorama cultural.
Bret Easton Ellis
piauí #56

Em defesa da obra
As corporações da mídia querem que os escritores trabalhem de graça, não façam arte e exponham a vida privada na internet – e contam com o apoio de Paulo Coelho.
Bernardo Carvalho
piauí #62

Senhor Norma Culta
Evanildo Bechara defende que o aluno deva ser poliglota em sua própria língua. “Ninguém vai à praia de fraque ou de chinelo ao Municipal”, diz.
Clara Becker
piauí #57

O mundo gira e o lusitano roda
Aos 102 anos, e com uma obra de mais de quarenta filmes, o diretor português Manoel de Oliveira se prepara para levar às telas três contos de Machado de Assis.
Paulo Nogueira
piauí #57

Melhores 2011 - HQs

Meio século de sexo - Cartuns
Os costumes eróticos franceses.
Wolinski
piauí #55

Desencontros literários
Quadrinhos
Caco Galhardo
piauí #59

Cartuns
Nani
piauí #59

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez poemas de Carlos Drummond de Andrade no livro A rosa do povo

Consolo na praia Carlos Drummond de Andrade Vamos, não chores... A infância está perdida. A mocidade está perdida. Mas a vida não se perdeu. O primeiro amor passou. O segundo amor passou. O terceiro amor passou. Mas o coração continua. Perdeste o melhor amigo. Não tentaste qualquer viagem. Não possuis casa, navio, terra. Mas tens um cão. Algumas palavras duras, em voz mansa, te golpearam. Nunca, nunca cicatrizam. Mas, e o humour ? A injustiça não se resolve. À sombra do mundo errado murmuraste um protesto tímido. Mas virão outros. Tudo somado, devias precipitar-te — de vez — nas águas. Estás nu na areia, no vento... Dorme, meu filho. -------- Desfile Carlos Drummond de Andrade O rosto no travesseiro, escuto o tempo fluindo no mais completo silêncio. Como remédio entornado em camisa de doente; como dedo na penugem de braço de namorada; como vento no cabelo, fluindo: fiquei mais moço. Já não tenho cicatriz. Vejo-me noutra cidade. Sem mar nem derivativo, o corpo era bem pequeno para tanta