Em 1997, a MTV me apresentou a cantora, compositora e pianista norte-americana Fiona Apple, através do videoclipe da música Criminal. Recordo-me que achei muito interessante o timbre de voz da esquisita talentosa esquálida linda, e fui pesquisar o som dela naquela cultuada loja de CD (que tinha ‘tudo’, antes da Flashpoint – esqueci o nome!). PS - Leia aqui o verbete wikipedia dela.
Descobri então um discaço chamado Tidal, lançado em 1996, considerado pela revista Rolling Stone um dos álbuns essenciais dos anos 90. Sombrio, profundo, climático, com pegada jazz, ‘pianado’, muito bem produzido, de fato trata-se de uma pérola, atemporal, uma obra prima que pariu uma cantora escrota, de timbragem ácida e muito teatral. Bem do jeito qu’eu gosto!
São dez faixas, dentre as quais destaco a linda Never is a Promise. Na boa, cada um tem a balada que merece, e essa é a minha predileta. Fica a dica para comprar ou baixar o Tidal, colocá-lo à noite, a dois, na ambiência cool de um jantar levemente noir, típica sala de espera de foda.
Fiona Apple - Never is a Promise
Além de Never is a Promise, destaco Shadowboxer e Sleep to Dream (esta não teve opção de incorporar, tem que clicar no link e ver no YouTube mesmo). Pra quem tiver o Tidal, ouvir as belíssimas Slow Like Honey e The Child is Gone. E pra completar os vídeos deste post, segue a versão ao vivo pra Criminal, que abriu, pra sempre, as portas de minha prateleira de CDs ao fuderoso Tidal de Fiona Apple.
Fiona Apple - Shadowboxer
Fiona Apple - Sleep to Dream (veja só neste link no YouTube)
Fiona Apple - Criminal
.
Comentários
tenho poucas musicas dela, soltas, no meu pc!
abraço
seu blog é bem interessante, me define bastante, por isso resolvi te linkar no meu e te seguir por aqui, ok? sou de Salvador tambem, abs
Bem, já ouvi , mais agora vou prestar mais atenção!
Ah... Baixe esse cd - http://www.umquetenha.org/?p=3826