Pular para o conteúdo principal

Oito passagens de Tarcísio Buenas no livro 18 de maio, quanto tens por dizer...

Tarcísio Buenas
Foto: Divulgação


"– Tá me paquerando?
– Não, por quê?
– Você piscou pra mim.
– É sono."


"(...) Deve ser mesmo um incômodo pros babacas ser rico, rocker e poeta talentoso com muita grana pra gastar. Nunca entendi por que o poeta tem que ser o pobre fodido de bolso. O que vaga por aí trabalhando em troca de comida e bebida. De um lugar pra dormir (essas coisas que falam sobre o poeta marginal). Um poeta marginal pode morar na cobertura do Leblon, frequentar grandes festas nos lugares mais quentes e não ser babaca como muitos artistas (...) Só discurso. O primeiro disco do Barão é uma obra-prima. Isto se deve em boa parte ao talentoso poeta Caju e seu canto escrachado. Mais um 'filhinho de papai' a deixar sua marca indelével em nossas vidas (...)"


"(...) Estes caras com quem você anda vivem no salão de beleza fazendo as unhas e bebendo Martini com cereja pra enfeitar o copo. Eu corto minhas unhas com canivete. E bebo do Jack Daniels do Marião (...)"


"– Eu não sei se te amo.
– Mas você me disse na semana passada que me amava.
– Eu mudo."


"(...) Não tenho medo do escuro, nem da morte. Acho insuportável esse papo de que qualidade de vida é dormir cedo e acordar cedo. Não beber, nem fumar. Praticar esportes e coisa e tal. É insuportável. (...) Já briguei em empregos hediondos e caí na estrada em busca de aventura. Você já deve ter visto momentos como esse em algum filme ou livro. Sei que sim. Este desejo não é só meu. Nunca será. (...) Cheguei recentemente de uma viagem que durou três meses. Fiz o que mais almejei nos últimos três anos (...) Quanto ao remédio que eu tava tomando pra depressão, deve ter sido esmagado pela roda de algum caminhão e virado pó, se misturando com o pó da estrada."


"(...) Bebi uma cerva no boteco do Pedrinho que ficava em frente lá de casa com o velho Edgar sentado na porta, sempre me recebendo com um enorme sorriso e apertando a minha mão com maior prazer. Ele bebia todos os dias. Toda vez que eu voltava do colégio ele tava lá sentado, sempre no mesmo lugar, com a velha camisa branca de botão com bolso no lado esquerdo para guardar o cigarro. Minha mãe bebia com ele de noite. Os dois cuspiam grosso! (...)"


"Desde meus tempos de escola, eu vivia solitariamente no meu canto. Não gostava de ficar no meio dos demais [mesmo quando ela me convidava para entrar, eu não entrava]. Um dia, ela se aproximou usando uma saia curta; se abaixou mostrando seus pelos pubianos – eram pretos – e estava saindo da calcinha. Apertou minha mão contra seu peito e me convidou para entrar. No canto escuro da parede, a imagem de Cristo olhando pacificamente para meus olhos solitariamente tristes. E nada mudou."


"(...) Olhando agora minha foto quando criança vejo um misto de candura e melancolia que parece não acabar mais. A candura deve ter escorrido pelos cantos dos meus olhos tristes; já a melancolia, é eterna (...) alguém vai ler isso aqui e comunicar à minha mãe e ela vai ler e me ligar chorando como é de costume nos fins de noite quando estamos bêbados em sintonia afinada – é quando a solidão e a melancolia se misturam (...) Na trilha sonora Cohen com suas canções dolorosas me fará melhor (...) Vou acender uma vela para Jack Kerouac daqui a pouco e pedir a Deus pro bem de sua alma. Acenderei outra pra John Fante. Os meus heróis não merecem passar pelo que eu tô passando agora. É doloroso ficar aqui sozinho no sétimo andar de um prédio quase em ruínas (...)"



Presentes no livro de crônicas, memórias, resenhas e poemas "18 de maio, quanto tens por dizer..." (Buenas Books, 2015), de Tarcísio Buenas, páginas 35, 25-26, 16, 64, 65, 49, 47 e 19, respectivamente.

Comentários

Rounds disse…
Mirdad, obrigado por divulgar.
Grande abraço.

Postagens mais visitadas deste blog

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez poemas de Carlos Drummond de Andrade no livro A rosa do povo

Consolo na praia Carlos Drummond de Andrade Vamos, não chores... A infância está perdida. A mocidade está perdida. Mas a vida não se perdeu. O primeiro amor passou. O segundo amor passou. O terceiro amor passou. Mas o coração continua. Perdeste o melhor amigo. Não tentaste qualquer viagem. Não possuis casa, navio, terra. Mas tens um cão. Algumas palavras duras, em voz mansa, te golpearam. Nunca, nunca cicatrizam. Mas, e o humour ? A injustiça não se resolve. À sombra do mundo errado murmuraste um protesto tímido. Mas virão outros. Tudo somado, devias precipitar-te — de vez — nas águas. Estás nu na areia, no vento... Dorme, meu filho. -------- Desfile Carlos Drummond de Andrade O rosto no travesseiro, escuto o tempo fluindo no mais completo silêncio. Como remédio entornado em camisa de doente; como dedo na penugem de braço de namorada; como vento no cabelo, fluindo: fiquei mais moço. Já não tenho cicatriz. Vejo-me noutra cidade. Sem mar nem derivativo, o corpo era bem pequeno para tanta