Pular para o conteúdo principal

Crítica do livro Quem se habilita a colorir o vazio? pelo jornalista e escritor Valdeck Almeida de Jesus


Crítica do livro Quem se habilita a colorir o vazio? — Todos os poemas de Emmanuel Mirdad (2017) em destaque no blog do jornalista e escritor Valdeck Almeida de Jesus em 19/10/2017.

Leia no blog Galinha Pulando aqui

Segue abaixo também:


Por: Valdeck Almeida de Jesus

Este é o título do livro de poemas de Emmanuel Mirdad. A interrogação sugere uma provocação a uma leitura, ou apenas uma questão que o próprio livro utiliza para instigar respostas diversas. Aqui poderia o leitor se deter e tecer considerações as mais variadas. Como leitura é algo muito individual, com caminhos e destinos distintos a cada passada de olho, peguei o primeiro atalho e segui, curioso, por um lado, e tentando ser despretensioso, por outro.

Enfim, comecei na linha do prefácio, segui um a um os textos. Encontrar respostas objetivas é inútil, pois poesia não tem receita, sequer minha interpretação seria a única e acertada. Resolvi fruir, sorver, aproveitar o fluxo e viajar nesse trajeto poético de trezentas e vinte e seis páginas, tentando não me afogar, parando quando o fôlego pedia, porém sem desistir da viagem.

Na jornada fui anotando os textos que me chamaram mais a atenção, mas, como dito, esta é uma viagem solitária; outros e outras leitores/as terão, cada um/a, sea própria linha de mergulho. “Antes tocava Gonzaga” (pág.26) e “Reaprender a simplicidade” (pág. 41), versos de dois poemas do livro, me deram a pista para “colorir o cotidiano / em um P&B intimista” (pág.137). Então, desci fundo, aportando para respirar, pausa para descansar, pois o trem da poesia não parou; eu segui numa arrancada e deixei a memória volátil marcar as pedras (preciosas pedras) do caminho.

Vi cuscuz, inhame, o lar, orgulho de ser nordestino, sonhos, amores incompreendidos, desejos de mudar o mundo e a si mesmo (delírios de poeta) e uma infinidade de belezas plásticas, imagens que falam e ouvem e sentem, vivas, o mundo invisível de Mirdad.

Sem nenhuma hierarquia e, de novo, assevero que aqui é a minha primeira impressão, da primeira leitura, marquei os poemas prediletos: “O rangido” (pág.27), “Unskonto on vaara” (“A religião é um perigo” – pág.34), “A mendiga e eu” (pág.288), “8/8/88” (pág.286), “A anedota do tolo” (pág.50), “Último voo” (pág.277), “Questão dúbia” (pág.275), “Livrai-nos do Botox, Matusalém!” (pág.64), “Armadilha” (pág.264), “Fagia” (72), “Escrever é doloroso demais” (pág.73), “A ouvir “The Moon” (pág.76), “Chuva” (pag.241), “Microtons de sóis” (pág.91), “Danilo na ceia das hienas” (pág.226), “El’eu” (pág.224), “Fantoche” (pág.222), “Quando escrevo, é assim” (pág.110), “O milagre” (pág.219), “Féfa” (pág.120), “Haqui” (pág.132), “Hábito” (pág.137), “Os meninos sem badogues” (pág.179), “Forever alone” (pág.176), “Sereia” (pág.153), “Casulo” (pág.155), “Erupção” (pág.157), “Olhos de ogiva” (pág.159).

A primeira leitura terminou e deixou em mim uma “saudade que devora” (pág.21). Não há o que colorir, pois o livro já é pleno de nuances/cores, do pincel invisível do autor; nem há vazio, de alguma forma o poeta preencheu todos os seus anseios de temas, abordagens, invenções e desinvenções. Emmanuel Mirdad aborda temas difíceis, melancólicos, inusitados, tradicionais, modernos. O que há é espaço para navegar, sem precisão, sem buscas, deixando as águas desse poeta fazer a parte que lhe compete: navegar o leitor.

Recomendo que você faça o download gratuito no link abaixo e se permita uma viagem pessoal e intransferível: Baixe Aqui o livro de Mirdad.

(*) Valdeck Almeida de Jesus é jornalista, poeta, escritor e militante cultural.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez poemas de Carlos Drummond de Andrade no livro A rosa do povo

Consolo na praia Carlos Drummond de Andrade Vamos, não chores... A infância está perdida. A mocidade está perdida. Mas a vida não se perdeu. O primeiro amor passou. O segundo amor passou. O terceiro amor passou. Mas o coração continua. Perdeste o melhor amigo. Não tentaste qualquer viagem. Não possuis casa, navio, terra. Mas tens um cão. Algumas palavras duras, em voz mansa, te golpearam. Nunca, nunca cicatrizam. Mas, e o humour ? A injustiça não se resolve. À sombra do mundo errado murmuraste um protesto tímido. Mas virão outros. Tudo somado, devias precipitar-te — de vez — nas águas. Estás nu na areia, no vento... Dorme, meu filho. -------- Desfile Carlos Drummond de Andrade O rosto no travesseiro, escuto o tempo fluindo no mais completo silêncio. Como remédio entornado em camisa de doente; como dedo na penugem de braço de namorada; como vento no cabelo, fluindo: fiquei mais moço. Já não tenho cicatriz. Vejo-me noutra cidade. Sem mar nem derivativo, o corpo era bem pequeno para tanta