Bombay Groovy (2014) - Bombay Groovy
Não consegue visualizar o player? Ouça aqui
Release disponível no site da banda:
"
No verão de 2012, Daniel Costa, músico que fez participações como sitarista para diversos músicos importantes da cena psicodélica nacional, resolveu rumar para o contrabaixo. Nesse ínterim, conheceu Rodrigo Bourganos, jovem multi-instrumentista que havia tomado aulas de sitar indiano, aqui no Brasil, com seu mesmo mestre. Após uma tarde repleta de música na casa de Daniel, nasceu a ideia da banda Bombay Groovy, que começou a se concretizar pouco tempo depois com a chegada do baterista Leo Costa, experiente no rock progressivo e psicodélico. A afinidade do baterista com as percussões étnicas também incrementaram muito o estilo peculiar e visceral do grupo. A presença constante do sitar é um elemento decisivo para o som da banda, e revela a presença resoluta da música oriental. Rodrigo Bourganos, que também teve aulas no Oriente com o Guru Chandranath Battacharya, toca o instrumento em pé, como se fosse uma guitarra elétrica, transgredindo dogmas da cultura indiana ao abandonar a postura de lótus que aprendeu no Oriente com seu guru.
No entanto, ainda sentiam falta de um instrumento harmônico que pudesse tanto propiciar diversos climas e sinestesias quanto soar como um guitarrista enquanto o sitar se encarregava das “vozes”. A resposta era clara – um órgão Hammond. Foi assim que Daniel Costa resolveu convidar Jimmy Pappon, pianista prodígio que havia tocado no consagrado tributo ao Frank Zappa, “Central Scrutinizer”, para assumir o posto do hammond, seu instrumento principal.
A Bombay Groovy desrespeita fronteiras e reelabora, com vigor, rigor e personalidade um novo conceito de rock com base em uma renovada aliança entre Oriente e Ocidente. A formação instrumental inusitada do grupo, com o som metálico do sitar indiano; o timbre encorpado e versátil do órgão Hammond; e a nervosa “cozinha”, revela uma banda repleta de psicodelia, exotismo - e muito groove.
Com o time formado, um EP e um clipe já gravados, a banda se prepara para lançar seu primeiro disco homônimo contendo dez faixas que passam por diversos gêneros musicais, fortemente inspiradas no fusion de Ananda Shankar e bandas como Led Zeppelin. O disco “Bombay Groovy” é uma experimentação sonora que dispensa os elementos vocais e verbais, substituídos por linhas consistentes de baixo, vôos inventivos e virtuosos de órgão, melodias transcendentais de sitar e percussão pesada como uma locomotiva, flertando com diversos gêneros de música étnica e popular, em uma mistura singular.
"
Comentários