Pular para o conteúdo principal

Melhores da revista piauí em 2010


Os 16 melhores textos/HQs que foram publicados na revista piauí em 2010 você confere nos links abaixo, selecionados por mim, assinante (primeiro das bancas e depois na forma padrão) desde a piauí_5, num levantamento que fiz em 2013.

A melhor piauí de 2010 foi a de número 42, de março, com destaque para a excelente reportagem do médico e escritor norte-americano Atul Gawande sobre o poder misterioso da coceira, que pode ser a chave para uma nova teoria sobre o cérebro e o corpo, e o premiado conto Dochera, do escritor boliviano Edmundo Paz Soldán, em tradução de Sérgio Molina.

Completando o top five, a #45 (junho), com o melhor texto publicado pela revista no ano, o hilário Prevaricações primevas, de Reinaldo Moraes; a #47 (agosto), com os contos escolhidos da escritora norte-americana Lydia Davis; a #41 (fevereiro), com o perfil do jovem advogado Ricardo Zamariola Jr., que venceu a mais célebre causa de direito de família dos últimos tempos (o caso Sean), por Dorrit Harazim; e a #51 (dezembro), com a excelente HQ Insônia, de Caco Galhardo. A pior piauí do ano, foi a #40, de janeiro.

PS: Os links foram retirados do post porque a revista trocou de servidor duas vezes, e não há como definir se o conteúdo continuará disponível na internet. Recomenda-se procurar o site da revista no Google, e pesquisar pelo título da matéria para verificar se está disponível para leitura ou não.

Melhores 2010 - Parte I

Prevaricações primevas
Adão desistira de dormir para não perder a contemplação extática da mulher
Reinaldo Moraes
piauí #45

A coceira
Seu poder misterioso pode ser a chave para uma nova teoria sobre o cérebro e o corpo.
Atul Gawande
piauí #42

Dochera
Mulher que espera um taxi na noite e enlouquece homens solitários sem consolo - sete letras
Edmundo Paz Soldán
piauí #42

Contos escolhidos
Depois de falar com filho, esposa número um, não raro raivosa, janta sozinha, embora na companhia de uma grande televisão.
Lydia Davis
piauí #47

A travessia de Suez
“A Travessia de Suez” é uma novela, ou seja, um conto longo ou um romance curto, da qual damos aqui, em primeira mão, o primeiro capítulo. Resumo: um sujeito morre e, ao chegar nas altas instâncias celestiais, descobre que foi uma encarnação de Deus na Terra, sem jamais se dar conta disso. 
Reinaldo Moraes
piauí #46 - Flip 2010

O funeral da memória
O mundo ocidental transformou o 65º aniversário da libertação de Auschwitz numa cerimônia nacional, sem que nenhum cigano e nenhum judeu, que não falassem polonês, fossem convidados a se expressar na língua que era a deles quando foram aniquilados.
Catherine Herszberg
piauí #44

Matem todos os americanos
A revolta de trabalhadores na Amazônia contra os gerentes de Fordlândia.
Greg Grandin
piauí #45

Zamariola sai do casulo
Quem é o advogado de 28 anos que venceu a mais célebre causa de direito de família dos últimos tempos - o caso Sean - e como ele viveu a maratona que antecedeu o embarque do menino para os Estados Unidos.
Dorrit Harazim
piauí #41

Melhores 2010 - Parte II

Reflexos do palco
Ribaltas, glórias, malediscências e rapazes bem dotados: as cartas de John Gielgud
Cartas de John Gielgud - Parte I
piauí #46

Últimos reflexos do palco
Sessenta anos gloriosos de teatro não foram suficientes para que John Gielgud se transformasse num rosto conhecido da multidão
Cartas de John Gielgud - Parte II
piauí #47

O malandro voltou fissurado
No romance Pornopopéia, Reinaldo Moraes retoma a ginga dialética de um sargento de milícias e faz o vadio enfrentar o presente.
Mario Sergio Conti
piauí #51

O louco de palestra
Ele sempre começa com “Eu gostaria de fazer uma colocação”.
Vanessa Barbara
piauí #49

Soco, sufoco e fogo no gogó de GOG
A polícia perversa pega pretos, pobres e prostitutas, os políticos prometem em palanques praias e piscinas, pura palhaçada em proveito próprio, mas o poeta da periferia prevê populares portando pistolas, pólvora, pescoço, peito e pulmões perfurados.
Luiz Maklouf Carvalho
piauí #41

Caro, trabalhoso, chato
O jornalismo investigativo americano luta para sobreviver.
Branca Vianna
piauí #49

Melhores 2010 - HQs

Insônia
Quadrinhos
Caco Galhardo
piauí #51

O homem de cabeça de papelão
Quadrinhos
Allan Sieber
piauí #41

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seleta: R.E.M.

Foto: Chris Bilheimer A “ Seleta: R.E.M. ” destaca as 110 músicas que mais gosto da banda norte-americana presentes em 15 álbuns da sua discografia (os prediletos são “ Out of Time ”, “ Reveal ”, “ Automatic for the People ”, “ Up ” e “ Monster ”). Ouça no Spotify aqui Ouça no YouTube aqui Os 15 álbuns participantes desta Seleta 01) Losing My Religion [Out of Time, 1991] 02) I'll Take the Rain [Reveal, 2001] 03) Daysleeper [Up, 1998] 04) Imitation of Life [Reveal, 2001] 05) Half a World Away [Out of Time, 1991] 06) Everybody Hurts [Automatic for the People, 1992] 07) Country Feedback [Out of Time, 1991] 08) Strange Currencies [Monster, 1994] 09) All the Way to Reno (You're Gonna Be a Star) [Reveal, 2001] 10) Bittersweet Me [New Adventures in Hi-Fi, 1996] 11) Texarkana [Out of Time, 1991] 12) The One I Love [Document, 1987] 13) So. Central Rain (I'm Sorry) [Reckoning, 1984] 14) Swan Swan H [Lifes Rich Pageant, 1986] 15) Drive [Automatic for the People, 1992]...

Dez passagens de Clarice Lispector no livro Laços de família

Clarice Lispector (foto daqui ) “A mãe dele estava nesse instante enrolando os cabelos em frente ao espelho do banheiro, e lembrou-se do que uma cozinheira lhe contara do tempo do orfanato. Não tendo boneca com que brincar, e a maternidade já pulsando terrível no coração das órfãs, as meninas sabidas haviam escondido da freira a morte de uma das garotas. Guardaram o cadáver no armário até a freira sair, e brincaram com a menina morta, deram-lhe banhos e comidinhas, puseram-na de castigo somente para depois poder beijá-la, consolando-a. Disso a mãe se lembrou no banheiro, e abaixou mãos pensas, cheias de grampos. E considerou a cruel necessidade de amar. Considerou a malignidade de nosso desejo de ser feliz. Considerou a ferocidade com que queremos brincar. E o número de vezes em que mataremos por amor. Então olhou para o filho esperto como se olhasse para um perigoso estranho. E teve horror da própria alma que, mais que seu corpo, havia engendrado aquele ser apto à vida e à felici...

Dez passagens de Jorge Amado no romance Capitães da Areia

Jorge Amado “[Sem-Pernas] queria alegria, uma mão que o acarinhasse, alguém que com muito amor o fizesse esquecer o defeito físico e os muitos anos (talvez tivessem sido apenas meses ou semanas, mas para ele seriam sempre longos anos) que vivera sozinho nas ruas da cidade, hostilizado pelos homens que passavam, empurrado pelos guardas, surrado pelos moleques maiores. Nunca tivera família. Vivera na casa de um padeiro a quem chamava ‘meu padrinho’ e que o surrava. Fugiu logo que pôde compreender que a fuga o libertaria. Sofreu fome, um dia levaram-no preso. Ele quer um carinho, u’a mão que passe sobre os seus olhos e faça com que ele possa se esquecer daquela noite na cadeia, quando os soldados bêbados o fizeram correr com sua perna coxa em volta de uma saleta. Em cada canto estava um com uma borracha comprida. As marcas que ficaram nas suas costas desapareceram. Mas de dentro dele nunca desapareceu a dor daquela hora. Corria na saleta como um animal perseguido por outros mais fortes. A...